O guia definitivo do certificado digital

Antes de você começar a ler esse artigo quero te deixar a sugestão de baixar nossa coletânea com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais

A internet abriu as portas do mundo e do conhecimento: aproximou pessoas, disponibilizou todo tipo de informação, otimizou e modificou a comunicação e a interação em todos os setores pessoais e profissionais.

Hoje, a maioria das empresas já utilizam a tecnologia digital com uma infinidade de opções para alavancar seu negócio. Compra, venda, divulgação, resoluções burocráticas. Enfim, a maneira de trabalhar mudou!

Incorporar os processos digitais é mais do que querer acompanhar as exigências do mercado e dos clientes. É um caminho que amplia as oportunidades, melhora a imagem de sua empresa, qualifica o seu negócio. Mas, nem todos estão preparados ou sabem o caminho definitivo para fazer isso de forma adequada.

Para estar entre aqueles que conseguem extrair os benefícios que essas ferramentas oferecem, não basta apenas estar conectado ao mundo tecnológico. O caminho para isso é o Certificado Digital. Nesse e-book Guia do Certificado Digital você encontra o guia definitivo para obter um Certificado Digital e tirar o máximo de proveito possível.

Mas, afinal o que é um Certificado Digital?

Basicamente, Certificado Digital é uma garantia de que a tecnologia está sendo usada por você, pela sua empresa e pelos seus clientes da forma correta. Trata-se de um arquivo eletrônico que identifica o titular. Assim, os usuários que utilizam os recursos tecnológicos associados ao seu negócio, têm a certeza de que a transação online é segura.

A importância de obter um certificado digital é tamanha que, com ele, todas as pessoas e empresas podem realizar uma vasta gama de transações de forma segura e confiável, de qualquer lugar do mundo.

Assim, seus clientes sabem que as informações da sua empresa são confiáveis e as deles estão seguras. Essa confiança é imprescindível no mundo dos negócios digitais.

Quais tipos de certificados digitais existem?

No Brasil, existem duas categorias de certificados digitais e cada uma delas é dividida em 4 tipos:

Rapidinho: Se você estiver interessado em ideias de negócio com pouco dinheiro, baixe agora nossa coletânea com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais

  • Categoria A é direcionada para identificação e autenticação (como os bancos utilizam, por exemplo).
    • Tipos: A1, A2, A3 e A4
  • Categoria S: é direcionada para atividades sigilosas (por exemplo, quando o conteúdo de uma mensagem não pode ser lido por terceiros).  
    • Tipos: S1, S2, S3, S4.

Além dos certificados já citados, há também o e-CPF e o e-CNPJ, destinado a pessoas físicas e empresas. Eles são uma espécie de extensão eletrônica com a mesma finalidade do CPF ou do CNPJ.

Passo a passo para obter o certificado digital

  1. Separe os documentos necessários:
    1. Empresas: o número do CNPJ, registro comercial, ato constitutivo e contrato social, além dos dados da pessoa jurídica;
    2. Pessoa física: título de eleitor, PIS, RG, CPF e comprovante de residência
  2. Acesse o site de alguma das autoridades certificadoras (AC) da ICP-Brasil: lá, você faz a solicitação de qual tipo de certificação precisa, de acordo com suas necessidades.
  3. Valide sua aquisição: é preciso ir a uma autoridade de registro (AR) da autoridade certificadora (AC) escolhida. A validação é agendada e o titular é informado sobre o dia em que deverá comparecer.
  4. Acompanhe o processo: após registro, o titular é informado sobre como configurar e/ou receber o certificado.
  5. Fique atento aos prazos: o titular também é informado sobre o prazo de validade e pode programar sua renovação para que seu certificado não expire e perca sua função.

Comece agora mesmo!

A certificação proporciona agilidade, redução de custos e segurança. Assim, você se se livra da burocracia, das pilhas de papéis e do custo com o trâmite de suas negociações.

Agora que você já sabe o que é, para que serve e como obter o seu certificado digital, não perca mais tempo!

EXTRA: recomendo a leitura do nosso guia com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais que vai ajudar você a encontrar a melhor ideia de negócio para abrir empresa.

Clique aqui para baixar a coletânea completa.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 392 outros assinantes

Sobre Sage do Brasil

Sage do Brasil
A Sage é líder no mercado de contabilidade integrada, folha de pagamento e sistemas de pagamento, apoiando a ambição de empreendedores pelo mundo.