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Como criar o design “perfeito” para surpreender seus leitores e fazê-los agir

Você já deve saber que o design é o responsável por transformar ideias complexas em simples soluções.

Escrever um bom conteúdo hoje em dia não é suficiente.

Nós estamos cada vez mais preocupados com a forma que a informação nos é transmitida.

Sobretudo, como interagimos com ela.

Inclusive, como usamos um produto ou serviço.

Design é como criar o futuro. Ele encanta os consumidores.

Mais do que uma simples embalagem, um bom design torna a vida das pessoas mais simples, mais fácil.

Eu fique bem presente para isso quando mostrei um iPad para minha avó, que já passa dos 80 anos de idade.

Eu não falei nada sobre como ele funcionava ou o que ela podia fazer com ele. Porém, para minha surpresa, ela sabia exatamente o que estava fazendo, mesmo que intuitivamente.

Ela ouvia música, assistia vídeos, olhava fotos e até tirava nossas próprias fotos. Acabamos essa fascinante experiência jogando Fruit Ninja, um contra o outro. Infelizmente, ela perdeu. Aí já seria demais né? 🙂

Como bom observador, eu conseguia ver como era fácil ela se familiarizar com uma ferramenta que ela nunca teve acesso (ela nunca acessou a internet ou mesmo teve um computador).

Naquele momento, após tanto me divertir e observar a minha avó mexendo no iPad, eu confirmei que design é muito mais do que algo bonito, design também é como uma ferramenta ou software funciona.


Design: O fator #1 que pode destruir a credibilidade do seu blog

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A pesquisadora Elizabeth Sillence e sua equipe conduziram um estudo sobre confiança e desconfiança em websites para a universidade de Nortúmbria (Newcaslte – Reino Unido).

O estudo é bem simples.

Elizabeth e sua equipe colocaram várias pessoas para visitar diversos sites na internet e responder se eles confiavam ou não confiavam nesses sites e por quê.

O estudo mostrou que, quando as pessoas não confiavam nesses sites, 94% das vezes essa desconfiança estava relacionada a problemas de design.

Sim, você entendeu corretamente.

94% são as chances de um novo visitante não confiar em seu site “apenas” pelo seu design.

Não importa se seu conteúdo é uma obra-prima.

Para um novo visitante, o mais importante é a primeira impressão.

E essa impressão é muito rápida.

Você tem apenas 8 segundos para que o visitante confie no seu site ou tudo estará perdido.

Na falta de informações concretas, a beleza prevalece para nos chamar atenção (ao menos, a inicial).


O paradoxo das escolhas: quando mais opções resultam em menos vendas

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Você visita um site e se depara com os seguintes itens na barra lateral:

  • Data e horário atual;
  • Calendários de posts;
  • Visitantes ao redor do mundo;
  • Caixas de diferentes redes sociais;
  • Incontáveis categorias;
  • Nuvens de tags;
  • Blogs recomendados;
  • E por aí vai…

Esses são apenas alguns parasitas que formam um enorme lixo, facilmente encontrado nas barras laterais (sidebars) de diversos blogs, principalmente que estão começando agora, que tentam vender tudo a todos, ocupando cada pixel de sua tela.

Porém, o que eles não sabem (ou não entendem) é que quanto mais opções você dá para o visitante do seu site, mais confuso ele ficará.

Digo isso por experiência própria e, claro, baseando-me em estudos renomados, como o da Dra. Sheena S. Iyengar para a universidade de Columbia, de nome “When Choice is Demotivating: Can One Desire Too Much of a Good Thing? ”.

O link leva você para aqueles estudos longos e com linguagem muito técnica, o que dificulta bastante a compreensão.

Para poupar o seu tempo, vou resumir o melhor desse trabalho aqui para você através de uma linguagem mais simples.

Características do Estudo

Apresentar duas situações diferentes para visitantes em uma loja de doces:

  1. Uma mesa com 24 sabores de doces.
  2. Uma mesa com apenas 6 sabores de doces.

Objetivos do Estudo:

  1. Identificar qual mesa recebe mais visitantes (dentre as diversas opções na loja, quantos pararam para ver as mesas com doces?);
  2. Identificar qual situação vende mais doces.

