7 dicas para você abrir uma empresa enquanto é empregado

Muitas pessoas sonham em largar seus empregos para abrir uma empresa e serem donas do próprio negócio.

Saiba que muitos empresários bem sucedidos já tiveram que manter seus empregos durante o dia enquanto conduziam seus negócios em paralelo.

Entretanto, este período de transição pode ser bastante estressante e difícil, pois você precisa entregar resultados dos dois lados: no seu emprego e no seu negócio.

A seguir, listamos algumas dicas para você tornar esse movimento o menos doloroso possível e abrir uma empresa com mais tranquilidade enquanto deixa seu atual emprego.

visao clara para abrir uma empresa

1. Tenha uma visão muito clara do motivo pelo qual você quer abrir uma empresa.

Muitas pessoas imaginam que à frente de um negócio próprio não terão problemas ou que a vida será mais fácil.

Pode ser que você queira mesmo é trocar de emprego e não ser dono do próprio negócio.

Por isso avalie bem se você quer mesmo abrir uma empresa ou se não é o caso de você começar a procurar um novo emprego.

Ter uma visão clara dos reais motivos que estão levando você a decidir ser dono do próprio negócio é o primeiro passo para garantir que você está seguindo na direção certa.

“Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar.” ~ Vincent van Gogh

2. Comprometa-se verdadeiramente com o seu sonho.

Se você quer abrir uma empresa e ser dono do próprio negócio, deve se comprometer totalmente com este objetivo e unir todos do seu grupo familiar ou de amigos em torno da sua causa.

Pedindo a colaboração de outras pessoas ao mesmo tempo que compartilha com elas os seus objetivos, você impulsiona a sua vontade na direção da concretização do seu sonho, já que desejos compartilhados são mais fáceis de serem conquistados.

Ao se comprometer com o objetivo de ter o seu próprio negócio, mantenha-se positivo encarando os problemas dessa caminhada como provisórios.

Fica a dica deste texto incrível para quem acha que a caminhada está difícil.

mountains-nature-man-person

3. Crie uma visão pessoal do seu negócio.

Pense sobre o que você quer presente no seu negócio daqui a um ano e tome nota.

Seja muito específico e detalhado.

Descreva com grande detalhe no tempo presente o seu dia ideal, que atividades você se envolve, quem são os seus clientes, quantos clientes você tem e qual a sua renda mensal.

Leia a sua visão em voz alta todas as manhãs e à noite, concentrando-se completamente sobre o resultado final, utilizando esse recurso como ferramenta quando alguma dificuldade aparentemente grande aparecer no seu caminho.

“Você é a média das cinco pessoas com quem passa a maior parte do tempo.” ~ Jim Rohn

4. Junte-se a um grupo de pessoas com os mesmos interesses.

Se você desejasse se tornar um exímio músico, qual a primeira coisa que deveria fazer?

Evidentemente seria estar rodeado de pessoas com os mesmos desejos que você e se possível até melhores que você.

Mesmo estando empregado você não precisa passar a maior parte do tempo com as pessoas do seu emprego reclamando do chefe.

Se quiser realmente ser dono do próprio negócio, passe a trabalhar em um escritório de coworking no final do dia e a frequentar grupos de empreendedores da região onde você mora.

Convivendo com pessoas com uma realidade diferente da qual você vive atualmente sua mente se expandirá para atingir aquilo que você deseja.

Em Curitiba, um ótimo lugar para estar em contato com gente que pensa fora da caixa e empreende é a Aldeia Coworking que além do espaço oferece também cursos para empreendedores no primeiro estágio.

notes-macbook-study-conference

5. Aprofunde-se nos estudos.

Mergulhe em livros, vídeos e em grupos de estudo para aprimorar suas estratégias como empreendedor.

No menu favoritos você encontra algumas das nossas melhores seleções de livros e filmes, mas logo abaixo coloco também alguns dos meus canais prediletos do YouTube sobre esse tema.

6. Mantenha-se positivo à frente do seu emprego.

Talvez isso seja o mais difícil: manter-se motivado enquanto trabalha em um emprego das 9 às 5 que não gosta.

Uma técnica infalível para combater a desmotivação durante o seu trabalho atual é tirar proveito dos erros e acertos do seu chefe para fazer melhor e diferente no seu próprio negócio.

Ao invés de se comportar como empregado, você passa a se comportar como dono de negócio e amplia a sua visão a respeito das tarefas que desempenha.

relogio

7. Tenha metas diárias.

A dica aqui é básica, mas muita gente acaba esquecendo que para se chegar a qualquer lugar é preciso além do destino, de objetivos claros e bem definidos.

É como emagrecer ou ganhar peso.

Você quer atingir um objetivo, mas precisa se comprometer a atingir pequenos objetivos diários que o levem até ele.

Comente e compartilhe

Dê a sua opinião abaixo e colabore com alguma dica que não colocamos aqui.

Compartilhe este texto também com os seus amigos nas redes sociais e espalhe a vibração do empreendedorismo naqueles que te seguem.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 354 outros assinantes

Sobre Marcos Rezende

Marcos Rezende é criador e principal editor do portal Negócio do Zero, além de ser também professor e orientador de empreendedores no Curso Online de Criação de Negócios do Zero voltado para quem deseja abrir o seu próprio negócio sem colocar em risco a segurança da sua família e de suas reservas financeiras.