5 características presentes em todo empreendedor de sucesso



Você já parou para pensar nos fatores que fazem algumas pessoas terem sucesso?

E também já parou para analisar os motivos pelos quais outras pessoas não tem sucesso algum?



Um dos pilares da Programação Neurolinguística (PNL) é a técnica da modelagem comportamental que consiste em observar e imitar conscientemente comportamentos que consideramos eficientes.

No início da minha carreira, mesmo sem conhecer a fundo esta técnica, sempre investia um pouco do meu tempo para analisar o comportamento de pessoas que haviam atingido o sucesso profissional que eu almejava.

Bill Gates (Microsoft), Ozires Silva (Embraer) e Ricardo Semler (Semco) eram alguns dos nomes que eu “estudava” na época, lendo seus livros, biografias e tudo o mais que pudesse para descobrir as chaves das suas vidas bem sucedidas.

Esse hábito de observar e imitar conscientemente comportamentos que eu considerava eficientes, se tornou uma prática comum do meu dia a dia e hoje, cerca de vinte anos depois, me peguei fazendo o mesmo que fazia naquela época analisando os empreendedores online de maior sucesso e seus negócios.

Há cerca de um ano encerrei minhas atividades como empreendedor offline para me dedicar exclusivamente a este blog que virou empresa e hoje distribui conhecimento em artigos e cursos para aqueles que desejam empreender ou melhorar os resultados dos seus empreendimentos.

Sair do mundo offline para o mundo online não foi muito fácil, mas também não posso dizer que foi muito difícil, pois como eu queria entrar neste novo mundo, sabia que bastava eu “copiar” aquilo que os melhores nomes desse mercado já estavam fazendo para adaptar suas técnicas ao meu negócio.



É por acreditar completamente na frase abaixo que compartilho com você nas próximas linhas, as 5 características fundamentais presentes em todos os empreendedores de sucesso, seja no mundo online ou no mundo offline.

“Se alguém já faz aquilo que você almeja fazer, então é possível que você também consiga.” (Tweet Isso)

#1: Seja reconhecido pelo seu conteúdo

Pare por alguns instantes para escrever em um pedaço de papel o nome das pessoas que mais admira na internet. Agora visite o perfil dessas pessoas nas redes sociais ou mesmo seus sites e observe o tipo de conteúdo que compartilham.

Provavelmente você verá conteúdos incríveis sendo compartilhados completamente alinhados com o perfil profissional daquela pessoa não é mesmo?

É como se cada uma dessas pessoas fossem donas de um determinado nicho de conteúdo e de uma maneira própria de compartilhamento.

Algumas pessoas compartilham conteúdo através de um blog, outras através do Facebook, enquanto outras somente através de vídeos, mas cada uma delas coloca a sua personalidade naquilo que compartilha sendo reconhecida pelo “jeitinho especial” que coloca naquilo que faz.

O conteúdo que você compartilha é útil para você?
Uma das minhas estratégias na hora de compartilhar conteúdo é perguntar se eu utilizaria o conteúdo que pretendo compartilhar. Agindo assim, acabei criando aqui no blog, minha própria biblioteca de conteúdos realmente poderosos. Você possui algo do tipo no seu negócio?

“Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar.” ~ Carlos Drummond de Andrade (Tweet Isso)

#2: Seja reconhecido por ser um expert

Agora analise aquilo que essas pessoas que você admira compartilham e perceba que elas conhecem profundamente os problemas e desejos de quem as segue.

Se você acompanha alguém que ensina como criar um negócio, a verá compartilhando assuntos referentes a este tema, mas especificamente ligados à área de mudança de mentalidade, metodologias, entre outros assuntos.



Nós podemos nos tornar experts em qualquer área, bastando que conheçamos o problema e os desejos das outras pessoas que também estejam interessadas naquela área.

De forma alguma você precisa ter uma graduação, não entenda desta forma. Você apenas precisa ter passado ou estar passando pelos mesmos problemas e ter os mesmos desejos da sua audiência para falar a “mesma língua” que ela na hora de compartilhar seus resultados positivos e negativos.