Antes de ver o resultado do estudo, anote agora qual mesa você acredita que atrairá mais pessoas e qual mesa venderá mais.

Se você respondeu que a mesa com 24 sabores atraiu mais pessoas, você… acertou!

O estudo mostra que 60% das pessoas pararam para experimentar os 24 doces dessa mesa.

Já a mesa com apenas 6 sabores recebeu 40% das visitas.

Estes números apontam uma preferência pela mesa com mais doces (24), mas a questão importante é: qual mesa vendeu mais?

Dos clientes que foram amostrados os 24 sabores, apenas 3% compraram.

Entretanto, na mesa com apenas 6 sabores, 30% dos clientes compraram.

Colocando em números absolutos, supondo 1000 pessoas no total, teríamos:

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  • Mesa com 24 sabores: 600 pessoas pararam, mas menos de 18 compraram.
  • Mesa com apenas 6 sabores: 400 pessoas pararam e 120 compraram.

Conclusão do Estudo:

Ao oferecer opções em excesso para seus clientes, você poderá até atrair mais pessoas.

No entanto, possivelmente venderá menos.

Por outro lado, se oferecer poucas opções, você conseguirá vender mais, embora atraia menos pessoas.

O ponto-chave é a taxa de conversão.

Por esse motivo, às vezes é melhor trabalhar sua taxa de conversão do que buscar simplesmente mais tráfego.

Isso ocorre porque tomamos decisões rápidas e muitas vezes por instinto.

Logo, ao receber muitas opções, nossa mente entra em processo de superaquecimento, não conseguindo distinguir bem um item dos outros.

A fadiga mental nos vence e optamos por desistir de uma possível compra.

Muitas empresas sabem bem disso e por isso optam por produzir menos produtos, mas de qualidade memorável.

Um bom exemplo é a Apple, que possui apenas um tipo de smartphone, o iPhone, evoluindo sua geração ao longo do tempo, desafiando a concorrência que costuma oferecer uma variedade de smartphones

Mas afinal, como esse estudo se aplica ao marketing digital e no meu blog/site?

Simples, ofereça menos opções ao visitante em seu site.

Continue aqui para saber mais.


Princípios de um bom design: escolhas limitadas

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Um novo visitante chegou ao seu site.

Como disse antes, estudos mostram que ele usa, em média, 8 segundos para fazer uma avaliação do seu site e decidir se ele é confiável ou não.

Nesses oito breves segundos, um único fator é responsável por 94% do “Sim, esse site é confiável”.

Você já parou para pensar o que um visitante olha no seu blog em apenas 8 segundos?

Ele consegue achar exatamente o que estava procurando ou ter uma ideia do que seu blog se trata nesse curto tempo?

Se o seu blog é como a maioria dos blogs, você provavelmente passa por essa situação…

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Você consegue identificar em apenas 3 segundos quantos números “7” estão presentes nessa imagem?

E agora?

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Bem mais fácil e rápido, não é mesmo?

A maioria dos blogueiros oferece tantas opções de uma vez só que o novo visitante não sabe encontrar o que realmente importa.

Nuvens de tags, curta a gente no Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, mapa de visitas que você recebe do Cazaquistão, calendário de posts, blogs recomendados…

Para pegar leve, esses são alguns exemplos apenas.

Você precisa se livrar de todo o lixo que os usuários não dão a mínima bola no seu blog…

Seu design precisa dar uma direção para o usuário, atuando como um belo guia.

Você precisa oferecer poucas opções para o visitante, mas extremamente importantes para você.


4 Simples Dicas Para Chegar Perto da Perfeição com Seu Conteúdo Memorável

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Todos os estudos apresentados aqui nesse artigo são muito relevantes. Para criar um conteúdo perfeito, você precisa colocá-los em prática o quanto antes.

Ainda assim, há outras dicas matadoras que tornarão seu conteúdo memorável.

Aqui estão elas:

1 – Convide o leitor a agir ao longo do artigo

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Você precisa implementar várias chamadas para ação (conhecidas em inglês como CTA – call-to-action) em diversas partes do seu blog (topo, barra lateral, rodapé), inclusive no conteúdo.

