Como Montar Uma Doceria

Como montar uma Doceria, Confeitaria ou Cafeteria

Quem já não teve o sonho de montar uma doceria hein?

Quando passamos em frente a uma doceria fica quase impossível imaginar que é possível abrir uma empresa do tamanho da Cacau Show por exemplo, com menos de mil reais, começando como microempreendedor individual ou MEI.

Saiba que foi em um Fusca branco 78 que o empresário Alexandre Tadeu da Costa, dono da confeitaria Cacau Show começou sua trajetória de sucesso.

Em 1988, então com 18 anos, ele colocava trufas e bombons de chocolate no banco de trás do carro e os vendia em padarias e supermercados da Zona Oeste de São Paulo (SP).

Era o início da Cacau Show, rede de chocolates artesanais com mais de mil lojas em todo o país.

Confira as minhas dicas de como você pode montar uma doceria com pouco dinheiro e copie o sucesso do Alexandre.

“A gente nunca chega lá. Se eu achar isso, será o começo do fim.” ~ Alexandre Costa, Cacau Show (Tweet Isso)

1. Abrir uma empresa MEI começa com validação

A primeira coisa que você deve ter em mente antes de investir qualquer dinheiro ou tempo para montar uma doceria, é testar o interesse e aceitação do mercado na sua proposta.

  • Será que as pessoas estão interessadas no que pretendo vender?
  • Será que elas pagariam para consumir os meus produtos?
  • Quais produtos têm melhor saída e lucratividade?

Estas são perguntas que devem estar na sua mente antes de aquecer o forno.

Para testar o interesse das pessoas, convide seus amigos e conhecidos para uma degustação dos produtos antes de montar uma doceria.

Você pode fazer essa degustação na sua casa e ver quantos confirmam a presença.

A ideia aqui é que ao convidar as pessoas, você informe que o evento somente ocorrerá caso haja um número mínimo de participantes e que a data, o horário e o local serão confirmados por e-mail ou telefone.

Mensure a taxa de interesse pela sua “festinha”.

Com a presença dos convidados confirmada, passe a fase seguinte e entre em contato com cada um deles para informar o dia, horário e local onde eles irão degustar das suas doçuras.

Neste dia, monte duas mesas:

  • Uma mesa de degustação livre com produtos pequenos, menores que uma mordida para que as pessoas possam provar vários dos seus produtos.
  • Na outra mesa, coloque seus produtos embalados com um preço de venda próximo ao preço de custo, pois a intenção neste primeiro momento é saber qual produto tem a melhor aceitação, ou seja, o produto que as pessoas estão mais inclinadas a pagar para levar para casa.

Pronto! Depois que o último convidado sair pela porta da sua casa, você pode mensurar o interesse pelos seus produtos verificando quantos doces sobraram na mesa de degustação de cada tipo e também a aceitação dos produtos verificando os produtos que não foram vendidos.

2. Padronização de processos

Da produção, apresentação dos produtos e venda você deve preparar a sua confeitaria para ganhar escala.

Selecione os produtos que tiveram maior saída e invista na padronização da produção desses produtos, mensurando inclusive o quanto de gás você gasta para prepará-los.

Invista em uma apresentação que possa ser personalizada para datas específicas do calendário comercial, como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Halloween e Natal, pois elas são ótimas oportunidades de manter o fluxo do caixa da depois de montar uma doceria no azul.

Contrate ou faça acordos comerciais de comissionamento com pessoas que possam sair à rua para representar os seus produtos em confeitarias da sua região para aumentar o volume da sua produção, mas certifique-se da sua capacidade em atendê-los.

Pode ser que você chegue a conclusão que precisa de um forno maior e melhor para atender a produção de uma clientela grande e que vender para muitas pessoas pode prejudicar a sua imagem.

Coloque tudo no papel e cresça conforme a demanda pelo negócio cresce.

Confeitaria Colombo
Fundada em 1984 a Confeitaria Colombo é patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro.

3. Formalização e ampliação

A atividade de confeiteiro é permitida pela lei que regulamenta o trabalho do microempreendedor individual (MEI).

Logo, você pode trabalhar a partir de casa até atingir o limite de faturamento anual de R$ 60 mil.

O custo de manter-se formalizado dentro da classificação como MEI é próximo de zero e os benefícios são muitos, como isenção do pagamento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) e auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.

Faça download do manual MEI – Como se tornar um microempreendedor individual se você ainda não sabe qual o passo a passo para abrir um CNPJ no seu nome como microempreendedor individual ou procure a ajuda de um contador que poderá lhe informar e até fazer este serviço para você.

A formalização possibilitará que você consiga também benefícios extras como facilidade para obter empréstimo no mercado junto a bancos, financeiras e até investidores para impulsionar o seu negócio que neste ponto, já deverá estar rodando saudavelmente com uma taxa de crescimento constante.