Você tem resultados para compartilhar com sua audiência?
Quem acompanha este blog sabe que faz mais de seis anos que eu exponho aqui meus resultados como empreendedor, compartilhando tanto sucessos como fracassos. Desta forma, minha audiência, passou a me considerar uma das principais referências na internet brasileira quando o assunto é abrir o seu primeiro negócio. Você é considerado uma referência no nicho onde atua?

“Um expert é uma pessoa que cometeu todos os erros possíveis em uma área específica.” ~ Niels Bohr (Tweet Isso)

#3: Seja reconhecido por ser generoso

Uma das citações mais famosas é aquela que diz que é preciso dar para receber e atualmente isto é tão verdade que empreendedores digitais lançam seus programas de treinamento dando conteúdo de graça para as pessoas interessadas através de vídeos em uma sequência que ficou conhecida como fórmula de lançamento.

Seth Godin, um dos gurus do marketing mundial, diz que geralmente o bom marketing não parece marketing porque ele acaba fazendo uso de recursos poderosos como o dar e receber.

No momento que você lê esse artigo e ele é útil para você, você confia mais no meu trabalho e quanto mais artigos meus você ler e mais forem sendo úteis, mais você confia naquilo que eu faço.

Essa relação de confiança é estabelecida pela generosidade, presente no novo marketing apesar de alguns empreendedores virarem as costas para ela, pensando que ainda estamos naquela época onde as empresas investiam mais no marketing invasivo para conseguir mais clientes.

Você dá sem esperar receber?
Sempre que vou escrever algo ou falar com alguém, me comprometo a dar o máximo que eu puder naquilo que pretendo fazer. Um verbo que rege o meu trabalho é o verbo impactar. Assim, eu acabo escrevendo artigos bombásticos ou dando mais do que uma mão para alguém que pede meu auxílio e inevitavelmente acabo recebendo muito em troca. Você cobra por tudo o que faz ou dá sem se preocupar em receber?

“Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores.” ~ Provérbio Chinês (Tweet Isso)

#4: Seja reconhecido por ser autêntico

Lembra que cada uma das pessoas que você admira colocam um jeitinho especial e único naquilo que fazem? Não? Então volte aos perfis delas nas redes sociais e analise o que e o como elas fazem o que fazem.

Você perceberá que as pessoas de maior sucesso são autênticas. Elas não tentam ser normais, boazinhas e legais. Elas querem fazer algo do jeito delas e fazem.

Um ótimo exemplo disso são os artistas. Tem cada um mais único que o outro. Eles têm a coragem de mostrar a cara limpa de qualquer preconceito para se expressar do seu jeito.

Imagine se a Apple fosse uma empresa que somente construísse computadores? Ela iria estar no mesmo mercado que a Samsung, Dell, Acer, Toshiba, Sony, entre outras marcas. Ao invés disso, a Apple entrega para seus consumidores um computador único, diferente de todos os outros computadores que existem no mercado ficando sem concorrentes.

Você é uma cópia de alguém?
Confesso que no início da minha carreira eu tentava ser aquilo que eu não era. Até mesmo aqui no blog eu comecei a criar vídeos porque os outros estavam criando. Gravei uns dois ou três podcasts porque os outros estavam gravando, mas o resultado sempre era algo perto do medíocre. Isso porque eu não estava respeitando quem eu era: um cara que escreve e ponto. Você está tentando ser alguém que você não é ou buscando ser único?

“Gosto de pessoas autênticas, fantoches pra mim só no teatro!” ~ Tuca Neves (Tweet Isso)

#5: Seja reconhecido por ser um líder

Que é líder está sempre na frente. Líder não tenta copiar os resultados dos outros. Ele estuda os resultados dos outros para fazer seus próprios resultados da sua maneira.

O líder se responsabiliza totalmente pela sua vida e também assume a responsabilidade pela vida dos seus clientes ou daqueles que esteja liderando.

Você não pode ser líder se estiver vivendo para ser mais um, tal qual as várias clínicas, lojas de informática, entre outros estabelecimentos que existem por aí.

Um líder é inovador, sempre está fazendo algo diferente dos outros, pensando lá na frente e ajudando outras pessoas a virem consigo. Mais uma vez, peço que vá até a lista de pessoas que admira para verificar se estas pessoas são líderes ou não passam de mais alguém no meio da boiada. Dê uma olhada. Você não irá se surpreender.

