Como montar uma empresa de produtos de limpeza sem dinheiro passo a passo



Recebi uma mensagem um dia desses de uma leitora que pedia informações sobre como abrir um negócio do zero de produtos de limpeza, mas que não possuía nenhum capital para investir. Nenhum mesmo. Quando a perguntei se pelo menos tinha R$100 para abrir o negócio, recebi uma resposta negativa. Bem, quem me acompanha sabe que adoro desafios ligados a empreendedorismo e sou um apaixonado por criar empresas do nada, com muito pouco dinheiro e no artigo de hoje vou dar algumas ideias de um modelo de negócio que pode funcionar para você que pretende abrir uma empresa de limpeza sem dinheiro nenhum.

1056073_37357610



O objetivo do negócio que iremos montar é unir a necessidade de comprar produtos de limpeza mais barato dos consumidores com a possibilidade de comprar esses produtos em grande quantidade com os fornecedores. Uma coisa muito boa deste mercado é que os consumidores precisam todos os meses destes produtos e que há, intrínseco no modelo de negócio, a possibilidade real de gerar receita recorrente para o empreendedor. Apesar de ser extremamente útil abrir uma empresa deste tipo, será preciso demonstrar valor para os seus clientes sobre o que eles estão comprando através de planilhas comparativas dos preços e marcas dos seus produtos com os dos mercados próximos a residência do comprador, deixando sempre claro para ele que a sua empresa irá sempre buscar os melhores preços e as melhores marcas entregando pontualmente no dia combinado em suas residências.

Sem dinheiro, o seu trabalho inicial é fazer uma pesquisa dos produtos de limpeza mais consumidos no bairro que pretende ofertar o seu negócio, determinando as marcas mais utilizadas. Feito isso, você entra em contato com os fornecedores desses produtos para negociar com eles o preço de compra dos mesmos em grande volume. A ideia neste ponto é que o empreendedor estabeleça o valor e quantidade mínima de compra dos produtos para poder prospectar clientes.

Com a lista de compras e a meta de vendas em mãos, o seu valor de custo, o valor de venda e as planilhas comparativas de preço entre os seus produtos e o do mercado mais próximos da casa dos seus consumidores, você pode visitar a casa de cada um deles para que eles encomendem a sua cesta de produtos de limpeza optando pela compra à vista no ato da encomenda com desconto ou com pagamento no momento da entrega.

Formalizar-se através do MEI (Micro Empreendedor Individual) como COMERCIANTE DE PRODUTOS DE LIMPEZA é um excelente negócio para transparecer confiança para o seu cliente. O custo da formalização é praticamente zero, R$34,90 por mês apenas para ter tudo registrado e criar uma empresa realmente do zero, emitindo notas fiscais e tudo o mais.

Com as encomendas efetuadas, você vai até o fornecedor dos produtos de limpeza, compra os produtos e os entrega na casa dos compradores. Volta para casa, coloca tudo em uma planilha, calcula o seu lucro e também reserva uma parte para reinvestir no seu negócio, melhorando a sua apresentação (uniforme, cartão, panfleto, etc.) e confeccionando fichas de encomenda e listas de compra para seus consumidores. No mês seguinte você executa o mesmo processo e mês após mês vai expandindo o seu negócio para outros bairros através de revendedores da sua marca ou familiares que estejam sem ocupação e buscando trabalho.

É bom saber que…

Assumi algumas premissas para escrever este artigo que você deve ficar atento para não cometer erros na execução do plano. Assumi por exemplo, que o preço de venda do mercado próximo a casa dos consumidores é maior que o preço que você irá vender para eles. Também assumi que a negociação com o fornecedor dos produtos de limpeza permitirá que você retire os produtos pagando-os após recolher todo o dinheiro com os seus consumidores. Assumi também que você sabe lidar com planilhas e buscar informação na internet para fazer uma pesquisa de mercado. Verifique se essas minhas premissas estão corretas antes de começar a empreender neste ramo, pois se eu não tivesse mais nada hoje e tivesse que começar a empreender do zero com um modelo de negócios como esse, faria da forma como sugeri acima, mas checando estes pontos antecipadamente.



