Passo-a-passo para formalizar a sua empresa

Ser empresário é o sonho de muitas pessoas que buscam ideias para se lançar no mercado, mas é também um grande desafio!

Algumas pessoas tem a ilusão de que o empresário goza apenas dos lucros da empresa.

No entanto, se você pensa em empreender, saiba que terá que trabalhar mais do que nunca e aprender a gozar também das perdas do seu negócio!

Sem salário ou horários fixos, o empreendedor precisa administrar e gerenciar a sua empresa e o seu tempo, para conseguir cumprir os inúmeros compromissos que terá para fazer o seu negócio lucrar.

Nesse caminho é válido buscar estratégias e ferramentas que irão ajudá-lo a planejar toda essa jornada que, embora não seja fácil, é muito recompensadora!

Paciência e persistência devem ser itens inclusos no seu plano empresarial, pois até começar a empresa e começar a lucrar efetivamente leva tempo.

Saiba que no Brasil, quase metade das empresas fecha antes de completar 3 anos.

Construindo o sonho

A boa notícia é que você pode abrir o seu negócio de uma maneira mais confortável, mas sem se acomodar.

O que queremos dizer é que você não precisa jogar tudo pro alto, largar o emprego, fazer empréstimos ou dar início ao seu negócio por impulso ou empolgação.

Para iniciar da maneira correta você tem que se planejar.

Comece pesquisando a respeito e buscando informações para formalizar o seu negócio, por exemplo.

No Sebrae você pode ter acesso a cursos, apostilas, consultorias e orientações e no Blog Oficial da Sage, você também encontra mais artigos com informações sobre tudo o que é relativo à abertura de empresas e operação de negócios!

 

Vamos então falar sobre o motivo deste artigo: a formalização da sua primeira empresa.

primeiros-passos

Como formalizar a sua empresa

Você já deve ter notado que não basta querer ter uma empresa, abrir um negócio é um processo que passa por muitas etapas e envolve burocracia.

Os detalhes de cada etapa você pode consultar acessando gratuitamente o e-book: Quero Abrir Meu Negócio.

Vamos ao passo-a-passo:

  1. Contrato social – registro de pessoa jurídica: esse instrumento tem todas as informações sobre regimento da empresa, deveres e direitos dos sócios e membros envolvidos no negócio. Conta com cláusulas obrigatórias e facultativas e deve ser registrado na Junta Comercial do Estado ou no Cartório de Pessoas Jurídicas, dependendo o tipo de sociedade.
  2. Obtenção do NIRE: na Junta Comercial você vai obter o Número de Identificação do Registro de Empresa, também conhecido como NIRE.
  3. Obtenção do CNPJ: Com o NIRE você pode obter o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) no site da Secretaria da Fazenda. Esse é o número de identificação jurídica da sua empresa perante a Receita Federal.
  4. Alvará de funcionamento: depois de tirar o CNP Agora, com o seu CNPJ você deve ir à Prefeitura Municipal da sua cidade, Secretaria Municipal da Fazenda ou Administração Local para receber o seu alvará de funcionamento.
  5. Inscrição Estadual: é uma exigência para os estabelecimentos atuantes na indústria, comércio e serviços de transporte interestadual e intermunicipal.
  6. Cadastro na Previdência e Registro em sindicatos: a próxima etapa é realizar o cadastro na Previdência Social, mesmo que não tenha funcionários. O registro em sindicados da categoria também é importante para as empresas que estão dando os primeiros passos.
  7. Procure a Junta Comercial do seu estado: agora que você já sabe quais são os passos básicos para criar uma empresa, vale consultar a Junta Comercial do seu estado para esclarecer eventuais dúvidas e obter maiores informações sobre a formalização de negócios, já que esses passos podem variar a depender do estado onde seu empreendimento será aberto.

Apesar de todo o processo de abertura de uma empresa ser burocrático, formalizar seu negócio é muito importante para abrir a sua empresa da maneira correta.

Tornar-se empreendedor é uma excelente alternativa para quem quer conquistar o sucesso profissional, afinal, representa a possibilidade de autonomia financeira, flexibilidade de tempo e realização pessoal.

Você assume novas e importantes responsabilidades e por isso deve medir bem seus passos para não se frustrar lá na frente.

Agora que você já sabe o caminho é só começar a tornar o seu sonho em realidade.

Esperamos ter colaborado com instruções para que você possa formalizar o seu negócio e nos colocamos à disposição para ajudá-lo nessa longa empreitada rumo ao sucesso.

Leia mais sobre o tema no e-book Quero Abrir Meu Negócio preparado com carinho para ajudar pessoas como você.

Até o próximo artigo!

Sobre Sage do Brasil

Sage do Brasil
A Sage é líder no mercado de contabilidade integrada, folha de pagamento e sistemas de pagamento, apoiando a ambição de empreendedores pelo mundo.