6 perguntas que você deve fazer antes de abrir uma franquia

Antes de você começar a ler esse artigo quero te deixar a sugestão de baixar nossa coletânea com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais

Para o especialista em gestão de projetos,e fundador da franquia Especialista do Lar, Luciano Lugli, muito mais que o conhecimento em algumas áreas, o empreendedor precisa ter vontade de aprender todos os dias

De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias apresentou 7,6% de crescimento na receita no primeiro trimestre deste ano.

No entanto, muito mais que ter uma grande ideia para empreender é importante conhecer os fatores de risco e estar preparado para transformá-los em oportunidades.

Qual o critério para a escolha de um sócio (a)? Por que é tão importante conhecer a dinâmica do mercado em que vai atuar? Qual é a hora certa de começar um negócio?

Luciano Lugli, especialista em gestão de projetos e fundador da  franquia Especialista do Lar, responde:

1.    O que o empreendedor precisa saber antes de embarcar em um negócio próprio?

Precisa estudar como funciona a operação, administração e a venda dos produtos e serviços. Estudar os riscos internos e externos pode evitar surpresas desagradáveis no futuro, além de ajudar o empreendedor a identificar as oportunidades deste negócio e buscar a escalabilidade, ou seja, a capacidade de replicar o produto/serviço, atendendo um grande público ou mercado consumidor.

2.    Quais as dicas fundamentais na hora de escolher um sócio?

A decisão por uma sociedade pode determinar o sucesso ou insucesso do negócio. Por isso, é importante escolher alguém que tenha valores, expectativas e objetivos similares. Outro ponto importante é se certificar que essa pessoa seja de fácil convívio, resiliente em receber críticas e a superar problemas a dois, além é claro de ser alguém de sua confiança.

3.    Qual o critério deve nortear a decisão de empreender?

Um ponto é identificar se a ideia que teve pode ser uma oportunidade do negócio. No entanto, o comportamento empreendedor é o mais importante, pois qualquer pessoa pode empreender. Muitas pessoas acabam desistindo quando surgem as primeiras dificuldades. Por isso, a decisão de empreender vai muito além de ter sucesso, de ganhar dinheiro ou reconhecimento, pois, independentemente do que aconteça, a decisão estará tomada e nada vai mudar a trajetória e a visão de futuro de um empreendedor.

Rapidinho: Se você estiver interessado em ideias de negócio com pouco dinheiro, baixe agora nossa coletânea com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais

4.    Como saber se o negócio tem potencial para ser uma franquia ou não?

Antes de identificar o potencial é importante entender se existe demanda pelos produtos ou serviços ofertados em diferentes regiões. Se houver procura é a hora de estudar se o negócio será franqueado ou se a expansão será feita por meio de filiais. Antes de tudo é necessário iniciar um planejamento do negócio, considerando diferentes cenários para não desperdiçar oportunidades.

5.    Como identificar o poder do negócio sendo ainda um embrião, ou seja, ainda sem corpo?

A recomendação que dou é estudar o mercado, ter informações sólidas de oferta e demanda. Pode acontecer de um setor já ter vários concorrentes, mas, mesmo assim, o empreendedor pode encontrar oportunidades, basta apresentar vantagens competitivas e inovação naquilo que ele propõe. A dica é jamais entrar em um negócio com pouca capacidade de replicar o produto/serviço para um grande público.

6.    O empreendedor precisa ter conhecimento de várias áreas para abrir um negócio/franquia, como o meio jurídico, finanças, gestão de pessoas?

Sim, quanto mais conhecimento melhor. Não existe uma regra, pois muitas pessoas vão aprendendo com o dia a dia do negócio. Mais importante que o conhecimento é a vontade de aprender. Claro que a falta de noções básicas de finanças, por exemplo, pode influenciar os resultados do negócio. O empreendedor de sucesso precisa ter um perfil curioso, ousado e sempre inquieto em conhecer novas técnicas, métodos e abordagens para aprimorar o negócio. Limitar-se ao que já tem não é e nunca será um diferencial competitivo.

Grupo E-Lar

A empresa Especialista do Lar, do Grupo E-Lar, oferece serviços de manutenção, reparo, construção, limpeza e reforma para residências, condomínios e empresas, além de projetos de adaptação para pessoas com necessidades de mobilidade. A empresa tem em seu plano de negócios o modelo de franquias, com perspectivas de expansão em território nacional e em países do Mercosul.

Consultoria de Gestão de Negócios

Faz parte do Grupo E-lar a E-PPM (Enterprise Project and Process Management) empresa especializada no planejamento e execução de projetos para a gestão estratégica do negócio, processos, pessoas, comercial e financeiro.

Fonte: Assessoria de Imprensa

DICA BÔNUS: recomendo a leitura do nosso guia com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais que vai ajudar você a encontrar a melhor ideia de negócio para abrir empresa.

Clique aqui para baixar a coletânea completa.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 415 outros assinantes

Sobre Marcos Rezende

Marcos Rezende é criador e principal editor do portal Negócio do Zero, além de ser também professor e orientador de empreendedores no Curso Online de Criação de Negócios do Zero voltado para quem deseja abrir o seu próprio negócio sem colocar em risco a segurança da sua família e de suas reservas financeiras.