10 dicas para gerenciar as contas e chegar em 2017 sem dívidas

Já pensou em acabar com as dívidas da sua empresa e entrar em 2017 com a conta no azul? A coach Vivian Sant’Anna tem dez dicas infalíveis para começar a quitar as contas ainda hoje. Confira:

1. Decida qual será a sua meta

Seja a empresa pequena ou até mesmo individual ter uma meta é importante para traçar um plano de ação e saber realmente o que você precisa fazer para chegar lá.

2. Defina o seu porque

Para que você tenha comprometimento, escreva em um papel o porquê do seu objetivo. Pagar as dívidas e trocar de carro, investir ainda mais na empresa ou fazer novas contratações.  Escreva aquilo que torna o seu objetivo importante e não só mais uma meta vazia anotada em um pedaço de papel.

3 Saiba quanto custa fazer a sua empresa funcionar

Muitas vezes as pessoas deixam de lado o controle financeiro da empresa e se esquecem de contabilizar gastos que facilmente se misturam com os gastos pessoais. Se você utiliza o seu carro para visitar clientes e para fazer outras atividades profissionais, deve considerar esse custo de combustível e manutenção como despesa da empresa. Conheça seu custo fixo, aquele que você tem mesmo se não vender nenhum produto ou serviço durante o mês. Ele é o ponto de partida para começar um fluxo de caixa que funcione.

4. Cuidado na hora de precificar

Quando comercializamos um produto ou serviço prestamos atenção ao seu custo básico e não contamos com o tempo que utilizamos para sua venda ou, principalmente, para produtos e serviços sazonais o custo daquele período em que o produto não tem saída. É o caso, por exemplo, dos quiosques de praia, que tem cerca de três ou quatro meses para garantir praticamente seu faturamento anual. Se o proprietário considerar o lucro apenas desses meses com certeza não estará lá no próximo verão.

5. Perceba o que funciona

A melhor maneira de verificar o funcionamento de suas estratégias é no contato direto com o seu cliente. Faça com que a comunicação entre chefia, colaboradores e consumidor final seja natural. Perguntar ao cliente como ele chegou até a sua empresa é um ótimo caminho. Esse conhecimento é essencial para perceber o que está ou não funcionando para a sua empresa.

AULA ONLINE: recomendo que você assista a essa aula e descubra o passo a passo para montar o seu negócio online a partir do zero.

6. Preste atenção nos pequenos gastos

Atualmente existem pequenos gastos que separados representam um valor muito pequeno do nosso faturamento, mas que juntos podem se transformar em uma despesa muito alta. Acostume-se a anotar e verificar a real necessidade de assinaturas, tarifas, e pequenos lançamentos que aparecem principalmente no cartão de crédito.

7. Faturamento é diferente de lucro

As vezes lemos aquela matéria sobre o empreendedor de sucesso que faturou milhões e pensamos em quão sortudo ou competente e determinada é a pessoa. Só que nos esquecemos que se o faturamento foi alto, com certeza as despesas foram altas também. Então quando se deparar com esses números analise com olhos de empreendedor.

8. Feito é melhor do que perfeito

As pessoas se deixam facilmente levar por pensamentos como: “Quando eu tiver aquele escritório ou uma secretária, tudo ficará bem e as coisas vão funcionar”. Pare e coloque a mão na massa. Utilize o que você tem para chegar aonde você quer e não fique criando desculpas para não fazer o que deve ser feito.

9. Recomece

Cada dia é uma oportunidade para recomeçar. Se não deu certo na semana passada refaça seu planejamento e comece de novo. A velocidade com que o mundo muda hoje permite que as pessoas façam mudanças rápidas, por isso não tenha medo de fracassar, admitir o erro e começar de novo.

10. Apenas faça

Não fique dentro de sua casa esperando que as coisas se resolvam sozinhas. Ou até mesmo se culpando e sofrendo pelos problemas atuais. A crise está aí sim e as oportunidades também. Você só precisa encontrar qual será a mudança necessária para se adaptar. Saia de casa, procure novas pessoas, tenha novas ideias e coloque a mão na massa.

Mini biografia de Viviam Sant’Anna

Vivian Sant’Ana é formada em Administração de Empresas e coach habilitada pela Sociedade Brasileira de Coaching (SB Coaching). Já atuou como gerente de relacionamento em uma instituição financeira e coleciona muitos cases de sucesso que envolve grandes empresários da região do Vale do Paraíba. Participa frequentemente de eventos da área na capital. A profissional concentra sua na atuação nos setores de indústria e financeiro, auxiliando empresários e profissionais naturalmente autônomos a terem uma vida mais rentável e equilibrada.

Facebook: /santannavivian

Instagram: @vfsantanna

AULA ONLINE: recomendo que você assista a essa aula e descubra o passo a passo para montar o seu negócio online a partir do zero.

Clique aqui para assistir ao vídeo extra.

Sobre Marcos Rezende

Marcos Rezende é criador e principal editor do portal Negócio do Zero, além de ser também professor e orientador de empreendedores no Curso Online de Criação de Negócios do Zero voltado para quem deseja abrir o seu próprio negócio sem colocar em risco a segurança da sua família e de suas reservas financeiras.