Como Consultar Número do NIT – Número de identificação do trabalhador



Como consultar número do NIT

Saber como consultar número do NIT é uma necessidade cada vez mais constante dos trabalhadores, já que neste número estão centralizadas todas as informações trabalhistas e previdenciárias. Confira nosso artigo, saiba todas as maneiras de fazer essa consulta e entenda por que esse número é tão importante.

6 formas de como consultar número do NIT

Antes de falarmos como consultar número do NIT, vejamos rapidamente o que ele significa, já que isso é motivo de dúvidas. Essa sigla corresponde ao Número de Identificação do Trabalhador que, por sua vez, é emitido pela Previdência Social (INSS).



O NIT corresponde ao número do PIS/PASEP, número que é atribuído aos trabalhadores das empresas privadas e órgãos públicos. Segurados especiais, contribuintes individuais, contribuintes facultativos e empregados domésticos também possuem NIT para que seja possível fazer as contribuições previdenciárias e usufruir dos benefícios oferecidos pelo INSS.

O NIT possui 11 dígitos e está presente em diversos locais para acesso do trabalhador. Vejamos agora como localizar esse número.

1 – Cartão Cidadão

A primeira forma de como consultar número do NIT é olhar o cartão cidadão, sendo que esse número fica localizado logo abaixo do nome completo do cidadão. No caso de pessoas que não possuem o cartão cidadão, recomenda-se solicitá-lo na Caixa Econômica Federal para facilitar as consultas de uma série de direitos trabalhistas e previdenciários.

2 – Carteira de trabalho

Para saber como consultar número do NIT basta olhar na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS.  Nas carteiras mais novas, esse número é ainda mais fácil de identificar, já que ele aparece bem grande na mesma página na qual consta a foto do trabalhador.

Nas carteiras de trabalho mais antigas, esse número não está tão evidente na página da foto, mas é possível encontrá-lo em um papel emitido pela Caixa Econômica Federal, que fica anexado à carteira ou na parte das anotações dos registros na carteira.

3 – Cartão do Bolsa Família

Outra forma de como consultar número do NIT é verificar o Cartão do Bolsa Família (no caso dos beneficiários desse programa). Assim como no cartão Cidadão, o número do NIT fica logo abaixo do nome do beneficiário.



4 – Atendimento presencial na Caixa

É possível consultar o número do NIT direto em uma das agências da Caixa Econômica Federal, apresentando os documentos pessoais e carteira de trabalho. Esse atendimento na maioria das vezes é necessário quando as demais maneiras de como consultar número do NIT não foram possíveis.

Vale ressaltar que, caso você ainda não possua o Cartão Cidadão, aproveite a oportunidade e solicite durante esse atendimento na Caixa. Esse cartão facilita muito todas as movimentações dos trabalhadores, sendo possível utilizar o autoatendimento da Caixa, casas lotéricas e contas corrente/poupança vinculadas à Caixa Econômica Federal.

5 – Atendimento telefônico do INSS

Uma das formas mais simples de como consultar número do NIT é entrar em contato com a Central de Atendimento da Previdência Social por meio do número 135. O atendimento é rápido e realizado de segunda a sábado, das 7h às 22h, sendo necessário estar com o RG e CPF em mãos.

6 – Atendimento presencial no INSS

Caso não seja possível efetuar a consulta do número do NIT por meio da Central de Atendimento da Previdência Social pelo 135, é necessário comparecer em uma das agências do INSS para realizar essa consulta. Na ocasião será emitido o número para que você possa fazer todas as movimentações trabalhistas e previdenciárias que são necessárias.

Como consultar número do NIT

Por que o NIT é tão importante?

Saber como consultar número do NIT é importante pois, conforme comentamos, ele é essencial em todas as movimentações trabalhistas e previdenciárias do cidadão. Vejamos todas as situações nas quais esse número é solicitado:

Pedido de aposentadoria

Todos os tipos de atendimento no INSS, inclusive pedidos de aposentadorias por idade, tempo de serviço, especial etc.) são feitos mediante número do NIT, no qual está centralizado o histórico do trabalhador/contribuinte.

Pedido de salário maternidade

Para que as mulheres consigam receber o benefício de salário maternidade é essencial apresentar o NIT, já que as informações ligadas a ele comprovam o direito adquirido.



Pedido de auxílio doença ou acidente

Assim como nos demais casos de benefícios do INSS, para solicitar auxílio doença ou auxílio acidente é preciso ter o NIT devidamente cadastrado e ativo.

Consulta e saque do PIS

Seja para consultar ou sacar, ter o NIT também é necessário para movimentar os valores do PIS, de acordo com as datas divulgadas pelo Governo Federal.

Consulta e saque do FGTS

O NIT também é necessário para fazer movimentações na conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS, principalmente nos casos de consultas do extrato e saques.

Recebimento do seguro-desemprego

Saber como consultar número do NIT também é importante para receber as parcelas do seguro-desemprego, pois elas são liberadas conforme informações vinculadas a esse número.

Receber benefícios sociais

É também pelo NIT que são liberados os pagamentos de importantes benefícios sociais como, por exemplo, o bolsa família.

Solicitar financiamentos na Caixa Econômica

Para participar do Programa Minha Casa, Minha Vida, é preciso informar o NIT para que sejam apurados os dados do trabalhador e saldos do FGTS.

O que fazer no caso de irregularidades?

Em alguns casos é possível que ocorram divergências quanto aos números do NIT. Essas situações podem acontecer em cadastros mais antigos e também por uma falha em algum dos locais onde o PIS/PASEP foi cadastrado, quando as informações trabalhistas e previdenciárias dos colaboradores ainda não eram tão centralizadas como são hoje.

Nos casos de divergências quanto aos números cadastrados, é necessário comparecer em uma das agências da Caixa Econômica Federal ou numa agência do INSS. Para fazer essa regularização, é necessário apresentar:

  • Documento de identificação (RG ou CNH);
  • CPF;
  • Carteira de trabalho.

Assim que o NIT é regularizado, caso você esteja trabalhando em alguma empresa, é necessário apresentar o número correto para que o RH confira os dados.

Essas informações de como consultar número do NIT são fundamentais para trabalhadores/contribuintes de todo Brasil, já que esse número é determinante para garantir o recebimento de todos os direitos adquiridos, o que inclui os benefícios sociais.

Imagens: altoastral.com.br / direitosbrasil.com