Se você executar este plano, deixe-me a par do seu progresso para compartilhar a sua história aqui no site.

Bom empreendimento.



46 Comentários

    • Curti Anderson. Eu também acho algo trabalhoso inicialmente de implementar por causa da união de informações de preço de ambos os lados, mas de simples execução e expansão. Manda ver e conta aqui!

          • Gostei de tudo que li,já havia iniciado,mas fiz os produtos e dei amostras para algumas pessoas,sou farmacêutica e resolvi fazer produtos a partir do momento que não aguento mais pagar tão caro no mercado e meus produtos ficaram excelentes,agora vou abrir MEI e pé no chão,
            pq quem sabe faz a hora e não espera acontecer.

  1. É importante salientar que esse tipo de plano funciona quando você trabalha com representação, e quando a entrega dos produtos é feita pelo fornecedor. Produtos de limpeza, cosméticos, alimentos, são exemplos de mercadoria que precisa de autorização da vigilância sanitária para o transporte (a regulamentação sanitária é parecida em todo o Brasil), sendo que para alguns tipos de produtos o veiculo precisa inclusive ser adaptado.

  2. Para abrir uma fabrica de produtos de limpeza,é bastante complicado pois tem que ter liberação de vários orgãos!
    Será que pelo MEI eu consigo?vão exigir eu ter um barracão para empresa?químico e etc??

  3. Amigo sou técnico em química industrial, será que eu mesmo poderia ser o RT por minha própria fábrica de saneantes, a princípio fabricaria apenas produtos básicos como amaciante, desinfetante entre outros de classe de risco baixo, você teria algum site que poderia me informar alguns detalhes, tenho bom conhecimento na fabricação, sei o que a dona de casa espera de um produto, afinal vendo produtos a mais de 3 anos, será que eu mesmo como técnico poderia assinar como responsável? Fico no aguardo, pois gostaria muito de trabalhar com produtos legalizados próprios, pois nesse ramo tem muita empresa vendendo água por lebre kkkk!!!!

  4. Bom dia, sou técnico ambiental e técnico em administração, tenho interesses de montar uma fabrica de produtos de limpeza, gostaria de saber se alguém tem alguma informação sobre maquina e equipamentos, sobre licenciamento eu já tenho todas as informações necessárias. aguardo retorno.

  5. Ola!eu abri uma loja de produtos de limpeza com muito pouco envestimeto ,sou da Mei e pago 40,40 reais por mês’,a pior coisa é VC investir pouco pois o giro também sera pouco,eu ainda não estou tirando meu lucro estou só investindo’,estou atras de novos fornecedores de novos produtos de novos preços e digo a vcs é luta,mais creio q vou vencer,

  6. ola tenho uma pequena loja de produtos de limpeza ainda naao tenho tudo oque desejo mas espero que um dia consiga estou com dificuldade de vender os produtos a cidade onde moro e pequena tem muitos que vende nas casas ai fica difeicil para mim ainda bem que nao pago aluguel como gostaria de poder estar melhorando maas esta devagar espero que nao desisto continuo firme tenho fe em DEUS que vou vencer repito nao e facil mas vou tentando gostaria muito de encontrar produtos mais em conta so asim poco vender mais quero vencer;;

  7. Ola bom dia olha recentemente montei uma distribuidora e estou trabalhando na rua com a venda realmente e difícil porem quando VC tem qualidade ai amigo nada e impossível com um investimentos de 250 reais comprei todos os produtos e trabalho apenas uma semana na rua e já vejo resultado claro tenho bastante conhecimento na minha cidade mais não e difícil vender nas cidades próxima com produto de qualidade e bom preço como na matéria VC vai longe em apenas uma semana já forneco para 12 lojas e um mini shopping aqui da minha cidade

