Como Criar Um Blog – O Guia Definitivo

Eu preciso confessar uma coisa para você.

Confessar um erro que cometi quando criei o meu blog mais famoso, responsável por mais de 100 mil visitas por mês.

O blog Insistimento.

Eu criei o Insistimento em 2008 quando vim a trabalho para Curitiba e decidi de uma vez por todas me tornar empreendedor.

Escrever no blog era como fazer uma terapia para mim.

Ao mesmo tempo eu me motivava e motivava outras pessoas a continuar firme na caminhada à frente do próprio negócio.

Porém, conforme os anos foram passando e o volume de visitas do blog aumentando, as contas passaram a não fechar.

Começou a ficar tão caro manter o blog no ar que o que antes era terapia, começou a virar um péssimo negócio.

Nos primeiros três anos de blog, eu havia escrito tantos artigos, mas tantos artigos sobre temas tão diversos sobre a vida de um empreendedor, que o blog mais parecia uma “macarronada” de letras e textos.

Apesar de engajados, meus leitores não sabiam porque estavam ali.

Eles apenas gostavam do que eu escrevia e só.

Não existia um objetivo.

Não existia uma razão para estarem acompanhando o meu conteúdo.

Quando o volume de visitas aumentou e as despesas de manutenção do blog quintuplicaram, começou a ser um mal negócio mantê-lo no ar.

Me lembro de nesta época ter cogitado tirar o blog do ar umas duas ou três vezes por não saber o que fazer com ele.

Afinal, eu tinha outros negócios que andavam em paralelo ao blog e não estava enxergando luz no fim do túnel para torná-lo rentável.

Bem, para encurtar a história, só agora, mais de três anos após a constatação do meu erro de criar um blog sem objetivo é que eu consegui ter um blog profissional e rentável, que gera receita de forma recorrente para manter as operações do site funcionando e ainda dar lucro.

Logo, fique atento:

Antes de começar a criar um blog você precisa definir qual o seu objetivo com ele.

“Muitos são os obstinados que se empenham no caminho que escolheram, poucos os que se empenham no objetivo.” ~ Friedrich Nietzsche

Como criar um blog ficou tão fácil hoje em dia, muitas pessoas preferem criar de uma vez um blog “pra ver no que dá” do que planejar bem quais são as suas intenções com ele.

Não cometa este erro.

Se você quiser saber como criar um blog de forma amadora, nem precisa continuar lendo este artigo e pode utilizar uma das muitas plataformas de blogging que existem por aí como WordPress.com ou Medium.

Porém, se o seu desejo é saber como criar um blog de forma profissional para ganhar dinheiro ou aumentar o valor da sua marca pessoal ou da sua empresa, você está no lugar certo.

Neste artigo eu vou lhe explicar como criar um blog profissional e não cometer os mesmos erros que eu cometi no início da minha carreira como blogueiro.

Vou lhe transmitir os passos ideias que você deve percorrer para atingir o almejado sonho de trabalhar profissionalmente à frente do próprio blog.

Pronto?

Então vamos começar.

Como Criar Um Blog Profissional

Como Criar Um Blog Com Henrique Carvalho
Henrique Carvalho, um dos blogueiros mais famosos do Brasil dando sua palestra no evento Segredos da Audiência.
Basicamente são quatro as etapas para criação de um blog profissional:

  1. Registrar o domínio.
  2. Contratar um provedor de hospedagem.
  3. Instalar o WordPress.
  4. Escolher um tema/design para o site.

Registrando o domínio do seu blog

Domínio é o nome do site. Ponto.

Sabe aquele endereço que aparece na barra que fica no topo do seu navegador? Então, aquilo ali é o domínio do site.

Este aqui, por exemplo, é doutorwp.com.br e eu tive que registrá-lo para poder utilizá-lo.

Vamos supor que você queira usar o domínio blogdoseujose.com.br para o seu novo blog.

Tudo o que você vai precisar fazer é se cadastrar no site do Registro.br, empresa responsável pelo registro de domínios no Brasil e depois registrar o domínio blogdoseujose.com.br.

Você pode utilizar a caixa de busca constante na página inicial do Registro.br para pesquisar quais nomes de domínios estão disponíveis e seguir o passo-a-passo que o próprio site do Registro.br fornece.

