21 melhores ideias de negócio para abrir empresa

Uma das maiores desculpas para se abrir empresa é não ter boas ideias.

Por esse motivo pesquisei na internet inúmeras ideias de negócios para você abrir empresa e selecionei as 21 melhores delas.

Com este artigo eu espero arrancar de você a última desculpa que você poderia ter para empreender.

Vamos a lista!

1. Abrir empresa de criação de currículos

Existem pessoas que definitivamente não saber como redigir corretamente seus currículos.

Já conheci muitas, por exemplo, que mencionavam o conhecimento da língua estrangeira, mas que não colocavam no currículo as viagens que fizeram para o exterior por terem sido viagens a passeio.

Um profissional com conhecimentos na área de recursos humanos, marketing e contratação pode cobrar R$ 49 por currículo para dar uma “tunada” nele, incluindo design diferenciado.

2. Abrir empresa com 50 maneiras de…

Se você sair na rua ou perguntar na internet, possivelmente encontrará muitas pessoas querendo aprender 50 maneiras para obter ou fazer algo realmente valioso para elas.

Por exemplo:

  • 50 maneiras para conseguir mais clientes para o seu restaurante;
  • 50 maneiras para arrebentar na próxima entrevista de emprego; ou
  • 50 maneiras para fazer uma apresentação matadora.

Enfim, pode-se criar um e-book ou um curso online sobre o assunto e vender através da internet.

3. Abrir empresa de Doméstica Delivery

Imagine criar um site com o cadastro de várias domésticas que faça a busca por aquelas mais próximas de você para irem limpar a sua casa amanhã?

Já colocaram essa ideia em prática, mas isso não quer dizer que você não possa melhorar o que já existe entregando um serviço focado para uma determinada região da sua cidade ou público alvo específico.

O site controla a disponibilidade das domésticas e também a avaliação dada pelos clientes a respeito delas. Um baita serviço que cobrança uma pequena porcentagem das domésticas por lhes conseguir serviço.

4. Abrir empresa de Review de Sites

O número de sites horríveis no planeta é enorme e essa pode ser uma grande oportunidade para um webdesigner que pode trabalhar em casa para fazer uma revisão em sites de empresas.

Ele ainda pode se associar a outros profissionais para indicá-los caso a empresa necessite de serviços extras após a avaliação do site.

Ele será o cara que responderá a pergunta: “Você pode dar uma olhada no meu site e ver se está tudo certo?”

5. Abrir empresa de encontro de casais casados

É complicado sair de casa como um casal quando temos filhos e agimos conforme a agenda deles na escola ou nas festas de amigos.

E ainda é mais complicado conseguir um pouco de paz quando conseguimos uma brecha na agenda para sair de casa, pois os restaurantes, hotéis e bares sempre estão cheios de pessoas que querem agitar e não descansar.

A ideia de negócio é promover o encontro de casais casados em lugares tranquilos que ofereçam um dia por mês para abrir as mentes dos casais mais cansados.

O trabalho do empreendedor será conectar esses lugares aos casais e fechar a venda.

6. Abrir empresa de Avaliação de Cerveja Caseira

A produção de cerveja caseira está explodindo nos Estados Unidos e no Reino Unido, o que significa que essa moda pode pegar por aqui e o empreendedor atento pode pegar essa onda ainda subindo.

Além da venda de equipamentos para produção da cerveja caseira, é possível se tornar um avaliador profissional da cerveja ou criar um site onde os produtores e avaliadores se reúnem para ganhar votos.

7. Abrir empresa de Aulas de Culinária

Se você sabe cozinhar ou mesmo possui um restaurante, é hora de você promover jantares em casa feitos pelas próprias visitas, ou melhor, clientes.

Negócios similares já dão certo em grandes cidades do Brasil como São Paulo e Rio de Janeiro com jantares preparados por chefs em suas próprias casas.

No caso desta ideia de negócio, você daria aulas de culinária para os clientes e serviria o jantar com eles, avaliando seus pratos e conversando sobre a comida.

8. Abrir empresa de lanches naturais para empresas

Toda empresa quer fazer bonito na frente dos seus funcionários e nada melhor do que embarcar na moda “natural” para preparar lanches “naturebas” para os seus funcionários.

Ao invés de bolos, doces e salgados, sanduíches e sucos naturais são a melhor opção para manter a forma e se divertir em grupo.

Aproveite a "moda" do cupcake para criar um negócio
Aproveite a “moda” do cupcake para criar um negócio

9. Abrir empresa de Cupcakes de Agradecimento

Receber flores ou um cartão como agradecimento é legal, mas receber um cupcake seria melhor ainda.

