Aprenda neste artigo dicas matadoras para você criar um planejamento financeiro que consiga seguir sem se desviar do caminho que escolheu

7 dicas matadoras pra você fazer um planejamento financeiro que consiga cumprir

Antes de você começar a ler esse artigo quero te deixar a sugestão de baixar nossa coletânea com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais

“Se você não sabe para onde quer ir, qualquer lugar serve”, essa famosa frase de Alice no País das Maravilhas retrata bem a importância de se ter um planejamento para tudo o que for fazer.

Claro que não é diferente quando a questão é ter um planejamento financeiro empresarial, fundamental para alcançar metas e objetivos.

Embora seja obvio, não é tão simples assim. Mais do que apenas elaborar um planejamento financeiro, você precisa segui-lo. É aí que muitos empresários têm dificuldade.

Para te ajudar a montar um cronograma ideal para que sua empresa se mantenha saudável, competitiva e em ascensão no mercado, separamos 7 dicas matadoras! Vamos a elas:

1 – Conheça sua empresa

A ideia é começar o quanto antes, mas lembre-se de que antes de dar o primeiro passo, você precisa saber onde está! O ponto de partida é essencial para decidir como trilhar a caminhada.

Por isso, você precisa conhecer sua empresa, ter um levantamento da real situação com os pontos mais importantes do funcionamento dela.

Acompanhar e analisar periodicamente as despesas e receitas da sua empresa é fundamental.

Com a análise de todas as informações pertinentes ao seu modelo de negócio é possível destacar os pontos fortes e os pontos fracos, vislumbrando assim quais são as medidas mais importantes a serem tomadas em cada segmento.

2- Tenha em mente as metas que pretende alcançar

Depois de saber quais pontos devem ser trabalhados, é preciso começar a trilhar a caminhada. Ao longo de todo planejamento empresarial você irá definir metas que pretende atingir, quais limitações deve evitar, os investimentos que poderá fazer, onde cortar custos, entre outros. Tudo isso, visto como um todo, faz parte das metas globais da empresa.

Mas, para chegar até o objetivo final, você deve ir passo a passo. Começar com um primeiro passo não significa não pensar nos passos seguintes!

3 – Tenha um plano de ação

Você já sabe o que quer, agora tem que criar um plano de ação para fazer com que seus objetivos sejam alcançados. Você pode mapear as ações necessárias lançando mão de cronogramas e delegando responsabilidades em cada setor.

Relatar e documentar todo o processo é fundamental para analisar futuramente as ações tomadas e os resultados. Você deve aplicar o plano de ação de imediato, mas também utilizá-lo pensando a longo prazo.

Até aqui, você já viu a importância de:

Rapidinho: Se você estiver interessado em ideias de negócio com pouco dinheiro, baixe agora nossa coletânea com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais

  1. Conhecer bem sua empresa e suas reais necessidades
  2. Traçar metas e objetivos trabalhando os processos, focando no resultado final
  3. Definir um plano de ação documentando tudo o que for feito.

Estamos indo bem, vamos aos outros pontos!

4 – Saiba quanto sua empresa pode gastar

Quando falamos em planejamento empresarial, você deve lembrar de que poderá lidar com imprevistos. Por isso, um plano orçamentário anual é fundamental.

Baseado nas metas e nas ações, você deve montar um orçamento prévio, já focalizando o que precisa faturar, quais são os limites de gastos, quais investimentos deverá fazer e poderá acompanhar isso ao longo do ano, analisando os ajustes que devem ser feitos.

Para trabalhar melhor o planejamento você pode lançar mão de um calendário com as datas das movimentações financeiras principais, programação de gastos e recebimentos. Você pode personalizar um que atenda às necessidades da sua empresa.

5- Trabalhe com opções alternativas

Se o seu planejamento empresarial der certo, sua empresa crescerá de acordo com o que foi planejado, mas sabemos que nem sempre é possível contar com isso. Além do cenário base, tenha um cenário otimista e um outro pessimista. Trabalhar com opções alternativas te prepara para lidar com situações adversas de maneira mais coerente.

6- Entenda a língua do mercado

O funcionamento da sua empresa está diretamente atrelado ao mercado, tanto rem relação aos fornecedores, clientes e também concorrentes. Para obter bons resultados no seu planejamento financeiro empresarial, você precisa entender a “língua” do mercado, tanto para ouvir quanto para falar.

A boa negociação com fornecedores garante melhores prazos e condições de compra e pagamento. Quando você também conhece sua clientela e seus hábitos de consumo é mais provável que consiga planejar as metas de entradas e saídas, de acordo com o andamento das vendas.

Assim você consegue manter um estoque necessário para sua demanda, sem exageros e sem faltas.

7- Cada coisa em seu lugar

Não misture o caixa empresarial com o pessoal. Um bom planejamento financeiro requer fidelidade na hora de repassar informações. Quando as contas são misturadas fica impossível analisar os resultados de forma coerente.

Evitar empréstimos também é outra dica importante já que os altos jutos e o dinheiro vindo de outra fonte que não seja os rendimentos previstos faz com que haja uma mistura de informações, prejudicando o andamento das finanças empresariais.

Não tenha medo de pedir ajuda

É possível que você consiga fazer seu planejamento financeiro empresarial sozinho, mas não hesite se precisar de ajuda.

Hoje em dia existem inúmeras ferramentas que auxiliam o empresário na gestão e também no planejamento financeiro da sua empresa. Há também muitos profissionais que podem te ajudar tanto tirando dúvidas quanto dando orientações e esclarecimentos.

Não tenha medo de pedir ajuda, inicie agora mesmo sua jornada rumo ao sucesso!

EXTRA: recomendo a leitura do nosso guia com 130 ideias de negócio para abrir empresa com menos de mil reais que vai ajudar você a encontrar a melhor ideia de negócio para abrir empresa.

Clique aqui para baixar a coletânea completa.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 392 outros assinantes

Sobre Easy Control Contabilidade Inteligente

Easy Control Contabilidade Inteligente
Empresa especializada em Outsourcing de serviços Contábeis, Tributários e Financeiros. Muito mais que um mero escritório contábil, se posiciona como apoiadora de seu negócio, tendo em seu DNA o desejo de colaborar com o crescimento de empreendedores por todo o Brasil.