“A vida é melhor para aqueles que fazem o possível para ter o melhor – John Wooden, jogador e treinador de basquete (Tweet Isso)

6 dicas essenciais dos confeiteiros de sucesso para montar uma doceria

Coloque a mão na massa

“Para se dar bem nesse mercado precisa ter um envolvimento próximo com o negócio. Montar uma doceria é algo que remete aos desejos das pessoas, então a qualidade, sabor e atendimento precisam ser nota 10. Um errinho qualquer, um granulado a menos pode fazer a marca perder um cliente fiel”, afirma Cleusa Maria da Silva, fundadora da Sodiê Doces.

Foque na qualidade do produto

“A nossa recomendação é que quem vai investir nesse mercado tenha bastante identidade com as características do negócio: é um produto sensível, é um segmento premium, com consumidores que buscam um conceito de marca”, afirma Taciana Kalili da Brigaderia.

Pesquise muito sobre o mercado

“Para abrir uma confeitaria é importante pesquisar bem o mercado e a concorrência e ter o produto bem desenvolvido”, afirma Eliana Pasquali da Tchocolath.

Escolha uma especialidade

“Os que investem nesse tipo de mercado têm que gostar da área de varejo. É necessário pessoas engajadas e que trabalhem bem no atendimento ao público, a fim de proporcionar as melhores experiências”, afirma Nasser Lahaliyed da Brou’ne.

Tenha uma reserva de capital

“É necessário estar sempre com novidades, reciclar e trazer tendências. Além de fôlego financeiro, pois até se firmar no mercado a empresa passa por transformações e dificuldades”, recomenda Carole Crema, fundadora da La Vie em Douce.

Faça um bom planejamento

“Novas empresas no segmento estão surgindo, o que aumenta mais ainda a competitividade e nos obriga a melhorar a cada dia”, afirma Cauê Farias Fantone, um dos proprietários da Bendito Quindim.

Curta e compartilhe!

Gostou deste artigo? Então compartilhe ele nas redes sociais com seus amigos e anime-se para abrir a sua própria empresa.

Recomendo assistir a esta aula gratuita onde Alex Vargas mostra a sua conta com o valor de R$ 81.548,25 que ele recebeu online e mostra como você “pode copiar o que ele fez” mesmo sendo iniciante. Clique aqui para assistir.

Sobre Marcos Rezende

Marcos Rezende é criador e principal editor do portal Negócio do Zero, além de ser também professor e orientador de empreendedores no Curso Online de Criação de Negócios do Zero voltado para quem deseja abrir o seu próprio negócio sem colocar em risco a segurança da sua família e de suas reservas financeiras.

159 comentários

  1. Boa tarde! hoje meu esposo tem um pequeno bar,que vende frango no fim de semana e feriados.Como posso fazer para transformar esse pqueno bar em um lugar que sirva pequenas,porções de frango,mais que seja agradavel e de bom gosto.

  2. paula » EU recomendaria parar de vender bebida alcóolica, optando pela venda de refrigerantes junto. Além disso colocar MPB e manter o ambiente sempre limpo é ótimo para atrair clientes "família".

  3. Natanael Francisco

    ola! gostei muito de sua ideia, e simples e objetiva; com tudo eu queria sua opinião

    sobre dois aspectos:

    1° como faço para me especializar na profissão de doceiro pois não tem nenhuma habilidade no ramo de doceria;

    2° Em caso de eu precisar de fornecedores para enssumos como eu os encostros.

    • Natanael Francisco » O ideal é você trabalhar com algo que já tenha uma habilidade inata, pois tudo se tona mais fácil. Publicarei outras ideias ao longo deste mês sobre outros ramos para começar também.

  4. boa tarde,gostaria de sabe se vc tem algumas dicas de como abrir uma doceria, tipo no sentido de investimento ,produtos local???
    com quanto em caixa precisarei para seguir em frente??

  5. não tenho dinheiro,mas tenho um talento,com pasta americana,cobertura de bolos,etc…na minha cidade ninguem faz esse tipo de coisa….tem muitas padarias e vendem muito as tortas tradicionais….eu tenho ideia de vender de porta em porta meus doces decorados(cup cake,pop cake,etccc)assim conhecem,provam,e talvez aprovam…e assim eu divulgo meu interesse em fazer os doces pra festas…mas tenho medo do NÃO…ME AJUDE

    • Juliana, se você tem medo do NÃO não pode ser empreendedora menina. Nós empreendedores lidamos com um número imenso de nãos antes de algo dar certo. Entretanto, para vencer este medo, basta você não se importar com o que as pessoas acham de você, uma vez que independente do que você faça, sempre irão lhe criticar e você não tem o menor controle sobre a crítica alheia.

      • muito obrigada,quando vc disse que eu não servia pra vender por q tenho medo,me senti desafiada.e fui pra rua vender…e estou vendendo super bem…só me falta ganhar as padarias e supermercados…obrigada,por me falar o q eu precisava ouvir….

        Em 15 de abril de 2013 08:42, Disqus escreveu:

  6. Boa tarde! Estou com uma idéia de vender, chicletes, balas, doces,populares mesmos. Gostaria de saber por onde começar? Quero trabalhar perto de escola. Porém não sei o que necessita, gostaria de trabalhar em um local fixo.Me ajuda com boas ideias? Obrigada.

