Como montar uma empresa de produtos de limpeza sem dinheiro passo a passo



Recebi uma mensagem um dia desses de uma leitora que pedia informações sobre como abrir um negócio do zero de produtos de limpeza, mas que não possuía nenhum capital para investir. Nenhum mesmo. Quando a perguntei se pelo menos tinha R$100 para abrir o negócio, recebi uma resposta negativa. Bem, quem me acompanha sabe que adoro desafios ligados a empreendedorismo e sou um apaixonado por criar empresas do nada, com muito pouco dinheiro e no artigo de hoje vou dar algumas ideias de um modelo de negócio que pode funcionar para você que pretende abrir uma empresa de limpeza sem dinheiro nenhum.

1056073_37357610


Publicidade

O objetivo do negócio que iremos montar é unir a necessidade de comprar produtos de limpeza mais barato dos consumidores com a possibilidade de comprar esses produtos em grande quantidade com os fornecedores. Uma coisa muito boa deste mercado é que os consumidores precisam todos os meses destes produtos e que há, intrínseco no modelo de negócio, a possibilidade real de gerar receita recorrente para o empreendedor. Apesar de ser extremamente útil abrir uma empresa deste tipo, será preciso demonstrar valor para os seus clientes sobre o que eles estão comprando através de planilhas comparativas dos preços e marcas dos seus produtos com os dos mercados próximos a residência do comprador, deixando sempre claro para ele que a sua empresa irá sempre buscar os melhores preços e as melhores marcas entregando pontualmente no dia combinado em suas residências.

Sem dinheiro, o seu trabalho inicial é fazer uma pesquisa dos produtos de limpeza mais consumidos no bairro que pretende ofertar o seu negócio, determinando as marcas mais utilizadas. Feito isso, você entra em contato com os fornecedores desses produtos para negociar com eles o preço de compra dos mesmos em grande volume. A ideia neste ponto é que o empreendedor estabeleça o valor e quantidade mínima de compra dos produtos para poder prospectar clientes.

Com a lista de compras e a meta de vendas em mãos, o seu valor de custo, o valor de venda e as planilhas comparativas de preço entre os seus produtos e o do mercado mais próximos da casa dos seus consumidores, você pode visitar a casa de cada um deles para que eles encomendem a sua cesta de produtos de limpeza optando pela compra à vista no ato da encomenda com desconto ou com pagamento no momento da entrega.

Formalizar-se através do MEI (Micro Empreendedor Individual) como COMERCIANTE DE PRODUTOS DE LIMPEZA é um excelente negócio para transparecer confiança para o seu cliente. O custo da formalização é praticamente zero, R$34,90 por mês apenas para ter tudo registrado e criar uma empresa realmente do zero, emitindo notas fiscais e tudo o mais.

Com as encomendas efetuadas, você vai até o fornecedor dos produtos de limpeza, compra os produtos e os entrega na casa dos compradores. Volta para casa, coloca tudo em uma planilha, calcula o seu lucro e também reserva uma parte para reinvestir no seu negócio, melhorando a sua apresentação (uniforme, cartão, panfleto, etc.) e confeccionando fichas de encomenda e listas de compra para seus consumidores. No mês seguinte você executa o mesmo processo e mês após mês vai expandindo o seu negócio para outros bairros através de revendedores da sua marca ou familiares que estejam sem ocupação e buscando trabalho.

É bom saber que…

Assumi algumas premissas para escrever este artigo que você deve ficar atento para não cometer erros na execução do plano. Assumi por exemplo, que o preço de venda do mercado próximo a casa dos consumidores é maior que o preço que você irá vender para eles. Também assumi que a negociação com o fornecedor dos produtos de limpeza permitirá que você retire os produtos pagando-os após recolher todo o dinheiro com os seus consumidores. Assumi também que você sabe lidar com planilhas e buscar informação na internet para fazer uma pesquisa de mercado. Verifique se essas minhas premissas estão corretas antes de começar a empreender neste ramo, pois se eu não tivesse mais nada hoje e tivesse que começar a empreender do zero com um modelo de negócios como esse, faria da forma como sugeri acima, mas checando estes pontos antecipadamente.


Publicidade

Se você executar este plano, deixe-me a par do seu progresso para compartilhar a sua história aqui no site.

Bom empreendimento.


Publicidade