5 métricas essenciais para campanhas de e-mail marketing

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Estratégias de marketing digital focadas em em campanhas de e-mail marketing são bastante comuns. E muitas vezes as campanhas são realmente muito bem elaboradas e executadas de forma estratégica. No entanto, de nada adianta criar uma campanha de e-mail marketing muito bom se a equipe de marketing digital não conseguir saber direito se a ação está sendo um sucesso.

Tão importante quanto planejar e produzir o conteúdo para nutrir leads e executar a campanha corretamente é a mensuração. Saber os resultados a partir de métricas corretas é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer projeto de marketing digital.

A mensuração é realmente indispensável, mas não é necessário analisar todas as taxas disponíveis para avaliar sua campanha de e-mail marketing. Isso porque o excesso de dados pode atrapalhar a análise eficaz. Então, a dica é focar.  

Mas, afinal o que é preciso realmente mensurar para descobrir se minha campanha de e-mail marketing está indo bem? Tudo vai depender do objetivo da sequência de mensagens. Confira as 5 principais métricas que você precisa analisar:

Taxa de abertura

Quantas pessoas abriram o e-mail marketing enviado pela sua empresa? Essa é a resposta que você terá ao mensurar a taxa de abertura. Para isso, basta dividir o número de internautas que o conteúdo foi enviado pela quantidade de pessoas que o receberam.

Embora seja muito importante esse indicador, ele possui uma margem de erro de cerca de 5%. Isso porque em algumas caixas de entrada é possível visualizar parte do texto sem abrir de fato a mensagem. O que impacta diretamente nessa métrica.

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Taxa de clique

Esta métrica mostra a taxa de cliques com base nos e-mails marketing disparados. Dessa forma, você pode medir o engajamento do seu target, em relação ao conteúdo que você enviou, sem ter o resultado equivocado pelos múltiplos cliques do mesmo usuário.

Ao analisar essa métrica você descobre também como anda a qualidade dos seus leads. O que é o primeiro passo para você administrá-lo de forma mais eficaz e obter sucesso na sua campanha de e-mail marketing.

Também conhecida como click-through rate, essa métrica colabora ainda com o teste A/B. Isso porque você também pode avaliar qual layout despertou mais o interesse do internauta pelo seu conteúdo.

Taxa de rejeição

Esse tipo de métrica revela as mensagens que não chegaram ao conhecimento do internauta. Ela permite descobrir:

  • Quais e-mails estão errados na sua lista
  • Quantas contas foram desativadas
  • Conteúdos não recebidos por caixa lotada

A dica é analisar diariamente a taxa de rejeição e excluir logo do seu lead os e-mails cadastrados incorretamente e as contas de correio eletrônico inativas. Dessa forma, você evita que sua campanha seja impactada por uma taxa de rejeição maior do que deveria ser.

Taxa de descadastramento

É possível também analisar quantas pessoas pediram voluntariamente para não receber mais sua newsletter. A taxa de descadastramento possibilita que você busque entender o porquê o target não tem mais interesse no seu conteúdo. Dessa forma, é possível mudar estratégias se for necessário.

ROI

Essa taxa é de suma importância já que mostra o retorno total sobre investimento (ROI). Ou seja, revela de forma efetiva se sua campanha de e-mail marketing deu um bom retorno para a empresa. Esse percentual é calculado da seguinte forma:

(Receita da campanha de e-mail mkt – investimento) /investimento X100

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