Montar Uma Empresa

Como montar uma empresa passo a passo (+bônus)

Procurando por um passo a passo para montar uma empresa?

Para te ajudar criei um passo a passo para montar uma empresa levando em consideração desde a fase de concepção do negócio até o momento da execução de negócio onde você deverá estar gerando faturamento.

Confira a seguir um passo a passo para montar uma empresa e se tornar dono do seu próprio negócio.

Passo a passo para montar uma empresa

Passo Zero. Por quê você quer ser dono do seu próprio negócio?

Pode parecer uma pergunta tola, mas muitas das vezes, o desejo de quem quer seu dono da sua própria empresa, é atingir a liberdade financeira e, para isso, nem sempre é necessário empreender.

Ser dono do próprio negócio exige riscos e às vezes mas vale você investir seu tempo em educação financeira do que se dedicar a empreender, já que os riscos são menores e as chances de sucesso maiores.

Pensando nisso, eu separei uma lista de materiais educativos interessantes sobre educação financeira logo abaixo:

Passo 1. Saber se você tem perfil empreendedor

Você sempre enxergou oportunidades para empreender? Gosta de fazer tudo do seu jeito? Quer mudar o mundo?

Em uma pesquisa inédita conduzida pela Endeavor, essas foram algumas das características que definem os perfis dos empreendedores brasileiros.

Foram descobertos 6 perfis que ajudam a entender as motivações e o que inspira diferentes pessoas a se tornarem donas do próprio negócio.

Antes de decidir por abrir o próprio negócio, é muito importante que você saiba se tem o perfil para empreender e conheça qual o seu perfil de empreendedor.

Faça o teste gratuito e descubra qual das 6 opções é o seu perfil empreendedor no site da Endeavor.

Passo 2. Definir uma ideia de negócio

Aqui neste site você pode encontrar diversas ideias de negócio para abrir empresa:

Porque antes de você abrir uma empresa, você precisa se decidir qual ideia de negócio você deverá colocar no mercado.

Passo 3. Testar a viabilidade da ideia de negócio escolhida

Depois de escolhida a ideia, você precisará saber se a ideia de negócio pode dar certo.

Afinal, ninguém gosta de desperdiçar tempo e dinheiro, então imagine investir em uma ideia de negócio que não dá certo.

Para saber se a ideia de negócio que você escolheu para abrir empresa é viável ou não, separei cinco perguntas fundamentais antes de você dar o próximo passo:

  1. Alguém tem interesse na minha ideia?
  2. Quem são estas pessoas?
  3. Existem pessoas suficientes?
  4. Quanto elas estão dispostas a pagar?
  5. A previsibilidade de receita é suficiente?

Passo 4. Montar um plano de execução do negócio

Passo 5. Montar um plano de divulgação (marketing) do negócio

Passo 6. Montar uma planilha de fluxo de caixa

Passo 7. Estabelecer metas e estratégias de vendas

Passo 8. Executar o negócio por um tempo

Passo 9. Abrir o CNPJ

Passo 10. Escalar a empresa

Conteúdo Bônus

Recomendo assistir a esta aula gratuita onde Alex Vargas mostra a sua conta com o valor de R$ 81.548,25 que ele recebeu online e mostra como você “pode copiar o que ele fez” mesmo sendo iniciante. Clique aqui para assistir.

Sobre Marcos Rezende

Marcos Rezende é criador e principal editor do portal Negócio do Zero, além de ser também professor e orientador de empreendedores no Curso Online de Criação de Negócios do Zero voltado para quem deseja abrir o seu próprio negócio sem colocar em risco a segurança da sua família e de suas reservas financeiras.

17 comentários

  1. Baita artigo bom. Essencial para quem busca informações sobre como abrir uma empresa, mas tem aquela preguiça de ler bastante coisa que tem por ai.

    Se tive um direcionamento deste quando abri a minha, não teria cometido os erros que cometi.

    • Eu penso o mesmo Chico.

      Na realidade as informações estão sempre muito espalhadas e meio que cada um vai aprendendo com os próprios erros e erros dos outros. E aqui no Brasil se cobra caro pelos erros, pois os juros e impostos são enormes e quando erros, percorremos um longo e duro caminho de volta para acertar de novo a bússola.

      Através de artigos como esse eu tento unir essas informações espalhadas principalmente para quem não faz ideia do que é uma empresa, etc.

      Um grande abraço. Obrigado pelo comentário e vamos sempre em frente.

  2. Você acha válido entrar apenas com ideias num negócio? Pois tenho algumas ideias de alguns negócios, só que precisaria de mais uma pessoa que realmente entendesse do assunto, poderia ser como sócio. Mas não sei se conseguiria convencer a pessoa a empreender comigo.

  3. Marcos, tive a ideia de montar uma empresa online de vendas de computadores , no estilo PC pronto e Monte seu pc, acha que é uma area que ja esta bastante cheia, ou ainda cabe lugar? E na minha cidade , tem apenas umas 4 lojas de computadores, e nas lojas não vendem produtos conhecido, como mouses e teclados de marcas , e marcas famosas na internet como Corsair, Razer, Amd (etc). Varias vezes tentei comprar um mouse bom e so tinha marcas não tao conhecidas, conheço varias pessoas que comprar tudo pela internet pelo falo de não ter aqui. . Seria uma boa tentar abrir algo do tipo aqui? Tem cerca de 200mil pessoas na minha cidade.

  4. pow quero vira um empresario de sucesso
    + nao sei onde começa primeiro

  5. vou deixa meu numero 30741990 preciso de dicas pra abrir minha propria empresa queim puder da dicas

  6. feliz ano novo a todos e abrigado por tudo

  7. Olha eu já tive várias ideias, mas acabei desistindo por falta de recursos e de investimentos!! Eu tô com uma ideia nova, só que ela requer alto investimento, por que é relacionada ao mundo virtual, mas nesse setor é difícil encontrar alguém pra ser sócio!! O que eu devo fazer?

  8. Olá Marcos, sou estudante do 1° período de administração e tenho que montar uma empresa fictícia e vende-la para investidores.

    Não sou uma pessoa de muitas ideias e criativa não sei por onde começar e esse artigo deu uma luz, pois antes de tudo preciso saber como montar uma empresa mesmo que seja ficiticia.

    Eu e meu grupo estamos com dificuldades em definir o ramo da empresa, pois com essa crise teria que ser uma empresa que não sofre muito com a crise. Estamos pensando em criar uma empresa no ramo da tecnologia mas, tem que ser uma empresa de grande porte.

    Pensando em empresa de vendas online já que esse mercado de vendas pela internet tem crescido bastante, venderíamos vários produtos desde produtos de beleza a produtos de beleza. Seria um supermercado online o que acha da ideia seria uma boa?

  9. Boa noite,
    lanches rápidos (food truck matinal), ainda é uma boa investida para quem quer retorno rápido e tempo para estudos?
    Anna

  10. Olá bom dia, quero montar uma confecção de roupas infantis desde o recém nascido até os doze anos, no meu pensamento acho isso lucrativo porque é praticamente o básico das roupas de bebê, ( macacão,sapatinho,babador,mijão,body,toalhas…) porque não existe “a tal modinha” è claro, que apartir de uma certa idade vou atualizar modelos.Trabalhei muitos anos nessa área de roupa infantil.Faço modelagens, corto peças,corturo também.Gortaria de saber se é viavél tentar abrir uma confecção nos tempos de crise, mas apesar, que bebê nasce todo dia. Vivo na incerteza pois penso muito que pode não dar certo. Não sei por onde começar?