6 perguntas que você deve fazer antes de abrir uma franquia

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Para o especialista em gestão de projetos,e fundador da franquia Especialista do Lar, Luciano Lugli, muito mais que o conhecimento em algumas áreas, o empreendedor precisa ter vontade de aprender todos os dias

De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias apresentou 7,6% de crescimento na receita no primeiro trimestre deste ano.

No entanto, muito mais que ter uma grande ideia para empreender é importante conhecer os fatores de risco e estar preparado para transformá-los em oportunidades.

Qual o critério para a escolha de um sócio (a)? Por que é tão importante conhecer a dinâmica do mercado em que vai atuar? Qual é a hora certa de começar um negócio?

Luciano Lugli, especialista em gestão de projetos e fundador da  franquia Especialista do Lar, responde:

1.    O que o empreendedor precisa saber antes de embarcar em um negócio próprio?

Precisa estudar como funciona a operação, administração e a venda dos produtos e serviços. Estudar os riscos internos e externos pode evitar surpresas desagradáveis no futuro, além de ajudar o empreendedor a identificar as oportunidades deste negócio e buscar a escalabilidade, ou seja, a capacidade de replicar o produto/serviço, atendendo um grande público ou mercado consumidor.

2.    Quais as dicas fundamentais na hora de escolher um sócio?

A decisão por uma sociedade pode determinar o sucesso ou insucesso do negócio. Por isso, é importante escolher alguém que tenha valores, expectativas e objetivos similares. Outro ponto importante é se certificar que essa pessoa seja de fácil convívio, resiliente em receber críticas e a superar problemas a dois, além é claro de ser alguém de sua confiança.

3.    Qual o critério deve nortear a decisão de empreender?

Um ponto é identificar se a ideia que teve pode ser uma oportunidade do negócio. No entanto, o comportamento empreendedor é o mais importante, pois qualquer pessoa pode empreender. Muitas pessoas acabam desistindo quando surgem as primeiras dificuldades. Por isso, a decisão de empreender vai muito além de ter sucesso, de ganhar dinheiro ou reconhecimento, pois, independentemente do que aconteça, a decisão estará tomada e nada vai mudar a trajetória e a visão de futuro de um empreendedor.

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4.    Como saber se o negócio tem potencial para ser uma franquia ou não?

Antes de identificar o potencial é importante entender se existe demanda pelos produtos ou serviços ofertados em diferentes regiões. Se houver procura é a hora de estudar se o negócio será franqueado ou se a expansão será feita por meio de filiais. Antes de tudo é necessário iniciar um planejamento do negócio, considerando diferentes cenários para não desperdiçar oportunidades.

5.    Como identificar o poder do negócio sendo ainda um embrião, ou seja, ainda sem corpo?

A recomendação que dou é estudar o mercado, ter informações sólidas de oferta e demanda. Pode acontecer de um setor já ter vários concorrentes, mas, mesmo assim, o empreendedor pode encontrar oportunidades, basta apresentar vantagens competitivas e inovação naquilo que ele propõe. A dica é jamais entrar em um negócio com pouca capacidade de replicar o produto/serviço para um grande público.

6.    O empreendedor precisa ter conhecimento de várias áreas para abrir um negócio/franquia, como o meio jurídico, finanças, gestão de pessoas?

Sim, quanto mais conhecimento melhor. Não existe uma regra, pois muitas pessoas vão aprendendo com o dia a dia do negócio. Mais importante que o conhecimento é a vontade de aprender. Claro que a falta de noções básicas de finanças, por exemplo, pode influenciar os resultados do negócio. O empreendedor de sucesso precisa ter um perfil curioso, ousado e sempre inquieto em conhecer novas técnicas, métodos e abordagens para aprimorar o negócio. Limitar-se ao que já tem não é e nunca será um diferencial competitivo.

Grupo E-Lar

A empresa Especialista do Lar, do Grupo E-Lar, oferece serviços de manutenção, reparo, construção, limpeza e reforma para residências, condomínios e empresas, além de projetos de adaptação para pessoas com necessidades de mobilidade. A empresa tem em seu plano de negócios o modelo de franquias, com perspectivas de expansão em território nacional e em países do Mercosul.

Consultoria de Gestão de Negócios

Faz parte do Grupo E-lar a E-PPM (Enterprise Project and Process Management) empresa especializada no planejamento e execução de projetos para a gestão estratégica do negócio, processos, pessoas, comercial e financeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa

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Sobre Marcos Rezende

Marcos Rezende é criador e principal editor do portal Negócio do Zero, além de ser também professor e orientador de empreendedores no Curso Online de Criação de Negócios do Zero voltado para quem deseja abrir o seu próprio negócio sem colocar em risco a segurança da sua família e de suas reservas financeiras.