Apesar do cupcake ter explodido no Brasil com muita gente fazendo e vendendo, ainda tem um nicho aí a ser explorado: o cupcake delivery.

Neste caso, ele pode ser usado para agradecer algo feito por uma pessoa ou mesmo uma empresa pode enviar de brinde para seus melhores clientes.

10. Abrir empresa como Airbnb Corporativo

Se você não conhece o Airbnb deve conhecer.

É um site onde pessoas alugam parte das suas casas ou suas casas inteiras para outras pessoas na base da confiança.

Agora imagine executivos alugando parte das suas casas para executivos de outras companhias?

11. Abrir empresa de Leilão de Problemas

Todos nós enfrentamos problemas que poderiam estar agrupados em um mesmo lugar (aplicativo de celular ou site) onde pudéssemos apontar o nosso problema e esperar pessoas darem seus lances para resolvê-los para nós.

12. Abrir empresa de Life Reboot

Às vezes precisamos dar um boot na vida para começar tudo de novo.

É como desligar e ligar o computador para ele trabalhar mais rapidamente.

Que tal criar um serviço ou produto que desligue a vida das pessoas por um tempo e religue-as ao mundo quando elas agendarem sua volta.

O empreendedor fica no controle da vida da pessoa enquanto essa descansa em uma ilha paradisíaca bem longe de tudo e todos?

13. Abrir empresa de Crowdsourced Care

Existem muitos idosos sozinhos e sem atividades e criar um lugar onde vários candidatos a passarem um tempo com esses idosos pode ser interessante para a família deles.

Os idosos poderiam dar aulas sobre seus hobbies ou mesmo sobre a sua vida, por terem testemunhado acontecimentos que os jovens sequer imaginam.

14. Abrir empresa de Apresentação de “Minha Causa”

Um site estilo About.me onde as pessoas divulgariam as causas que estão trabalhando e poderiam receber doações ou vender seus produtos por lá sem precisar entender sobre tecnologia, assim como é o About.me.

15. Abrir empresa de Videos para Funeral

O que você acha de no seu funeral ficar passando um vídeo dos seus melhores momentos em vida?

Se você gostar desta ideia, pode contratar alguém para acompanhar a sua vida em vídeo para no momento da sua morte preparar uma montagem com os seus melhores momentos. Essa pessoa iria de tempos em tempos em uma festa da família ou mesmo gravaria depoimentos para você. Um serviço lifetime e que tem muito valor para quem quer ser guardado na lembrança.

16. Clube das Jóias

Que tal criar uma empresa onde as pessoas emprestam suas jóias para que possam emprestar a de outras pessoas?

Às vezes as mulheres não encontram a jóia correta para vestir em determinada ocasião e ficaria felizes se participasse de um clube onde pessoas emprestam jóias umas para as outras. O mesmo tipo de serviço pode ser estendido para bolsas e sapatos.

17. Abrir empresa de Olimpíadas do Desconforto

Um grande número de pessoas tem medo de fracassar, mas para se chegar no topo da pirâmide social é preciso muito empenho para persistir além dos medos e das crenças.

Olimpíadas do desconforto seria um curso onde o participante passaria por inúmeras atividades desconfortáveis como pedir dinheiro na rua, sentar-se junto a estranhos, palestrar sobre um tema que não conhece para mais de vinte pessoas, entre outras coisas.

18. Abrir empresa de Criação de Sites para Escolas

Existem muitas escolas com site ruim e apesar de existir site padrão para advogados e contadores, não existe um lugar com sites padrão para escolas.

Toda escola basicamente funciona da mesma forma e os empreendedores de tecnologia de plantão poderiam fazer algo a respeito e aproveitar a oportunidade de criar sites específicos para esse segmento cobrando uma mensalidade para mantê-los.

19. Abrir empresa de Curadoria de Cursos

A quantidade de cursos online que se tem hoje na internet é incrível, assim como a quantidade de informação boa em blogs e e-books por aí.

Daí a necessidade de ter algum especialista em alguma área para realizar a curadoria dessas informações sendo comissionado por repassá-las adiante.

20. Abrir empresa de “Como se tornar incrível em…”

Mais uma boa ideia de curso para quem for especialista em determinada atividade. Como se tornar incrível em vendas, como se tornar incrível na cama, como se tornar incrível na bolsa de valores, etc., são excelentes nomes para um material que venderia ser fosse bem específico e realmente agregasse valor para a vida de quem o faz.

21. Abrir empresa de Nutrição

Não é incrível que no século 21 nós ainda não saibamos comer direito? Não fazemos ideia de quantas calorias tem determinado alimento assim como não sabemos se devemos ou não comer alguma coisa.

Seja para quem quer ganhar massa muscular ou para quem quer emagrecer, é uma quantidade de informação tão grande que não conseguimos processar sozinhos.

