Ministério do Trabalho vai discutir proposta de Jovem Aprendiz para a área de Tecnologia

O Ministério do Trabalho divulgou hoje que participa, a partir desta quarta-feira (13), em Porto Alegre (RS), do 17º Fórum Internacional de Software Livre (Fisl17) onde será apresentada à comunidade de software livre uma proposta para incluir no programa Jovem Aprendiz do governo federal um projeto de aprendizagem focado na tecnologia.

O diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude do Ministério do Trabalho, Higino Vieira, lembra que os jovens são os principais consumidores de tecnologia, portanto, criar um programa de aprendizagem nessa área é uma maneira atraente de inseri-los no mercado de trabalho. “Queremos que jovem aprendiz possa conhecer o lado do desenvolvimento da tecnologia, para deixar de ser apenas um usuário e passe a ser um desenvolvedor”, explica.

O Fisl 17 vai até sábado (16). A proposição do Ministério será apresentada em um painel no último dia do evento, com a participação de profissionais da área de tecnologia da informação e de software livre, além de educadores.

“Escolhemos fazer a discussão no Fórum porque é um evento importante para a área. Ele tem em seu histórico um grande número de marcos, como, por exemplo, o marco civil da internet. E queremos que a juventude possa contar a partir dessa data com uma nova possibilidade de inserção no mercado de trabalho via tecnologia”, afirma Vieira.

O projeto de aprendizagem será elaborado com base nas propostas apresentadas pelos participantes do Fisl 17 e no que diz a lei sobre contratação de jovens.

A legislação brasileira permite a contratação de jovens na condição de aprendizes entre 14 e 24 anos (exceto para aprendizes com deficiência, que não há limite de idade), desde que permaneçam na escola e façam algum curso técnico-profissionalizante. No período da aprendizagem, eles já têm a carteira assinada e recebem salário.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 382 outros assinantes

Sobre Ministério do Trabalho

Ministério do Trabalho
O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) é um ministério do governo do Brasil, sendo resultado da fusão entre os antigos ministérios do Trabalho e Emprego e da Previdência Social.