Clientes e concorrentes são apenas os teus instrutores



Depois de dois artigos que deram o que falar, um sobre serviço e outro sobre empregados e empreendedorismo, agora pretendo falar-lhes sobre os amigos e inimigos da sua empresa, ou seja, seus clientes e seus concorrentes. O que eles são? Como lidar com eles? Como tornar melhor a sua empresa para poder servi-los completamente?

APENAS INSTRUTORES
Todos à nossa volta são apenas os nossos instrutores. Amigos, vizinhos, colegas de trabalho, fornecedores, concorrentes e inimigos. Todos, sem exceção ocupam uma posição na nossa vida onde precisamos aprender algo. E se você não estiver atento ao que o seu inimigo tem a lhe ensinar, estará cometendo o mesmo erro se não se mantiver atento ao que o seu amigo lhe mostrar. Ambos, em diferentes posições, mas com o mesmo objetivo: ensinar-lhe como ser melhor que você mesmo.

DOIS LADOS DA MESMA MOEDA
Já que ambos estão para ensinar a sua empresa a ser melhor, porque não conviver com ambos e dar-lhes a oportunidade de indicar o caminho para o sucesso do seu empreendimento. Você pode aprender uma enorme quantidade de coisas e de problemas pedindo por solução estando sempre perto dos seus clientes. Da mesma forma que você pode compreender uma série de novas alternativas para as mesmas soluções, verificando nos seus concorrentes como eles fazem as coisas e como eles “batem” em você.



É preciso que entendamos que não a esforço nas duas atividades de ouvir. Ouvir o cliente e ouvir o concorrente. Escutar com atenção que soluções você pode dar ao seu cliente e prestar ainda mais atenção nas falhas dos seus concorrentes para atuar e criar para você e sua empresa, os argumentos necessários para combatê-los e servir melhor aqueles que te contratarem.

MELHORE O CONCORRENTE
Quanto mais você conseguir melhorar o seu mercado através da sua empresa, mais você estará impulsionando a outras empresas a fazerem da mesma forma que você, melhorando a cada uma pelo exemplo que a sua empresa está lhes dando. O seu cliente, ou melhor, os clientes do nicho de mercado que a sua empresa e a de seus concorrentes atendem, se beneficiarão em consequência por estarem diante de fornecedores que melhoram os seus produtos dia após dia para melhor servi-los. Não é ótimo isso?

PESSOAS JURÍDICAS, PESSOAS FÍSICAS
Seja como empresa ou como pessoa física, cada uma das atividades que desempenhamos com o objetivo de melhorar a nós mesmos, serve a um propósito maior que é o de fazer bem aos outros. E este serviço, de levar melhores serviços por melhores pessoas a melhores clientes, torna-se hoje o novo coração de uma economia onde compartilhar é mais importante que receber.

Aprenda com todos e faça a sua empresa diferente do que é hoje para servir melhor seus clientes aflitos por solução.