É nesta hora que entra um profissional para nos ensinar como fazer pequenas mudanças na nossa alimentação para balancear a nossa dieta.

Espero que você tenha gostado destas 21 ideias que joguei aqui e que você implemente alguma delas quando for abrir empresa.

Bem, eu já fiz a lista e compartilhei. Agora é com você.

Sobre Marcos Rezende

Marcos Rezende é criador e principal editor do portal Negócio do Zero, além de ser também professor e orientador de empreendedores no Curso Online de Criação de Negócios do Zero voltado para quem deseja abrir o seu próprio negócio sem colocar em risco a segurança da sua família e de suas reservas financeiras.

36 comentários

  1. Gostei muito! Parabéns e obrigada por compartilhar! Estou estudando possibilidades e isso me ajuda.

  2. Gostei muito! Parabéns e obrigada por compartilhar! Estou estudando possibilidades e isso me ajuda.

  3. Cara, simplesmente sensacional!

  4. Cara, simplesmente sensacional!

  5. Olha o leilão de problemas é algo que já havia pensado antes, especialmente voltado para questões amorosas, estilo “conselheiro amoroso” rs Mas não faço idéia de como monetizar isso….

  6. Olha o leilão de problemas é algo que já havia pensado antes, especialmente voltado para questões amorosas, estilo “conselheiro amoroso” rs Mas não faço idéia de como monetizar isso….

  7. Leilão de problemas?? Estou DOANDO os meus!!! Interessados, por urgência, entrem em contato!! rsrsrsrs..

  8. Leilão de problemas?? Estou DOANDO os meus!!! Interessados, por urgência, entrem em contato!! rsrsrsrs..

  9. Uma curiosidade no que diz respeito à dica 1: é realmente interessante colocar as viagens feitas a turismo? Digo isso pois NUNCA cogitei utilizar essa informação em meu currículo e contabilizo viagens para cerca de 20 países já… costumo colocar só as línguas que falo mesmo! Taí a prova que alguém pra tunar o CV seria mesmo mto útil! rss..

    • Olá Lud! Sim, sim, sim! Coloque as cidades como passagens por tal, tal e tal. E se tiver feito algo relacionado com o seu ofício, relacione, como visita a museus, etc.

  10. Uma curiosidade no que diz respeito à dica 1: é realmente interessante colocar as viagens feitas a turismo? Digo isso pois NUNCA cogitei utilizar essa informação em meu currículo e contabilizo viagens para cerca de 20 países já… costumo colocar só as línguas que falo mesmo! Taí a prova que alguém pra tunar o CV seria mesmo mto útil! rss..

  11. adorei as dicas….

  12. Lidiane Moraes de Almeida

    Olá, tive uma idéia que partiu da minha própri necessidade, eu tenho orquideas em casa mas vivo pedindo pra minha mãe cuidar, então pensei que ela pudesse abrir um negocio de cuidadora de orquideas para pessoas como eu que compram ou ganham aflor mas depois não sabe como cuidar! O que vcs acham da minha ?

    • Lidiane, qual a quantidade de pessoas próximas a sua mãe que gostam e cultivam orquídeas? Antes de mais nada é preciso verificar se existe demanda.

      • Lidiane Moraes de Almeida

        Eu já pensei nisso também, por isso pensei em dilvulgar com uma pagina no facebook, e no bairro tem muita gente que tem orquidia e que não vai pra frente por não saber como cuidar. E como meu marido limpa piscina em chacaras pensei em aprovetar o gancho. No começo ela não ter gastos, mas depois ela pode começar a investir e até quem sabe vender futuramente!

        • ola Lidiane por acaso li sua pergunta e sim é um ótimo negocio , na minha cidade sou pioneiro em cuidar das orquídeas das outras pessoas e funciona sim , vc pode ainda alem de cobrar mensalidade para manter as orquídeas em perfeito estado ‘estética’ vc pode vender o adubos 20 20 20 ,30 10 10, e o conhecido viagra” bokashi” e quando tiver bastante clientes poderá promover palestras para eles baseados nos seus conhecimentos , mais claro que vc tem sempre que estar aprimorando os conhecimentos para não dizer bobagens … pq as revistas dizem muita bobagem ,ate mesmo os sites … olha na minha cidade é pequena eu cobrava mensalidade de 50$ por casa esse valor é referente a MANUTENÇÃO eu tinha 12 clientes fiéis, 600$ por mês eu sempre tinha. e eu só visitava uma vez por semana cada cliente , ai os produtos fungicida , bactericida , e o bokashi é a parte , ja o adubo folear eu reduzia a dose em menas quantidade e aplicava semanalmente e não cobrava nada. ai os preços variam do seu fornecedores … e o replante que deve ser feito de 2 em dois anos em média devido ao substrato de coco vc pode cobrar um valor estipulado por vaso .