O serviço de registro de domínios através do Registro.br tem um custo anual de apenas R$ 30 e pode ser pago através de cartão de crédito ou boleto bancário.

Barato né?

Contratando um provedor de hospedagem

Como Criar Um Blog Com Hostgator
HostGator oferece serviço de qualidade a preços acessíveis.
Depois de registrado o domínio blogdoseujose.com.br, você vai precisar colocá-lo em algum lugar.

Esse lugar nós chamamos de provedor de hospedagem.

A internet funciona assim:

  • Toda vez que você busca por um site .com.br o seu navegador vai até o Registro.br e pergunta: “Ei! Tem algum site chamado blogdoseujose.com.br registrado aí com vocês?”
  • E o Registro.br responde “Opa! Tem sim! Ele está hospedado nesse lugar aqui ó…” e passa o endereço do provedor de hospedagem para o navegador que exibe o conteúdo publicou no provedor para o visitante.

Existem milhares de provedores de hospedagem por aí, mas aqui no Brasil, para quem está começando eu recomendo utilizar a Hostgator, empresa líder em hospedagem de sites que oferece um serviço barato e bem estável para sites construídos na plataforma WordPress.

Não faz sentido para quem está começando pagar mais de R$ 20 por mês de hospedagem para o seu site.

A Hostgator cumpre o seu papel e ainda tem um instalador de WordPress embutido dentro do seu painel de configuração que deixa as coisas ainda mais fáceis para os “marinheiros de primeira” viagem que não entendem muito bem de tecnologia e computadores.

Instalando o WordPress

Como Criar Um Blog Com WordPress
Bem, agora que você já está com tudo funcionando, registro de domínio e hospedagem do site, falta apenas instalar o WordPress para que o seu blog esteja no ar.

Se você contratou uma empresa de hospedagem como a Hostgator que possui um instalador amigável do WordPress dentro do seu painel de configuração a tarefa será bem fácil.

Basta você encontrar esse instalador dentro do painel da Hostgator, inserir os dados do seu blog e pronto!

Em menos de dois minutos seu WordPress estará instalado.

Agora se o provedor de hospedagem que você contratou não possui um instalador amigável do WordPress você terá que fazer download do software WordPress neste endereço, descompactar o arquivo .ZIP e subir todo o conteúdo deste arquivo para a pasta raiz do seu site através de um programa FTP como o FileZilla por exemplo.

Falando assim parece ser difícil, mas se você for aluno do nosso curso WordPress Para Leigos vai ver como fazer isso é fácil lá no primeiro módulo que ensina o básico do básico de internet e WordPress.

Este tutorial também ensina como proceder com a instalação.

Pronto!

  • WordPress instalado
  • Hospedagem rodando
  • Domínio funcionando

Tudo pronto para você começar a blogar.

Mas antes, talvez a parte mais importante: escolher o tema/design para o seu blog.

Como escolher um bom tema para o seu blog

Como Criar Um Blog Com Viver De Blog
Viver de Blog é um dos meus blogs prediletos, pois além do conteúdo de alto nível, traz um design excepcional.
Quando estamos falando de “tema” estamos falando sobre a aparência do blog.

Ou seja, a forma como o visitante vai ver o seu blog.

Você sabia que o design é o fator responsável por 94% dos abandonos de um blog ou site?

Você também sabia que leva apenas 8 segundos para causar uma boa impressão?

Criar um blog com um belo design, usabilidade e otimizado para conversão é uma missão praticamente impossível hoje em dia.

E você não é um designer profissional.

Você quer focar no conteúdo do seu blog.

Você também não quer gastar fortunas acima de R$ 10.000 para contratar um super designer.

E não quer perder dias mudando uma linha de código no seu site, ou mesmo aprendendo design ou programação.

Por isso, eu preparei um checklist para ajudar você na escolha do tema para o seu blog.

Existe uma infinidade de temas gratuitos no diretório de temas oficial do WordPress, mas quando estamos falando em como criar um blog profissional, temos que investir em algo mais bacana que um design gratuito, estamos combinados?

