5 métricas essenciais para campanhas de e-mail marketing

Antes de você começar a ler esse artigo quero te deixar a sugestão de baixar nossa coletânea com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais

Estratégias de marketing digital focadas em em campanhas de e-mail marketing são bastante comuns. E muitas vezes as campanhas são realmente muito bem elaboradas e executadas de forma estratégica. No entanto, de nada adianta criar uma campanha de e-mail marketing muito bom se a equipe de marketing digital não conseguir saber direito se a ação está sendo um sucesso.

Tão importante quanto planejar e produzir o conteúdo para nutrir leads e executar a campanha corretamente é a mensuração. Saber os resultados a partir de métricas corretas é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer projeto de marketing digital.

A mensuração é realmente indispensável, mas não é necessário analisar todas as taxas disponíveis para avaliar sua campanha de e-mail marketing. Isso porque o excesso de dados pode atrapalhar a análise eficaz. Então, a dica é focar.  

Mas, afinal o que é preciso realmente mensurar para descobrir se minha campanha de e-mail marketing está indo bem? Tudo vai depender do objetivo da sequência de mensagens. Confira as 5 principais métricas que você precisa analisar:

Taxa de abertura

Quantas pessoas abriram o e-mail marketing enviado pela sua empresa? Essa é a resposta que você terá ao mensurar a taxa de abertura. Para isso, basta dividir o número de internautas que o conteúdo foi enviado pela quantidade de pessoas que o receberam.

Embora seja muito importante esse indicador, ele possui uma margem de erro de cerca de 5%. Isso porque em algumas caixas de entrada é possível visualizar parte do texto sem abrir de fato a mensagem. O que impacta diretamente nessa métrica.

Rapidinho: Se você estiver interessado em ideias de negócio com pouco dinheiro, baixe agora nossa coletânea com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais

Taxa de clique

Esta métrica mostra a taxa de cliques com base nos e-mails marketing disparados. Dessa forma, você pode medir o engajamento do seu target, em relação ao conteúdo que você enviou, sem ter o resultado equivocado pelos múltiplos cliques do mesmo usuário.

Ao analisar essa métrica você descobre também como anda a qualidade dos seus leads. O que é o primeiro passo para você administrá-lo de forma mais eficaz e obter sucesso na sua campanha de e-mail marketing.

Também conhecida como click-through rate, essa métrica colabora ainda com o teste A/B. Isso porque você também pode avaliar qual layout despertou mais o interesse do internauta pelo seu conteúdo.

Taxa de rejeição

Esse tipo de métrica revela as mensagens que não chegaram ao conhecimento do internauta. Ela permite descobrir:

  • Quais e-mails estão errados na sua lista
  • Quantas contas foram desativadas
  • Conteúdos não recebidos por caixa lotada

A dica é analisar diariamente a taxa de rejeição e excluir logo do seu lead os e-mails cadastrados incorretamente e as contas de correio eletrônico inativas. Dessa forma, você evita que sua campanha seja impactada por uma taxa de rejeição maior do que deveria ser.

Taxa de descadastramento

É possível também analisar quantas pessoas pediram voluntariamente para não receber mais sua newsletter. A taxa de descadastramento possibilita que você busque entender o porquê o target não tem mais interesse no seu conteúdo. Dessa forma, é possível mudar estratégias se for necessário.

ROI

Essa taxa é de suma importância já que mostra o retorno total sobre investimento (ROI). Ou seja, revela de forma efetiva se sua campanha de e-mail marketing deu um bom retorno para a empresa. Esse percentual é calculado da seguinte forma:

(Receita da campanha de e-mail mkt – investimento) /investimento X100

DICA BÔNUS: recomendo a leitura do nosso guia com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais que vai ajudar você a encontrar a melhor ideia de negócio para abrir empresa.

Clique aqui para baixar a coletânea completa.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 398 outros assinantes

Sobre IBM Marketing Cloud

IBM Marketing Cloud
A IBM Marketing Cloud aproveita os dados dos clientes para proporcioná-los experiências excepcionais ao longo de sua jornada como comprador, fornecendo informações analíticas e automatizando interações relevantes entre canais.