Quanto custa um funcionário?

Esta é uma das dúvidas que mais deve atormentar a cabeça de empreendedores pelo Brasil afora porque neste país contratar um empregado é talvez o que há de mais oneroso dentro da administração de uma empresa. Neste segundo artigo, redigido por Roberto Sidney, da Arkham Contabilidade, que tem prestado assessoria para o Insistimento e seus leitores semanalmente, podemos ter uma noção bem clara de quais impostos incidem sobre a contratação de um empregado para as nossas empresas. Fiquem com a matéria:

Normalmente essa questão é a primeira a ser levantada quando a empresa reconhece a necessidade de mão-de-obra. Não vamos entrar no mérito dos riscos inerentes de se trabalhar com RPA, contratar uma PJ ou simplesmente não assinar a carteira a fim de economizar. Esse tipo de economia geralmente se transforma em dor de cabeça no futuro próximo.

Vamos partir da idéia que um novo funcionário é imprescindível e em quanto sua contratação afetará o orçamento de uma empresa tributada pelo lucro presumido. A tabela abaixo mostra a variação de salários, bem como os impostos, vale-transporte (R$ 4,70 por dia), alimentação (R$ 10,00 por dia) e as provisões de férias e 13º salário.

Visualizar tabela de simulação de folha de pagamento

Nota-se que em termos percentuais um funcionário contratado pelo salário-mínimo vigente tem o custo superior a dois salários. Entretanto essa variação oscila em função da quantidade de dias úteis e tende a cair progressivamente de acordo com o aumento do salário.

Por certo que a assustadora carga tributária contribui para que as empresas busquem paliativos, como os do primeiro parágrafo, na hora da contratação. Pena que essas ações, com o passar do tempo, passaram de muleta a norma implícita para grande parte dos administradores.

Talvez seja a hora de lembrar que o custo de um funcionário não deve ser avaliado apenas pelas obrigações as quais a empresa se sujeita e sim a quanto ele agrega com seu trabalho a ela. Talvez seja hora de trocarmos a primeira questão de “quanto custa um funcionário para empresa?” para “quanto vale um funcionário para empresa?”.

Colaboração:
Roberto Sidney
robertosidney@ymail.com
ARKHAM contabilidade ME
(21) 3355-3003 / (21) 8108-1459 / (21) 8109-5596

Se você tiver alguma dúvida em relação ao seu negócio ou gostaria de ser um colaborador deste site escrevendo artigos voltados a empreendedorismo, não hesite em entrar em contato.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 205 outros assinantes

Sobre Negócio do Zero

Portal onde empreendedores de primeira viagem encontram o que precisam para criar e profissionalizar seus negócios.

Nossos parceiros de conteúdo...

O emissor de notas da SEFAZ está com os dias contados?

Teste gratuitamente o Sage One, evite dor de cabeça e continue emitindo suas NF-e!

Clique aqui para conhecer