Coffee Break Business Woman Outdoors

Email Marketing na Prática: Como aumentar suas vendas por email sem fazer SPAM

Antes de você começar a ler esse artigo quero te deixar a sugestão de baixar gratuitamente este e-book que ensina passo a passo como criar um negócio na internet. Clique aqui para fazer o download.

Email marketing é algo muito comum hoje em dia, principalmente depois que o marketing digital ou empreendedorismo digital chegou com força aqui no Brasil em 2014.

Quando algum site ou aplicativo pede para que você insira o seu e-mail para receber novidades ou mesmo um brinde eletrônico como um ebook por exemplo, ele está fazendo email marketing.

Neste artigo, quero abordar com você tudo a respeito de email marketing, esclarecendo desde o que é até dando dicas sobre como turbinar suas campanhas.

O que é email marketing

Email marketing é uma técnica de promoção que se baseia na utilização do email como ferramenta de divulgação permitindo extrair relatórios para análise de forma a otimizar seus resultados.

Em um mundo onde a publicidade em veículos como Google AdWords ou Facebook Ads estão cada vez mais caras, adotar estratégias de email marketing é a maneira mais eficiente para o dono de qualquer negócio ter controle sobre sua clientela.

Imagine que você é dono de uma loja em um shopping center famoso da sua cidade e que recebe a visita de mil pessoas por dia na sua loja interessadas nos seus produtos.

Essas pessoas entram e olham o que você tem para oferecer, mas somente algumas delas compram algo de você.

A grande maioria não compra e talvez você nunca mais as veja.

Agora imagine que para todas essas pessoas que entram na loja, você oferecesse alguma cortesia ou brinde em troca de seus endereços de email.

Apesar da maioria dos visitantes da sua loja não comprarem o que você vende, você poderia enviar emails para elas sempre que algum produto tivesse em promoção ou até mesmo quando aquele item que a pessoa estava buscando tiver um preço menor.

Esta é a magia do email marketing.

Utilizando o email marketing como estratégia principal do seu negócio, você não perde o contato das pessoas que não quiseram comprar de você na primeira vez e pode usar estas informações para lembrá-las da existência do seu negócio sempre que isso for oportuno.

ferramentas de email marketing

3 melhores ferramentas de email marketing do mercado

Para você começar a trabalhar com email marketing você precisará contratar um software que armazene os emails das pessoas que visitam o seu site e realize os disparos das suas campanhas.

A maioria dos softwares são caros, mas nós separamos três boas opções para quem está começando, de preços módicos a até gratuitos.

RDStation

Esta ferramenta de email marketing brazuca é uma das prediletas de quem quer realizar um trabalho sério nesta área, pois além dos recursos básicos de armazenamento de endereços de email e envio de campanhas de email marketing, a RDStation vai além permitindo criar automações de respostas por email para diversos fins.

Trocando em miúdos, você pode ter uma determinada sequência de email para determinadas ações que o seu visitante tomar.

Vamos supor que você seja dono de uma loja online e capturou o email do seu cliente no momento em que ele adicionou determinados itens no carrinho e saiu do seu site.

Você pode criar campanhas automatizadas de email para enviar descontos para este cliente ou enviar emails educando mais o cliente sobre o produto que ele estava prestes a comprar.

Rapidinho: Se você estiver interessado em criar um negócio online para atingir a independência financeira, pode clicar aqui para baixar um material super completo sobre o assunto.

O pacote de preços mais básico da ferramenta hoje está em R$ 249 por mês e você pode ter 5% de desconto se mencionar o código DESCONTOINSISTIMENTO no momento da aquisição.

MailChimp

Já o MailChimp é a opção mais famosa mundialmente quando estamos falando de ferramentas de email marketing.

São bilhões de e-mails enviados por mês através da plataforma e reconhecido mundialmente por mais de 500 mil clientes.

O problema aqui é do preço.

Por ser em dólar e o dólar hoje estar valendo quatro vezes mais do que a nossa moeda, ter uma conta básica nesta ferramenta não é para todos.

Apesar disso, a ferramenta é bastante completa e oferece muitos recursos como, por exemplo, o envio de emails automatizados e a capacidade de gerar modelos de email para uso em mais de uma campanha.

madmimi email marketing

Madmimi

Na minha opinião, a melhor ferramenta de email marketing para quem está iniciando.

Apesar de ter a interface em inglês e da mesma forma que o MailChimp ser cobrada em dólares, sua facilidade de uso é inigualável e você pode ter até 2.500 pessoas na sua base de e-mail sem gastar nada.

Ou seja, se você estiver começando a das os primeiros passos na estratégia de email marketing do seu negócio, opte por se cadastrar no Madmimi.

Lá você vai conseguir:

  • Criar campanhas de email marketing em um editor visual sem precisar saber de código
  • Segmentar os emails que coleta em listas organizadas
  • Enviar e agendar campanhas de email de forma simples.

Enquanto MailChimp e RDStation são para quem já está dando o segundo ou terceiro passo na sua estratégia de email marketing, Madmimi é a ferramenta ideal para quem gosta de uma interface simples e não tem tempo para aprender a lidar com ferramentas um pouco mais complexas.

Como fazer a integração do email marketing no seu site

Para finalizar, vamos citar como você pode integrar uma ferramenta de email marketing como o Madmimi no seu site.

Se estiver usando WordPress no seu site, você pode instalar o plugin Mad Mimi Signup Forms e rapidamente ter um formulário de captura de email funcionando no seu site.

A instalação é super amigável e as configurações são auto-explicativas.

E como estamos falando de Email Marketing e WordPress, nunca é demais dizer que um bom tema para captura de emails é o Épico, desenvolvido pela empresa Uber Fácil, que traz embutido em seu código, a integração completa com RDStation, MailChimp, Madmimi e outras ferramentas populares de email marketing.

Mesmo que o seu negócio tenha um site institucional, considere instalar o tema Épico no seu blog, pois as taxas de captura da maior parte dos seus clientes, aumentaram enormemente depois da sua instalação devido a barra superior de captura, presente hoje na maioria dos blogs.

Ainda restam dúvidas?

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre email marketing e como utilizá-lo no seu negócio, deixe o seu comentário logo a seguir, pois nós ficaremos felizes em respondê-lo e atualizar este conteúdo.

Material Gratuito: recomendo a leitura do Guia do Empreendedorismo Digital do Alex Vargas que me ajudou e certamente vai ensinar também para você o passo a passo para montar seu negocio online a partir do zero.

Clique aqui para baixar o livro gratuitamente.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 382 outros assinantes

Sobre Marcos Rezende

Marcos Rezende é criador e principal editor do portal Negócio do Zero, além de ser também professor e orientador de empreendedores no Curso Online de Criação de Negócios do Zero voltado para quem deseja abrir o seu próprio negócio sem colocar em risco a segurança da sua família e de suas reservas financeiras.