Você é líder da sua própria vida?
Só conseguimos liderar alguém quando nos tornamos totalmente responsáveis por liderar a nós mesmos. Enquanto crermos que a culpa pelas nossas mazelas é do governo, do chefe, da mãe e do marido, nós seremos eternamento seguidores de algum milagre ao invés de nos tornarmos o próprio milagre. Você se considera totalmente responsável por tudo o que acontece na sua vida?

“Se um dia queres chegar a ser líder, comece a servir.” ~ Brenon Salvador (Tweet Isso)

Você tem alguma sugestão de uma característica dos empreendedores de sucesso que não está listada aqui?



11 Comentários

      • Marcos, passei a acompanhar o seu blog para fazer com você o que você fazia com os experts. E isso tem dois lados: o primeiro é que eu aprendo com você e posso usar esse aprendizado nos meus negoócios e o segundo é conhecer você para dar sequência ao projeto de conhecer melhor um dos profissionais que serão focalizados naquele meu projeto.

  1. Marcos,

    Além das cinco características citadas por você, eu destacaria também a persistência. Pessoas de sucesso jamais desistem. Fatalmente elas podem cometer erros que, no final das contas, serão utilizados como feedback para as próximas tentaivas.

    • Olá Leandro.

      Tenho refletido sobre esse aspecto da persistência e apesar de considerá-la uma característica fundamental das pessoas de sucesso, percebo que ela não é nada se a pessoa não tiver também a característica da flexibilidade.

      As pessoas de sucesso não desistem dos seus sonhos e avançam sobre qualquer obstáculo para conquistar o que programaram, entretanto precisam ser flexíveis para verificar que às vezes um determinado caminho, não é o melhor e que é preciso modificar o percurso se quiser atingir o objetivo.

      Escreverei mais a respeito certamente.

  2. Olá Marcos.

    Como sempre, excelente! Eu só acrescentaria que por trás de tudo isso existe o que de fato é o diferencial, que é o poder pessoal, é ele que irá determinar o sucesso ou o fracasso, ele nos faz perceber que são as nossas escolhas que guiam as nossas vidas e por isso devemos estar conscientes do que escolhemos, pois iremos levar isso conosco, por toda a nossa existência, sendo assim, tudo o que escolhemos fazer deverá ser feito da melhor maneira, não o melhor que podemos fazer, mas o melhor que possa ser feito, indiferente da situação, isso é preciso e temos que fazer pela vida, aproveitar qualquer momento pois são únicos ao seu modo e é isso que compõe o todo, colecionar momentos, o segredo da vida é viver, não somos nada, não temos regalia alguma, somos apenas peões no tabuleiro do universo, caminhando em direção a morte, logo, não deve existir tempo pra preguiça, pra reclamações, pra desperdícios, pra inseguranças, cada escolha que tomamos, cada gesto que fazemos, cada momento que vivemos pode ser o último, a nossa última batalha na terra, então estejamos conscientes das nossas escolhas pois o arrependimento é obra do acaso e se você não tiver poder pessoal, poderá ter a informação mais valiosa do mundo, mas aos seus olhos, não servirá para nada.
    Aho!

    • Obrigado Jean. O detalhe é que todos nós temos poder pessoal. Uns esqueceram disso, é verdade, mas todos temos.

      Obrigado por compartilhar sua opinião por aqui. Isso sempre é bem importante.

  3. Oi Marcos,

    Esse é o primeiro artigo que leio no seu blog e já fiquei muito surpreso com a sua objetividade e clareza. Gostei muito do que você escreveu e agradeço por compartilhar isso e permitir que eu leia. Pode ter certeza de que minhas visitas serão diárias.

    Só uma sugestão, se for interessante para você, inserir uma opção de impressão dos seus posts sem ter que fazer isso manualmente. Sugiro isso porque gosto de salvá-los ou imprimo-los para ter como material de consulta e isso facilitaria muito, além de ter a opção de você incluir sua marca no documento.

    Um abraço.

    • Oi Guilherme.

      Muito obrigado pelo elogio. É gratificante para mim perceber que os leitores realmente gostam dos textos que publico aqui.

      Vou verificar a possibilidade de impressão dos artigos sim. Pode deixar.

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