Como destacar a sua empresa em um mundo de inovações?



A concorrência é acirrada em qualquer ramo. Inovações, serviços e produtos únicos surgem a todo o momento e ainda assim, milhares de empresas são criadas com a esperança de renovarem o mercado. Na área onde atua a minha empresa é ainda mais complicado talvez porque o próprio segmento de tecnologia explode a todo o momento com mudanças e mais mudanças. Começa e termina ano e não há como uma empresa de tecnologia continuar no mesmo lugar. Sempre somos forçados a mudar por causa do mercado dinâmico que habitamos com milhares de empresas competentes dando o seu melhor. Apesar de parecer que estas mudanças acontecem muito mais neste segmento do mercado, hoje em dia isso não é mais uma verdade, pois o ser humano mudou completamente a sua maneira de decidir sobre pagar ou não pagar por um serviço ou produto. Se antes, no século passado, tínhamos uma economia cheia de restrições e pagávamos para sobreviver, hoje pagamos para não só sobreviver, mais para termos conforto, diferenciais e exclusividade. Como destacar-se como profissional a sua empresa?

TRÊS FORMAS DE GANHAR DESTAQUE
Utilizando aqui a experiência que tenho acumulado à frente de uma empresa de criação de sites com milhares de concorrentes, arrisco dizer que poderíamos restringir as formas para se destacar neste mercado cheio de inovações a apenas três, pois não é necessário muita coisa para se destacar, já que apenas precisamos fazer o nosso trabalho melhor a cada dia com atenção aos detalhes. Porém, seguir esses três requisitos realmente tem feito da minha empresa, uma empresa de destaque no nosso segmento, caminhando passo a passo, com calma e constância na direção daquilo que nós enxergamos como meta final. Na Noxion nós temos uma cultura que combate aos três principais problemas que levam as empresas à falência: a falta de foco, a falta de conhecimento do nicho de mercado e a falta de paixão. O tempo todo verificamos se o que estamos fazendo engloba esses três requisitos e transforma o nosso serviço em algo totalmente único para nossos clientes.

Desta forma, se você quiser que a sua empresa ganhe destaque, mais do que pensar em alguma ideia inovadora e que só você acredita espantosamente fantástica, você precisa ficar atendo a ter foco, conhecer o seu nicho de mercado e a ter paixão pelo o que a sua empresa faz.



1. TENHA FOCO através do autoconhecimento
A maioria das pessoas não sabe o que quer exatamente. Elas podem ter uma leve noção de onde estão indo, mas não sabem realmente quais são as suas necessidades. Vivem para satisfazer a expectativa do mundo e não se conhecem o suficiente para dizerem com certeza o que querem da vida e o que não querem. Todos nós, no fundo, procuramos a felicidade. Nos enganamos durante boa parte da vida fugindo da dor e procurando o prazer, acreditando que isto irá nos trazer a felicidade, mas a felicidade é muito mais do que não ficar doente ou se divertir com os amigos num parque de diversões. A felicidade é colocar os seus talentos para fora na sua totalidade para servir aqueles que nos cercam colocando aí o nosso foco.

Na Noxion sofri muito ao querer tornar a minha empresa uma empresa parecida com as outras. Não tinha foco e não fazia aquilo que eu tinha que fazer. Meus talentos ficavam escondidos sob a casca grossa da minha personalidade e não era feliz e tampouco deixava os outros felizes. Afinal, a minha empresa não era única, era como todas as outras empresas de criação de sites. Quando enxerguei o que eu tinha que fazer como empresa e que eu poderia criar o mundo que desejasse dizendo NÃO para as coisas que não queria e SIM para o que almejava, passamos a caminhar mais forte no mercado sendo reconhecidos como os diferentes, os únicos, por causa do nosso foco constante na nossa filosofia maior:

Criar um ambiente de trabalho favorável para que todos os envolvidos com a empresa passem mais tempo com as suas famílias.