Se você não pedir que seu leitor cadastre seu email, compartilhe seu conteúdo, clique em determinado link ou deixe um comentário, é muito provável que ele não faça nenhuma dessas ações!

Sugerir ações aos seus leitores é a melhor forma de fazer com que ele aja.

2 – Conteúdo visual é essencial

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A questão aqui é simples: nós recordamos de uma foto seis vezes mais que de um texto.

Por essa razão, além da leitura ser muito mais agradável quando existem belas imagens, as chances do seu leitor lembrar do seu artigo são ainda maiores.

3 – Coloque botões de compartilhamento social

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Por mais básico que pareça, nunca é demais lembrar a importância de implementar botões sociais em seus artigos.

Esta é a maneira mais simples de oferecer ao seu leitor a possibilidade dele compartilhar seu conteúdo nas principais redes sociais.

Afinal, conteúdos memoráveis precisam ser compartilhados, não é verdade? 🙂

4 – Crie uma URL amigável

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Assim que você escreve o título do seu artigo no WordPress, ele automaticamente cria uma URL com todas as palavras do seu título.

Você acha que esta URL é fácil de ser lida e rastreada pelo Google?

Óbvio que não, ne?

Pois é. Então você precisa editar a URL, para focar exclusivamente na palavra-chave que você pretende abordar no seu conteúdo.

O Google revelou que você deve usar entre três a cinco palavras para a URL do seu artigo.

Qualquer quantidade acima disso diminuirá o peso do seu conteúdo, pois dá a entender que você quer explorar várias palavras ao mesmo tempo.

Então mantenha suas URLs curtas e focadas exclusivamente na palavra-chave de cada artigo.

Um exemplo:

viverdeblog.com/storytelling

Adivinhe a palavra-chave desse artigo?

Sim, ela é “Storytelling”.

5. Adicione capturas de email no seu artigo e no site

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Uma das formas mais efetivas de você manter um relacionamento duradouro com seus leitores é através de uma lista de email.

O email é uma comunicação bem pessoal, 1-1 que oferece benefícios como:

  • Para promover seus artigos do blog
  • Para interagir com seus leitores
  • Para conseguir conversões melhores
  • Para obter mais receitas na venda de seus produtos ou de afiliados

Inclusive, com estatísticas surpreendentes como essas:

  • 92% dos usuários na internet tem ao menos 1 conta de email.
  • 72% dos usuários checam a sua caixa de entrada de emails 6x ou mais todo dia.
  • Existem mais de 3 Bilhões de contas de emails criadas. (São 3x mais contas de email do que todas as contas do facebook + twitter combinadas!)
  • Clientes que recebem uma newsletter por email gastam 83% mais do que não cadastrados.
  • Em relação ao uso comercial, 75% dos usuários utilizam o email contra apenas 3% das redes sociais.
  • Em 2012 o email marketing teve um impressionante ROI (Retorno Sobre Investimento) de 4000% (!).

Portanto, você precisa adicionar caixas de captura de email no seu blog/site, assim como dentro dos seus artigos.


Uma Nova Era Para o Design do Seu Site

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Felizmente, você não precisa estudar anos e anos ou contratar um designer profissional acima de R$ 10.000 para colocar todos os melhores princípios de design, usabilidade e conversão no seu blog/site.

A solução definitiva de tema para WordPress existe. E ela se chama Épico.

» Conheça o tema premium Épico e turbine o design do seu blog/site em menos de 5 minutos.

Convido você a iniciar essa jornada para melhorar como os usuários interagem com o seu site.

Em menos de um mês, o site Quero Ficar Rico aplicou todos esses princípios em seu design e aumentou seu tráfego em 65% e a captura de novos emails para sua lista em 133%.

Assim como recebemos visitas de um modo agradável em nossa casa, devemos receber nossos visitantes.

Invista em um design profissional para se diferenciar da grande maioria dos sites que insistem em usar técnicas e princípios de design antiquados, que fazem o leitor sair correndo do seu site.

Lembre-se: Você tem menos de 8 segundos.

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Sobre Henrique Carvalho

Vive exclusivamente de blog desde seus 23 anos e atualmente é empresário à frente do Viver de Blog que ajuda milhares de pessoas a empreender digitalmente.

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