Veja abaixo os cuidados que você deve ter ao escolher um bom tema para o seu próximo blog:

  1. A empresa produtora do tema deve ser de confiança.
  2. O tema deve ter um design amigável.
  3. As avaliações do tema devem ser acima da média.
  4. O design deve ser responsivo, para leitura no computador, tablet e também no celular.
  5. Ter boa indexação para os mecanismos de busca como o Google. Ou seja, ranquear bem.

Eu particularmente adoro os temas produzidos pela empresa americana MuffinGroup, principalmente o BeTheme e o Bretheon.

Este último, inclusive, eu utilizo nas áreas restritas para membros no meu curso: WordPress Para Leigos.

Entretanto e infelizmente, nem mesmo essa renomada empresa com mais de 38 mil vendas realizadas no ThemeForest, o maior portal para comercialização de temas profissionais de WordPress, não tem um requisito que é fundamental para quem deseja se tornar blogueiro profissional:

Foco em Conversão.

Qual a razão de eu não utilizar nenhum tema vendido no ThemeForest aqui neste blog ou no blog Insistimento?

O preço do dólar?

Não! Claro que não.

Navegando no ThemeForest você vai perceber que nenhum tema está focando na conversão de visitantes em e-mails.

Ou seja, nenhum tema WordPress faz o que este tema que utilizo aqui, o Épico, faz.

Além de atender a todos os requisitos anteriores, o tema Épico da empresa Uberfácil ainda é focado em conversão e mais:

  • Possui um painel exclusivo para visualização das alterações do tema em tempo real.
  • Traz inúmeros estilos super modernos embutidos para incrementar o design do blog.
  • Tem uma biblioteca com mais de 500 ícones de altíssima resolução para personalizar o blog.
  • Os botões de compartilhamento nas redes sociais já vêem incluídos no tema.
  • Também possui integração nativa com alguns dos principais plugins gratuitos do WordPress.
  • E ainda traz embutido o recurso de Leitura Focada que remove as distrações da frente do leitor.

Lembra que eu falei que até bem pouco tempo atrás o meu blog Insistimento mais gerava despesa que receita?

Pois é.

Nesta época terrível para o blog como negócio, eu tinha 100 mil visitas por mês, uma lista com 4.000 e-mails e nenhuma venda.

Logo no primeiro mês que eu instalei o Épico no meu blog, o número de e-mails da minha lista duplicou e eu já estava colhendo os resultados deste crescimento em meus negócios, pois tanto eu como meus negócios e produtos ganhamos mais visibilidade e engajamento.

Eu posso dizer que o tema Épico da Uberfácil é o grande responsável pelo sucesso do meu blog Insistimento e por isso continuo o utilizando e o recomendando para você.

Conheça o tema premium Épico e turbine o design do seu blog/site em menos de 5 minutos.

Conclusão

Neste artigo você viu como criar um blog é fácil e também viu como a escolha do tema e do design do seu blog podem influenciar bastante no sucesso da sua carreira como blogueiro profissional.

Espero ter excedido as suas expectativas e surpreendido você com o conteúdo que compartilhei aqui.

Apesar da limitação de um artigo, procurei dar as explicações mais simples e objetivos de modo a ajudar você a dar os primeiros passos na sua trajetória à frente do seu próprio blog.

Caso tenha ficado alguma dúvida, por favor, não esqueça de deixar abaixo o seu comentário.

E caso você queira dar uma sugestão para o tema de um novo artigo, também fique à vontade para deixar a seguir as suas sugestões.

Todas elas são bem-vindas e eu estarei sempre comprometido a atendê-las.

Cadastre também o seu e-mail na caixa ao lado para ser avisado sempre que publicarmos um novo artigo por aqui.

Como falei anteriormente, a sua participação colaborando com este conteúdo é fundamental para você sempre encontrar um conteúdo de alto nível por aqui.

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” ~ Albert Einstein

Sobre Marcos Rezende

Marcos Rezende é criador e principal editor do portal Negócio do Zero, além de ser também professor e orientador de empreendedores no Curso Online de Criação de Negócios do Zero voltado para quem deseja abrir o seu próprio negócio sem colocar em risco a segurança da sua família e de suas reservas financeiras.