CONHEÇA O SEU NICHO DE MERCADO ouvindo mais
Não é interessante para ninguém, tampouco para a nossa empresa que quer se destacar neste mundo de inovações, apenas querer ganhar dinheiro com nossos clientes. Precisamos satisfazer as suas necessidades e não as nossas. Porém, apesar dessa realidade, ao invés de ouvirmos mais nossos clientes e percebermos quais são as suas necessidades, cultivamos uma ideia tosca de criar um produto extremamente relevante para nós, discursando palavras difíceis no ouvido dos nossos clientes ao invés de conhecê-los mais a fundo e criar o produto para eles. Nossas empresas são o garçom dos nossos clientes e por isso precisam ouvir e anotar o pedido e não o contrário.

É através dessa capacidade de ouvir que conseguimos na Noxion refinar todos os meses o nosso serviço para atender melhor os nossos clientes, enxergar onde estamos errado e onde podemos nos capacitar. Estar perto do cliente é fundamental não só para cobrar a mensalidade do serviço no final do mês como muitas outras empresas fazem. É preciso estar próximo do cliente mesmo que pela internet para ouvir as suas queixas. Nossos clientes podem reclamar, mas verão que todo o movimento que fizermos na direção daquilo que eles estão pedindo já é algo que a maioria das empresas atualmente não dá atenção. Descobrimos tanta coisa sobre os nossos clientes que se não tivéssemos foco íamos começar a atirar para tudo o quanto era lado. Muita atenção nisto, para não pensar que ouvir o cliente é fazer tudo o que ele quer. É preciso unir o conhecimento do nicho de mercado ao foco.

SEJA APAIXONADO de verdade pelo o que faz
Particularmente eu sou apaixonado pelo meu trabalho. Amo escrever, amo lidar com blogs e sites, amo o WordPress (mil estrelinhas pra ele) e adoro conversar com empreendedores. Eu não poderia estar em uma melhor posição tendo que entender os negócios dos meus clientes e coordenando uma equipe de webdesign e programação para lhes entregar algo único. Costumo falar que brinco com o que trabalho. Veja, neste momento estou trabalhando, mas não parece. Estou aqui me divertindo e quando eu parar de escrever este post, vou trabalhar com outra coisa também divertida.

Enquanto empreendedores, temos uma oportunidade unica de criarmos um mundo do jeitinho que desejamos. Não precisamos seguir modelos pré-estabelecidos, pois podemos usar o nosso poder criativo para criar uma nova maneira de se trabalhar unindo aquelas coisas pelas quais somos apaixonados. Empreender pelo dinheiro é burrice. Temos que empreender para rentabilizar aquelas coisas pelas quais somos apaixonados em fazer com os nossos talentos. Só desta forma, nossos clientes nos reconhecerão como empresas únicas que entregam a eles coisas que nenhuma outra empresa conseguiria entregar por mais que fosse competente, pois não há uma pessoa igual a outra neste mundo.



DIVIRTA-SE!
Como um palhaço se destaca no circo? Brincando! Divertindo-se descobrimos que estamos no caminho certo. Era assim quando éramos crianças. Nos divertíamos até que a brincadeira ficava chata e mudávamos para outra rapidamente para não perder o pique. Se não nos divertimos à frente das nossas empresas, de que adianta sermos empreendedores se não criamos absolutamente nada, aliás, nos enclausuramos em uma outra caixinha hermeticamente fechada criada por nós mesmos? Você contrataria um profissional triste, apagado e cinzento? Claro que não! Então é preciso um pouco de divertimento aliado a foco, conhecimento de mercado e paixão para sermos únicos nesse mundo de pluralidades.

Você paga por serviços e produtos únicos e eu também. Logo, procuremos dentro de nós em que somos capazes de servir aqueles que nos cercam e coloquemos as nossas empresas no mercado concentrando-nos em exercitar a nossa personalidade a ter cada vez mais foco naquilo que só nós podemos fazer, conhecer o mercado cada vez melhor e sermos apaixonados por tudo o que fazemos. Nós decidimos o nosso presente no passado e agora é hora de decidir o nosso futuro! Vamos em frente!

O título deste post foi sugestão da @recasoares via twitter. Obrigado também ao @Ruben_M e a @startupselling que também colaboraram com a sugestão de post.



2 Comentários

Comentários não permitidos.