  8. Bom dia galera bom fiz ainda baixei uma planilha dr fluxo de caixa dinheiro e cartão para acompanhar minhas vendas gastos lucros e tudo mais esse programa e ótimo para quem ta começando assim como eu do zero fica a dica sucesso no seu novo negócio

  9. Qual produto é melhor, preciso tanto trabalhar e essa é uma boa, mas não sei qual e onde comprar

  10. Meu projeto é montar um negocio de vendas de bases de produtos de limpeza, moro em cidade pequena e aqui não tem organizado neste sentido e o pessoal vai comprar na cidade vizinha, já tenho o ponto na minha casa só precisa organizar. Estou pensando em sair vendendo porta a porta tambem..

  11. Olá Marcos, tenho uma dúvida: Quero abrir um negócio pequeno de produção de prendedores de roupa, mas não tenho dinheiro para patentear uma marca. Na verdade tenho apenas o dinheiro para comprar a máquina de produção, minha duvida é a seguinte, posso vender meus produtos para lojas, sem uma marca, digo, somente os produtos na embalagem sem nome? Ou isso é ilegal e acarreta problemas no futuro? Gostaria muito que me ajudasse, desde já obrigado.

    • Lucas, certamente você pode vender um produto sem precisar ter uma marca. Em um primeiro momento, até mesmo sem uma empresa legalizada você consegue. Depois você abre um MEI. Depois uma EIRELI e depois chama um sócio para uma empresa SIMPLES, S/A e assim por diante.

  12. OLÁ, QUERO ÍNICIAR UM PROJETO DE FABRICAR PRODUTOS DE LIMPEZA, PRODUTOS BASICOS, E ECOLOGICOS, MAIS EM CASA. A PARTIR DE QUAL MOMENTO PRECISO REGULAMENTAR E PEDIR AUTORIZAÇÃO PARA FUNCIONAMENTO? ATENCIOSAMENTE: THAIS.

  13. estou começando um comercio pequeno com produtos de limpeza em casa,é preciso licença para essa comercialização ou não?tem que ter o mei para continuar?

  14. Olá sou representante de uma mini-franquia (baixo investimento) de produtos de limpeza ecológica e concentrados. Caso tenham interesse posso indicar a empresa.

  15. Ola!eu abri uma loja de produtos de limpeza com muito pouco investimento,graças a DEUS estou conseguindo,consegui um ponto comercial dentro do mercado municipal em minha cidade,o custo do aluguel é bem mais em conta,o fluxo de pessoas é bem maior, eu ainda não estou tirando meu lucro estou só investindo’,estou atras de novos fornecedores de novos produtos de novos preços e digo a vcs a luta é grande mais creio na minha vitoria.Quem abandona a luta não poderá nunca saborear o gosto de uma vitória.

  16. Bom dia Marcos Rezende, gostei muito da pagina e gostaria de tirar uma duvida, em qual faturamento de uma empresa de produtos de limpeza numa cidade de aproximadamente 18,000 abitantes onde vai a ver apenas minha produção local concorrendo com as grandes marcas? Desde já agradeço a atenção..

  17. Ola boa tarde. Possuo uma fabrica de produtos de limpeza, os produtos sao legalizados, temos um preço legal para comercializacao e um mix interessante de produtos tanto prontos como linha concentrada nosso email [email protected]

  18. Boa tarde sou uma estrangeira que moro faz mais de 18 anos no Brasil, preciso entrar em contato com vc. Meu fone: 44-9912-6063 (Tim) e 44-9171-6063 (Vivo). O número de meu cel Tim tem whatsapp. Por favor se pode enviar um numero de fone ou enviar uma mensagem ao e-mail: [email protected] Sou Administradora de empresas e trabalho para outra empresa como funcionária e desejo abrir meu proprio negócio. Tenho ideias mas preciso entrar em contato com vcs. Pois são varios detalhes. Grata.

Comentários não permitidos.