E-mail Marketing: 7 dicas para atrair mais clientes para o seu negócio e conquistar bons resultados

O e-mail marketing é uma importante ferramenta de comunicação para conectar empresas e clientes.

Estudos recentes comprovam que ele consegue trazer mais resultados do que redes sociais e ainda acelera o processo de compra.

Isso acontece, porque com essa mídia é possível segmentar o público e direcionar as mensagens para nichos específicos, evitando que seu produto ou serviço se perca no universo virtual.

Outra vantagem do e-mail marketing é a possibilidade de enviar mensagens específicas para o consumidor, levando em conta seu perfil, os interesses, datas comemorativas ou o aniversário dele.

O uso de pesquisas e dados do Google Analytics podem ajudar bastante a descobrir a idade, sexo, localização geográfica e as necessidades dos seus consumidores.

Além disso, é possível mensurar de maneira exata quem abriu o e-mail, quem clicou em cada link, quantos usuários se inscreveram e quem cancelou o recebimento.

Essas métricas ajudam a monitorar o andamento das campanhas e pensar em possíveis ajustes para melhorar as ações.

Com o e-mail-marketing não é preciso ter um grande investimento e nem muito tempo para a produção do conteúdo. O mais importante é avaliar bem os dias e horários mais adequados para o disparo do e-mail, bem como a linguagem mais apropriada para falar com o público.

O Retorno sobre o Investimento (ROI) costuma ser mais elevado para quem usa o e-mail marketing para divulgar campanhas. O cálculo para avaliar o ROI consiste em dividir o valor investido em uma ação com o lucro obtido por ela.

Como essa alternativa para conversão exige um gasto menor e atinge um público mais específico, o resultado é quase sempre eficaz.

Um levantamento do Radicati Group apontou que mais de 34% das pessoas no mundo costuma checar seus e-mails diariamente, ou seja, 2,5 bilhões de pessoas.

Em um mundo cada vez mais conectado e com pessoas acessando e-mail de diferentes dispositivos, não dá para deixar esse canal de lado.

Confira 7 dicas para seu e-mail marketing alcançar bons resultados!

  1. O primeiro passo é pensar em um objetivo para sua campanha, ou seja, o que quer vender, quem quer atingir e quais resultados deseja conquistar.
  2. É preciso pensar no público-alvo e criar uma campanha segmentada. Para isso, identifique o perfil e as preferências das pessoas que receberão o e-mail. Uma dica válida é separar as listas de e-mail por perfil (sexo, idade, localização, profissão, compras anteriores, links mais acessados etc).
  3. Pense em um conteúdo de qualidade e crie um assunto atrativo para o e-mail. Os textos devem ser amigáveis e capazes de atrair a atenção do usuário, sem parecer um SPAM. Uma linguagem mais simples e pessoal é o mais recomendado. Evite usar excesso de caixa alta, muitos acentos gráficos e imagens pesadas.  
  4. Invista em um design diferenciado para causar um impacto visual no público.  Além disso, crie chamadas criativas para atrair o interesse das pessoas.
  5. Monitore os resultados: Dados como abertura dos e-mails, cliques, taxa de conversão, origem do clique, dentre outros, são importantes para avaliar o desempenho de uma campanha e definir que estratégias utilizar para alcançar melhorias.
  6. Dispare os e-mails com uma frequência certa e evite o disparo várias vezes por mês.  Escolha o horário do dia que seu público esteja com a caixa aberta e possa abrir a mensagem. O período entre 6h e 10h da manhã costuma ter uma taxa de abertura de e-mail muito boa. Geralmente, domingo não é um dia bom para disparar mensagens.
  7. Ao criar seu e-mail marketing, pense em formatos com designs responsivos. Isso é importante, pois você evita que seu e-mail sofra alterações em sua estrutura quando for aberto em diferentes plataformas, como computador, tablet, smartphone, dentre outras.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 415 outros assinantes

Sobre Marcos Rezende

Marcos Rezende é criador e principal editor do portal Negócio do Zero, além de ser também professor e orientador de empreendedores no Curso Online de Criação de Negócios do Zero voltado para quem deseja abrir o seu próprio negócio sem colocar em risco a segurança da sua família e de suas reservas financeiras.