Como o instagram pode influenciar no tráfego do seu blog

Antes de você começar a ler esse artigo quero te deixar a sugestão de baixar nossa coletânea com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais

Recentemente, o Google Analytics passou a mostrar os acessos vindos do Instagram.

Uma boa notícia por um lado, mas que chegou a causar um certo desgosto em alguns blogueiros, por outro.

E por quê?

O tráfego vindo do Instagram, principalmente se comparado com o do Facebook, por exemplo, é praticamente inexistente, mesmo para aqueles blogs ou sites que possuem perfis com muitos seguidores.

O foco desta rede social é agregar um valor maior para a marca. Além de possibilitar a construção de um relacionamento mais próximo com quem está do outro lado da tela, já que a interação e o engajamento do Instagram são excelentes.

No entanto, sempre enfatizo a importância de investir em seu próprio território e não depender exclusivamente da influência que você tem nas redes sociais.

E seguindo este pensamento, seria bastante natural desejar que os seguidores que gostam e acompanham seus conteúdos no Instagram, migrem para o blog para ter acesso à informações mais completas.

Este é o sonho de todo dono de blog ou site.

Por que o tráfego vindo do Instagram ainda é tão pequeno?

A maior dificuldade de “tirar” o usuário do Instagram está no fato de não ser algo prático ou rápido.

Esta rede social tem como caraterística a simplicidade no uso, seja para postar um conteúdo ou simplesmente para acompanhar. Quem entra no Instagram quer se distrair por alguns minutos e, sendo assim, tudo que exija um esforço maior por parte do usuário, pode ser deixado de lado.

A dificuldade advém do fato de só ser possível inserir um link clicável na bio (a área do perfil). Ou mais recentemente, em anúncios pagos. E só!

Como somos bastante preguiçosos na hora de tomar uma ação na internet, você precisa ser bastante persuasivo para fazer com que a pessoa entre no seu perfil, clique em seu link e vá para seu blog.

Apesar de ser um pouco mais difícil de fazer com que seus seguidores cheguem até seu blog, isso não significa que não seja possível.

Além do Instagram ser uma rede social na qual é possível crescer mais rapidamente e de forma orgânica, a audiência gerada é de alta qualidade.

Antes de sequer começar a pensar em gerar mais tráfego através do Instagram, lembre-se que essas novas visitas virão de um aplicativo para celular ou tablet e por isso o seu site/blog precisa ser responsivo para não estragar a experiência do usuário e detonar a sua credibilidade.

E não complique a vida do seu seguidor. Você sabe que se fizer isso a chance de desistência será alta!

Portanto, ao invés de mandá-lo para a sua Home, facilite a vida do seu público e coloque o link da página para a qual você quer que ele(a) vá.

Seja a do seu novo artigo, da sua página de vendas ou de um webinário.

Qual o jeito certo de levar seus seguidores até seu blog

Imagens-como-ganhar-seguidores-no-instagram-02

Para fazer com que o usuário queira sair do Instagram e ir para outra plataforma, você precisa dar bons motivos para isso.

Deixá-lo(a) curioso pode ser uma boa solução.

Quando nos deparamos com algo que não sabemos mas que temos interesse em conhecer, nos sentimos fortemente motivados a encontrar a resposta. E quando finalmente conseguimos, a sensação é de prazer!

E a busca por essa informação, ativa partes de nosso cérebro relacionadas ao prazer!

Rapidinho: Se você estiver interessado em ideias de negócio com pouco dinheiro, baixe agora nossa coletânea com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais

Se o seu seguidor sentir que precisa daquela informação que só você vai dar, não tenha dúvidas, ele(a) irá atrás para consegui-la.

A grande questão é como você vai fazer isso.

Primeiro conheça bem seu público. Saiba que espécie de conteúdos eles curtem mais, comentam mais e o por quê.

Você pode fazer uma capa pra seu artigo, com um design bastante atraente, ou até mesmo postar pequenos trechos do seu texto na legenda e convidar o usuário para seu blog caso queira saber mais e também criar um enigma com fotos e vídeos que só será respondido em seu blog.

Criatividade é o segredo do sucesso neste tipo de conteúdo. Então, solte a sua!

Talvez o mais importante para gerar tráfego através do Instagram, é ter uma Call -to-Action bastante clara, algo como “clique no link em nossa na bio para…”

Outro recurso bastante eficiente, tanto para ganhar seguidores no Instagram, quanto para atrair mais tráfego, é utilizar os recém lançados anúncios do Instagram.

Os anúncios oferecem o recurso exclusivo de inserir link para uma página do seu interesse e por isso podem ser a resposta do Instagram para gerar mais tráfego para seu blog.

Por último, sempre faça uso de um elemento que funciona para atrair tráfego de qualquer lugar que seja: conte uma boa história.

Nada gera mais conexão entre você e seu público do que uma história. Você abre precedentes para que seu público se identifique com você e se interesse no que você tem a dizer.

E quando essa ligação fica forte o suficiente, acredite, seus seguidores não medirão esforços para acompanhar seus conteúdos, seja em qual plataforma for.

E este tipo de tráfego costuma ser o mais qualificado possível. Portanto, não deixe de usar esses recursos a seu favor.

Dê maior atenção ao seu perfil para conquistar de vez seus seguidores

Imagens-como-ganhar-seguidores-no-instagram-04

Por ser a única parte do seu Instagram em que você pode inserir um link para seu blog, sua bio precisar estrategicamente pensada e cuidada.

Todos os detalhes devem ser levados em consideração aqui: desde a foto do perfil até o nome de usuário.

Quer otimizar o resultado de buscas de seu perfil? Então não simplesmente  repita o seu nome de usuário.

Isso mesmo, ao invés de reescrever seu nome, adicione uma palavra chave pela qual os outros usuários poderão encontrar seu perfil, bem como um emoji relacionado.

E lembre-se que o nome do seu perfil irá parecer na busca do Google também. Portanto, trate de caprichar.

O mesmo cuidado vale para a descrição do seu perfil. Dentro do limite de 150 caracteres, você deverá contar para quem chega ali pela primeira vez quem é você, sobre o que é seu IG e o que tipo de conteúdo o usuário irá encontrar.

Parecem apenas detalhes sem importância, mas não duvide: eles podem fazer toda a diferença na hora de atrair tráfego para o seu blog.

E muitas vezes o sucesso de uma estratégia está nos pequenos detalhes, bem como na importância que se dá à produção de conteúdo não apenas bom, mas memorável.

O seu público merece. Lembre-se disso!

Se quiser descobrir mais detalhes da minha estratégia de divulgação no Instagram e acompanhar as postagem do Viver de Blog, leia o artigo completo sobre Como ganhar seguidores no Instagram com a estratégia infalível para turbinar seu tráfego e engajamento de uma maneira memorável”.

EXTRA: recomendo a leitura do nosso guia com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais que vai ajudar você a encontrar a melhor ideia de negócio para abrir empresa.

Clique aqui para baixar a coletânea completa.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 392 outros assinantes

Sobre Henrique Carvalho

Vive exclusivamente de blog desde seus 23 anos e atualmente é empresário à frente do Viver de Blog que ajuda milhares de pessoas a empreender digitalmente.