Como abrir empresa passo a passo: um contador nos revelou tudo



Como Abrir Empresa Passo a Passo

Abrir empresa passo a passo é desafio para todos, principalmente empreendedores iniciantes.

Até o momento anterior a pesquisa que embasou este artigo, o processo de abertura de uma empresa passo a passo para mim era:

  1. Chama um contador
  2. Pagar a eles os honorários
  3. Aguardar a liberação da empresa para funcionamento


Entretanto isso é uma visão muito simplista e prática de um processo que muitas vezes nós, empresários, fazemos questão de nos distanciar equivocadamente.

Saber, por exemplo, que determinadas atividades econômicas sofrem maior tributação que outras é essencial para você modelar o seu negócio de acordo e evitar um alto custo de operação logo no início do empreendimento.

Para que você não fique mais na dúvida, coloco abaixo um passo a passo para abrir empresa que montei com o meu contador que no geral é seguido por todos os tipos de negócios.

Abrir empresa passo a passo  (visão do contador)

A primeira atividade é a elaboração de um cronograma de trabalho com o seu contador, pois como abrir empresa é uma prestação de serviços, torna-se importante que o prestador deste serviço (seu contador) saiba quando você precisa da empresa aberta por exemplo ou qual a sua capacidade de investimento neste processo.

Nem sempre é necessário pagar ao contador todo o montante referente aos serviços e taxas.

Você pode acordar com ele o pagamento de parte do serviço e das taxas conforme o andamento do processo for seguindo.



Fica a critério da sua agenda e da sua disponibilidade de capital, agilizar ou não esse processo de abrir empresa passo a passo.

Entretanto, não acredite que a sua empresa estará funcionando em um mês, pois isso é muito raro a não ser quando se trata de microempreendedores individuais que ganham o CNPJ na hora através de um simples cadastro na internet.

Todos os outros tipos de empresa finalizam o processo de abrir empresa passo a passo de dois a cinco meses para mais.

Se você quiser abrir empresa a partir de outubro por exemplo, as chances de só começar a operar o seu negócio em janeiro ou fevereiro do outro ano são grandes.

Cansaço na hora de Abrir Empresa Passo a Passo

1. Definir os dados básicos da empresa

Depois de montado o cronograma, você precisa definir os dados básicos da empresa que compreende a definição da razão social, do endereço, dos CNAE’s (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), quadro societário e tributação.

Vale à pena você já dar uma olhada nas atividades econômicas disponíveis para registrar a sua empresa no site do IBGE, mas só mesmo com o seu contador você vai conseguir saber qual forma de tributação incide em determinado CNAE.

Em maio, foi aprovado por unanimidade, o texto base do substitutivo do PLP (Projeto de Lei Complementar) 221/12 que universaliza o Supersimples e basicamente diz que toda empresa (independente da atividade econômica) que faturar menos de R$ 3,6 milhões por ano poderá aderir ao Supersimples.



Isso beneficiará a empresa Insistimento, por exemplo, que ao invés de pagar 19% de imposto, passará a pagar 6% apenas até atingirmos esse nível de faturamento.

Apesar disso, recomendamos cuidado, pois muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte e pode ser que esse PLP não passe a valer realmente em 2015, uma vez que existe perda de receita pelo governo.

Enquanto isso não acontece, vale a precaução e buscar enquadrar a atividade da sua empresa naquelas permitidas pelo Supersimples para obter uma menor tributação no início das suas operações.

2. Busca prévia de local

A próxima etapa nesta saga de abrir empresa passo a passo é fazer a busca prévia de local, muito importante para empresas do setor de alimentos, por exemplo.

Se você trabalha a partir de casa e pretende abrir empresa de consultoria sem atendimento a clientes na sua residência ou manutenção de estoque, é bem simples conseguir um alvará, pois algumas atividades não fazem muitas exigências quanto ao local.

Uma das minhas empresas possui a sede na minha residência, mas eu precisei pedir autorização do síndico para abri-la aqui comprovando que não receberia clientes ou teria qualquer tipo de estoque.

Os requisitos variam de atividade para atividade e por isso a ajuda de um contador é fundamental nesse processo de abrir empresa passo a passo.

3. Confecção do contrato social

Seguindo na seara de abertura da empresa, agora chega a parte da confecção do contrato social para registro da mesma na Junta Comercial (RCPJ) e Receita Federal (CNPJ).

É no contrato social que estará descrita a atividade da empresa, seus dados básicos como endereço e a participação de cada sócio na sociedade além das suas funções.

Apesar de todo contador ter em mãos um modelo básico a seguir, aconselho consultar um advogado para amarrar todas as brechas que podem ter ficado soltas nesse modelo básico de contrato social.

Enquanto as coisas estiverem bem com seus sócios, não tem muito o que discutir, mas quando ocorre uma quebra na sociedade, essas brechas podem ser utilizadas para obter alguma vantagem para esta ou aquela parte.

Pronto o contrato social, segue o registro na Junta Comercial e na Receita Federal em um processo não muito longo, mas necessário para depois ser providenciado o Certificado Digital da empresa se isso for obrigatório para a sua atividade.

Neste ponto a empresa está praticamente aberta, pois os órgãos regulamentadores já sabem da sua existência, mas ainda falta a obtenção do alvará e da nota fiscal eletrônica para autorizar a operação.

