Manual prático ensina o que são e como emitir os diferentes tipos de notas fiscais para manter o seu negócio em dia com as suas obrigações fiscais

O que você precisa saber para começar a emitir notas fiscais

Antes de você começar a ler esse artigo quero te deixar a sugestão de baixar nossa coletânea com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais

Quando decide formalizar seu negócio, o empreendedor enfrenta um monte de questões legais e burocráticas que dizem respeito ao funcionamento da empresa.

Na hora de prestar serviços, algumas dessas demandas são bastante importantes, como por exemplo, a emissão de notas fiscais.

A obtenção e emissão de nota fiscal está diretamente relacionada a atividade da empresa.

Até mesmo profissionais autônomos podem emitir notas fiscais.

Cada caso deve ser analisado de acordo com as especificações de seu estado, junto à Secretaria de Fazenda.

Microempreendedor também emite NF

Os profissionais autônomos que legalizam seu trabalho abrindo uma empresa e se tornando um microempreendedor individual (MEI), tem junto com a formalização as vantagens e obrigações de uma empresa diante dos fornecedores e clientes.

No caso de um MEI, existe a questão do valor máximo de faturamento por ano, que é de 60 mil reais.

Nesse caso, o valor total das notas fiscais emitidas não pode ultrapassar esse número.

Mesmo assim, algumas vezes o lucro dos serviços prestados é superior a esse montante, já que não é obrigatório a emissão de notas fiscais para pessoas físicas.

Separamos algumas dicas para que você que tem um MEI saiba o que precisa para começar a emitir notas fiscais. Veja a seguir:

Entenda os tipos de notas fiscais

As notas fiscais não são todas iguais. Existem alguns tipos disponíveis para o microempreendedor individual, que devem ser analisados para que se possa escolher o melhor modelo para seu negócio.

Rapidinho: Se você estiver interessado em ideias de negócio com pouco dinheiro, baixe agora nossa coletânea com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais

Nota Fiscal Avulsa (NFA): a empresa solicita a NF para a Secretária da Fazenda (SEFAZ) e a retira já pronta em um órgão emissor responsável. Algumas vezes esse processo é gratuito, mas varia de acordo com a região e em alguns estados a Nota Fiscal Avulsa não é mais emitida, já que a tendência é que se elimine as notas em papel.

Esse tipo de nota é referente a operações de venda ou revenda de produtos diversos, despachos e circulação de itens.

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e): embora mais prático e rápido, esse método que consiste em tirar a nota pela internet ainda não está disponível em todos os estados.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): esse modelo também requer autorização na Secretaria da Fazenda e o processo varia de acordo com cada estado. Nesse caso, as taxas a serem pagas pelo MEI são as mesmas de qualquer outra empresa. Veja no blog da Sage 3 motivos para você emitir notas fiscais eletrônicas.

Nota Fiscal de Venda a Consumidor: essa aparentemente é a mais comum: um bloco de Notas Fiscais que podem ser emitidas manualmente. Assim como em alguns modelos anteriores, para obter a Nota Fiscal de Venda a Consumidor, o MEI precisa solicitar junta a Secretaria da Fazenda e seguir orientações de impressão. Essa nota é comumente usada na venda direta de produtos.

Por que começar a emitir nota fiscal?

A NF é um comprovante de venda ou prestação de serviço feita pela sua empresa. Para o cliente é o registro de compra e para o empreendedor é também um documento que demonstra ao governo que sua empresa paga os tributos de forma correta.

Além de dar credibilidade à sua empresa, as notas fiscais são obrigatórias. Sua omissão configura crime contra a ordem econômica e tributária. Mas, não é só uma questão legal. As notas fiscais são essenciais para o controle contábil do seu negócio.

Sabendo disso, o bom empreendedor faz com que as obrigações, direitos e deveres da empresa caminhem juntos para o bom funcionamento do seu negócio!

DICA BÔNUS: recomendo a leitura do nosso guia com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais que vai ajudar você a encontrar a melhor ideia de negócio para abrir empresa.

Clique aqui para baixar a coletânea completa.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 398 outros assinantes

Sobre Sage do Brasil

Sage do Brasil
A Sage é líder no mercado de contabilidade integrada, folha de pagamento e sistemas de pagamento, apoiando a ambição de empreendedores pelo mundo.