          vc não precisa ter muitos clientes pq é um negocio bem lucrativo pq se for esperta vc ganha com quase tudo com poucos bons clientes .. e cada cliente a mais e mais dinheiro no bolso hahaha eu parei com isso pq minha cidade é pequena e não tinha como ampliar mais então eu resolvi explorar outras áreas

          com 500$ de gasto da de vc trabalhar o ano todo só lucrando

          boa sorte =)

  13. Ola Marcos.Primeiramente parabéns por esse site,tem me ajudado muito e por isso resolvi lhe perguntar…sou nutrcionista,infelizmente não temos uma boa procura e precisamos trabalhar.E optei por fazer outras coisas e ganhar meu dinheiro,só que de uns dias pra CA tenho tido idéias e amo esse mundo de venda s,marketing e afins…dai pensei em montar um delivery de sanduíches naturais,saladas de frutas e sucos,ou ate mesmo frutas delivery.Porem não tenho capital para investir,VC acha que daria certo e valeria a pena?oq VC me sugere a fazer?divulgação etc??
    Muito obrigada.

    • As pessoas estão necessitadas por cura na alimentação e neste ramo várias coisas dão certo. É só entender o que o público busca e atacar ali na fonte com projetos inovadores que realmente resolvam os problemas do público.

  14. Muito bom!

  15. olá, Marcos

    Boa Noite

    Teria alguma ideia de como montar uma esmalteria tenho pesquisado muito sobre o assunto, e vejo um crescimento enorme neste setor.

    aguardo vosso retorno.

    Att.

    Lean Oliveira

  16. Gostaria de saber na prática leilão de problemas. Pode me ajudar?

  17. Olá Marcos!

    Parabéns pelo site. O nome é bem sugestivo.

    Gostaria de contar toda a história mas o mundo não gira ao meu redor, por isso vou tentar ser breve.

    Aos 21 anos abri uma empresa de serviços em telecom com um sócio (familia) a empresa ia bem, minha responsabilidade era toda a área não técnica, porém, houveram muitas desavenças na sociedade, e decidi (não por gosto, mas por coerência) deixar a sociedade. Como se tratava de uma área muito específica e técnica e por ter herdado muitas dívidas não abri uma empresa do mesmo segmento.

    Hoje tenho 30 anos, sou formada em administração de empresas, com pós em gestão empresarial. Acumulei algumas experiências em grandes empresas, em várias áreas.

    Mas o sonho de ter meu negócio não deixa de passar por minha mente um só dia.

    Tenho várias ideias diferentes, para um supermercado, por exemplo, que hoje é um modelo ultrapassado de relação com o consumidor.

    Vejo várias oportunidades em meu dia a dia, como uma oficina mecanica noturna, lava car noturno, enfim, uma série de possibilidades.

    Neste momento estou me capitalizando, mas claro que não será possível um mega investimento inicial.

    Não sei se fiquei com algum bloqueio por conta do fracasso anterior, mas muitas vezes não acredito em minhas ideias, até vejo viabilidade econômica e financeira, mas parece que algo me bloqueia. E conforme o tempo passa, minha renda cresce, meu conhecimento aumenta e vou ficando com a sensação do risco cada vez maior.

    Muitas vezes vejo minhas ideias ou como pequenas demais (lava car, começar do zero? Operacionalizar? criar rede? Como me manter até uma possível expansão?) E muitas vezes como grandes demais (supermercados, não há muito espaço para pequenos, já que o Brasil é dominado pelas grandes redes, necessário investimentos significativos)

    Enfim, obrigada pelo espaço.

    Se tiver alguma dica de como posso mensurar melhor minhas ideias e avaliar melhor antecipadamente lhe agradeço.

    Abraço e sucesso

    • Olá Cristina, desculpe respondê-la só agora, mas como o e-mail era grande, queria lhe dar a devida atenção.

      A atitude mais inteligente que você pode ter é começar a construir a sua ideia bem pequena para validar o negócio.

      Uma loja de roupas pode virar uma pequena banca em uma feira movimentada do bairro, assim como um restaurante pode virar um jantar semanal na sua casa feito para alguns amigos.

      Desta forma, você consegue testar as suas ideias sem investir muito tempo ou dinheiro.

      Consegue entender?

  18. No se escribir muy bien el portugues pero lo entiendo un poco, me gusta mucho su sitio porque me permite ver ideas que en mi país Colombia, todavía no se han aplicado. Mi sueño como el de muchos de los participantes es tener mi propia empresa. Parabéns pelo site muito obrigado com voce.