4. Alvará

O alvará é essencial nesse percurso de abrir empresa passo a passo, pois ele é um documento que garante a autorização de funcionamento para qualquer tipo de empresa e é geralmente emitido pela prefeitura da cidade onde a empresa está registrada.

Cada prefeitura tem suas próprias regras para emissão do alvará e em determinadas atividades, é necessária também uma vistoria do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e outros órgãos para liberar o local para circulação de pessoas ou funcionamento de uma empresa que lide com alimentos ou químicos.

Neste ponto, o serviço do contador é fundamental, pois é ele que antecipa esses requisitos ajudando o empreendedor a escolher o local mais adequado e antecipadamente cumprir as regras da vistoria.

5. Nota fiscal eletrônica

Concluída esta etapa, chega-se na última e não menos importante, que é da emissão da nota fiscal eletrônica para que a sua empresa possa operar e receber valores dos seus clientes.

Em Curitiba eu fiquei espantado com a agilidade do processo, mas no Rio de Janeiro, onde tenho outra empresa, o processo é mais vagaroso.

Por aqui, eu mesmo fui até a prefeitura entregar os papéis para liberação da nota fiscal eletrônica que na mesma hora já foi liberada pelo fiscal com uma senha sendo enviada para o meu e-mail automaticamente.

Cá entre nós, eu cheguei a perguntar duas vezes para ele quando a senha estaria pronta para confirmar que eu realmente tinha ouvido “Já está!”.

Além da felicidade de não ter enfrentado fila e ter resolvido a questão na mesma hora, podia emitir uma nota fiscal naquele mesmo dia quando chegasse no escritório.

Chegamos no final do processo.

Estas são as etapas para você abrir uma empresa passo a passo na visão de um contador.

Quando sua empresa estiver totalmente aberta e operando, acerte com o contador que contratou um acordo mensal para prestação de serviço dele para a sua empresa, pois ao longo do funcionamento do seu empreendimento, são necessárias emissões de guias e outros trâmites da área de contabilidade que fazem jus ao pagamento de um contrato mensal.

Muitas pessoas economizam esse valor por mês achando que dão cabo de realizar todas essas tarefas sem a ajuda de um contador e quando vêem esqueceram de pagar aquele imposto importante seis meses atrás que agora está com o valor aumentado pelos juros.

Minha recomendação é de que o empreendedor cuide do negócio (de gerar valor e fazer dinheiro) e o contador cuide da burocracia.

Boa abertura de empresa para você (e seu contador) e vamos em frente.



18 Comentários

  1. Que exemplos vc pode dar de empresas de consultoria sem atendimento a clientes na sua residência e/ou sem manutenção de estoque? Vc disse que tem uma empresa nesse modelo, como ela funciona?

    • Fabrício, a empresa que é o Insistimento é uma empresa de consultoria e educação que presta consultoria nos locais dos clientes e oferece cursos pela internet (sem estoque).

      Além disso, tenho uma empresa de hospedagem de sites que também não precisa receber os clientes no local da empresa e tampouco possui estoque.

  2. Olá Boa Noite
    Só uma observação… Até mesmo antes do CNAE, é necessário que consulte o INPI que é um órgão federal relacionado ao nome da Empresa, pois se for usado o mesmo nome de outra Empresa com o mesmo segmento de trabalho, pode ocorrer problemas futuros e até mesmo processuais. Minha sugestão também é que contrate uma consultoria de registro de marcas e patentes, e claro que pesquise antes se a consultoria tem registro na INPI.

  3. Bom Dia Marcos,

    Sou recém formada em Ciências Contábeis, mas não tem CRC ainda, e gostaria de auxiliar meu irmão a se formalizar como empresário individual, mas como ainda não trabalhei na área não tenho certeza se posso fazer a parte burocrática da abertura de sua empresa, saberia me informar se posso ou não? Obrigada!

    • Formalizar como MEI é muito simples e conforme código de ética dos contadores, estes profissionais podem prestar consultoria ao teu irmão pelo período de um ano gratuitamente.

  4. Bom dia Marcos,

    Eu e meu noivo tivemos uma ideia bem legal e agora queremos abrir nossa empresa. Trata-se de uma pequena industria de um alimento específico. Neste caso a minha maior dúvida é quanto ao local de funcionamento. Posso abrir essa empresa no meu endereço residencial (moro de aluguel)? como se trata de uma indústria, preciso de alguma autorização da vigilância sanitária? como descubro se no meu bairro é possível a abertura da empresa? obrigada

    • obs: o local físico seria apenas para a produção e estoque do alimento. A venda seria realizada pela internet, não receberíamos os clientes no local.

      • Raquel, busque um contador para te dar as instruções devidas para colocar o teu sonho em prática. A legislação é complicada e só um contador da sua cidade conseguirá lhe explicar melhor o passo-a-passo.

  5. Marcos, boa tarde. Em primeiro lugar parabéns pela iniciativa em desmistificar a questão da abertura de empresas no Brasil. Somente gostaria de saber se esse passo a passo serve para uma representação comercial jurídica, somente para abertura, pois o processo junto ao corcesp já tenho conhecimento. Obrigado e sucesso.

  6. Marcos.. obrigada pelo post, foi bem esclarecedor!
    Mas gostaria de saber sobre começar uma empresa do ramo alimentício em casa. No caso, os produtos são feitos em casa e vendidos boca a boca ou em alguns estabelecimentos. Agradeço desde já!

Comentários não permitidos.