Vendedor deve ser presente sem ser inconveniente

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Faltando pouco para o fim de 2016, um ano conturbado economicamente para o país, fica a dúvida se as vendas vão ser aquecidas como tradicionalmente ocorre no período de Natal.

“A época motiva para as compras, mas ao mesmo tempo as pessoas estão mais cautelosas para gastar, o que se espera dos empresários e colaboradores é uma postura diferente, que atinja a exigência do consumidor e que traga novidades na forma de atender”, avalia Gustavo Rueda, coach empresarial.

Para Gustavo, a forma atual mais assertiva de atrair o consumidor é sendo um vendedor consultor.

“É uma espécie de interesse desinteressado, pelo qual aquele que atende procura ajudar o cliente a comprar melhor, o que nem sempre significa que a venda ocorrerá imediatamente ou conforme os valores estipulados nas metas”, detalha.

A postura profissional consultiva indicada pelo coach é antiga e vanguardista ao mesmo tempo.

“Trata-se de resgatar a forma como nossos avós recebiam seus clientes. A atenção dedicada ia além da compra. Dessa forma, o consumidor procura o vendedor sempre que necessário, pois confia nele, nas suas opiniões e indicações”, explica.

Segundo Gustavo, o resultado da venda consultiva nem sempre é imediato, mas é sustentável e mais resistente a crises.

“É como um plantio, as sementes precisam de dedicação atenta e frequente do agricultor para germinar. Por outro lado, uma mesma árvore dá frutos repetidas vezes por muitos anos. Quem aprendeu a vender com esse exemplo sofreu menos os impactos da recessão atual”, compara.

No fim do ano tradicionalmente as empresas abrem vagas para a contratação de trabalhadores temporários.

Para muitos brasileiros é uma oportunidade não só de garantir um dinheiro extra, mas de ser efetivado e conseguir um emprego.

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“Fazer mais, melhor, mais rápido e com menos é o que se espera do funcionário, mas vale lembrar que o temporário tem poucos meses para mostrar suas qualidades ao chefe e garantir a vaga efetiva”, destaca Gustavo.

Segundo a pesquisa da CNDL e do SPC, o percentual dos que pretendem efetivar os temporários caiu de 39,4% para 26,4%. Com menos vagas e com o empresário mais cauteloso, é importante que esse colaborador consiga ter um alto rendimento para garantir o emprego formal.

“Respeitar regras e normas da empresa, manter o bom humor, se dedicar e aprender com funcionários antigos são regras básicas, para se destacar o temporário deve ter iniciativa, ser pró-ativo, saber trabalhar em equipe e, principalmente, focar nos resultados”, orienta Gustavo.

Dicas que Gustavo Rueda dá para o alto rendimento de consultores:

  • Conhecer o produto, o serviço ou a ideia que está vendendo entendendo as características, os custos e o processo logístico;
  • Conhecer o mercado;
  • Vender solução. Pode ser algo simples como indicar a quantidade exata do produto que resolverá o problema do cliente;
  • Agregar valor. Isso quer dizer fornecer benefícios úteis para seu cliente;
  • Vender a imagem da empresa. Consultor não é um simples representante de vendas, ele é o representante da empresa que o cliente está comprando. Ele representa a empresa e não a venda;
  • Gerenciar. Consultores não se limitam a acompanhar os processos dos clientes, eles interferem nesses processos em defesa dos clientes. Sabendo das necessidades deles, é preciso gerenciar para que nada ameace sua satisfação;
  • Desenvolver relacionamento duradouro. A chave para um bom relacionamento está nos detalhes, por isso, um bom consultor retorna os telefonemas, comparece às reuniões e responde e-mails.

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Sobre Marcos Rezende

Marcos Rezende é criador e principal editor do portal Negócio do Zero, além de ser também professor e orientador de empreendedores no Curso Online de Criação de Negócios do Zero voltado para quem deseja abrir o seu próprio negócio sem colocar em risco a segurança da sua família e de suas reservas financeiras.