Como Administrar Conflitos E Gerenciar Pessoas



Os seres humanos são complexos. Ao mesmo tempo que existam pessoas que sempre concordam conosco, em contrapartida existem outras que parecem que nunca estão dispostas a nos entender, e essas pessoas dificultam não só nosso relacionamento com elas, mas podem ser um grande problema com outras pessoas.

Dentro de uma empresa, os conflitos podem ser ainda maiores, principalmente em pequenos negócios. Por isso é preciso saber administrar conflitos e gerenciar seu negócio de forma a evitar desentendimentos, para que haja não só harmonia mas o negócio não deixe de crescer por problemas pessoais.

Ouça Sempre



Um líder sabe que no momento de um problema na equipe, ele precisa ouvir as queixas e estar atento a cada acontecimento. Ouvir é bom, para se ter uma ideia da situação e principalmente trazer uma solução eficaz para o grupo.

Saiba Argumentar

Bons argumentos que façam com que as partes envolvidas reflitam, podem ser o que falta para solucionar brigas e discussões. O líder como bom interventor, deve dominar a prática da boa argumentação.

Portanto jogar condições e situações que faça que ambos parem por um momento e pensem no por que daquele conflito, pode ser a máxima que falta para a resolução necessária.

Cuidado Pra Não Se Envolver Demais No Conflito

Querer saber o que houve, como começou, qual das partes está reclamando mais e enfim, tudo que envolva um determinado conflito, faz parte dos interesses que você deve ter para conseguir chegar a uma resolução. O problema é quando você se envolve demais, a ponto de até ser a terceira parte atingida.

Ninguém quer entrar em discussões infundadas, mas ou você procura e exige que haja uma solução ou toma uma decisão que impacte os dois lados. O importante é não se envolver. Quando se envolve, as chances de você sair prejudicado também é grande, e além disso, acaba por enfraquecer sua gestão e autoridade.

Não Se Omitir Como Líder

É muito comum que em discussões e brigas na equipe, o líder fique muitas vezes omisso, deixando que as partes que estão tendo problemas se resolvam. Mas não é bem assim.



Por mais que esteja acontecendo algo que em tese você não tenha a ver, como problemas pessoais de fora da empresa, para que o relacionamento interno não seja prejudicado o melhor é intervir. Portanto chama as partes, converse com ambos em separado e depois junto e dê um ultimato para a melhor solução dos problemas.

Seja Paciente

No momento das discussões acaloradas e conflitos que podem causar problemas para toda equipe, é preciso ter paciência e saber a melhor momento de falar e também ficar quieto.

A paciência é uma virtude que precisa ser exercitada diariamente, e da mesma forma que você precisa tê-la para lidar com seus clientes e o negócio em si, precisa exercê-la quando os integrantes da sua equipe precisam de limites.

Aprenda a falar, a agir, a buscar a melhor forma de resolver, mas sempre num tom de voz e com argumentos que mostre para eles quem manda e que continuar assim não é uma opção.  

Seja Racional E Não Emocional

Em conflitos internos pode ocorrer de as brigas serem tão emotivas, que as chances de você ir pelo mesmo caminho é grande. Cuidado, não se deixe levar pelo sentimentalismo das partes. Seja o mais racional possível, não deixe que a situação impacte sua decisão.

Choros, caras amarradas e falta de perdão e ressentimentos são normais, mas não deixe que isso atinja você, fazendo com que aceite isso e sua autoridade seja questionada, por conta de deixar as emoções e sentimentos se sobressaírem a racionalidade. Pense com a mente sempre firme e deixe de lado o coração na hora de tomar decisões.

 

Seja Um Líder Empático

Se colocar no lugar do outro é ter empatia e atitude de humildade e respeito. Seja alguém que não apenas ouça ou intervenha mas que se coloque no lugar de ambos e tente entender, pela ótica de cada um, como pensam e o por que do conflito. Lembre-se, isso não é escolher um dos lados mas sim entender as razões que levaram a acontecer a briga.



 

Fique Neutro Diante Da Equipe

E pode ser que o conflito esteja acontecendo, você observando tudo mas nunca, jamais escolha um lado, por mais que esteja claro qual o lado com a razão. Quando você pende mais para uma das partes, acaba prejudicando ainda mais a situação, causando ressentimentos no outro e prejudicando a equipe como um todo.

 

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Autor: Daniel Belalian