    • Deborah, você deve começar comprando um pequeno estoque de doces e depois testando cada ponto que deseja ocupar, ou seja, escola a escola para validar qual deles gera o maior faturamento.

  7. elidia elisa de souza penedo

    Boa tarde!Por favor me ajude meu sonho é montar uma doceria já tenho alguns móveis ,mas não tenho capital de giro…como trabalhar sem capital de giro???me falta alguns recursos,mas tenho muita garra e vontade de trabalhar e vencer,faço bolos,doces, salgados,e trabalho com chocolates o ano todo,me formalizei a 1 ano e 7 meses,o que fazer?
    Sem capital de giro estou fadada a fracassar???

    • Não há necessidade de ter capital de giro, mas será muito importante que você junte parte dos seus ganhos para ter uma reserva em meses de baixa nas vendas. Só isso. Boa administração e estudo farão mais diferença do que ter capital de giro.

  8. Olá marcos boa noite, amo seus artigos e me dão criatividade e olha que tenho bastante hein rsr, bem, quero montar uma pequena confeitaria na garagem da minha casa, para isso preciso investir na reforma dela..oque não esta sendo fácil…que dicas vc me dá p esse meu projeto? abçs.

    • Faça uma pequena reforma, mantenha tudo organizado e daí comece a vender pela internet, testando o seu mercado para encontrar um nicho. Isso é o principal. No início surgirão propostas para você fazer de tudo um pouco, mas tente ir procurando onde você serve melhor e tem maior lucratividade para se posicionar como a primeira naquele determinado nicho. O que quero dizer com nicho? Por exemplo: doces decorados para festas de quinze anos ou bolos para bodas de prata e de ouro. Entende? Dentro do ramo de confeitaria encontrar o seu nicho ali dentro.

  9. Boa noite! Faz oito anos que trabalho em casa fazendo bolos (casamento e outras ocasiões), docinhos e salgadinhos. Trabalho em casa mesmo e tenho uma clientela fixa e leal. Mas sempre me cobram vender bolo em pedaços ou por kilo. Consegui comprar um balção refrigerado para bolos e até uma máquina de sorvete expresso, mas não sei ao certo o que vão exigir se eu for me formalizar. Quais são as exigências. Por favor, poderia me dar uma luz! Grata!

    • Marcia, procure o SEBRAE da sua região ou mesmo a ajuda de um contador. Agora você está chegando as portas da abertura de um grande negócio e não pode se acanhar. Tem que fazer tudo certinho. Uma solução para você é o MEI (Microempreendedor Individual) provavelmente.

  10. estamos pra alugar um salao e gostariamos de montar uma doceria,o salao é pequeno mais o ponto é bom que devemos fazer para dar certo,estamos querendo entrar de cabeça,mais com sabedoria,o que devemos fazer….abraço…

  11. Ola, estou com um plano de investimento em cupcakes, pretendo trabalhar com festas, aniversarios, chas de bebe, mas preciso de umas dicas, nao tenho socios, e nem lugar fixo, tenho 18 anos e este seria o meu primeiro negocio, o que eu faço?

    • Você pode abrir uma empresa do tipo Microempreendedor Individual para começar e se cadastrar em sites como o Elo7 para divulgar os seus produtos e conseguir clientes. Inicialmente não é preciso ter um lugar físico para atender seus clientes, mas se quiser, pode trabalhar a venda porta a porta dos seus produtos em escritórios e lojas, durante o expediente de trabalho.

      • eae marcos tenho 3 500 sera que consigo montar uma doceria , fui perguntar p um cara até desnimei ele falou que tinha que ter uns 10 mil pra montar só as pratileiras, te pergunto com 3 500 consigo montar uma doceria???

        • Ricardo, perceba que como falo no artigo, o método de criação da sua doceria é bootstrap, ou seja, com próprios recursos, começando de casa. Dá sim para você montar a doceria e e claro quando ela virar um ponto comercial, você precisará investir um pouco mais.

  12. Li seu artigo e achei muito interessante. Amo artesanato, tenho bastante habilidade com agulhas, linhas e tecidos. Gosto muito também de cozinhar, principalmente doces. Minha ideia é montar um pequeno negócio onde eu possa expor meus artesanatos (e vender, claro) e também doces do tipo tortinhas individuais, cup cakes, brigadeiros, biscoitinhos caseiros em pequenas porções. Tenho um espaço comercial de quase 40 m2, que gostaria de usar integrando dois ambientes e os dois tipos de produto. A produção seria em outro lugar, bem proximo, o que facilitaria bem. No seu entendimento daria pra unir os dois?

  13. Olá,sempre tive habilidades com artesanato e agora descobri que tb tenho arte neste ramo de doceria.Quero ter meu próprio negocio e tenho uma amiga interessada em ser minha sócia,ja que ela está fazendo um curso de como confeitar bolos e cup cakes, p ajudar a pagar a mensalidade da faculdade.Penso fazer em minha casa.Em um quarto que tem saida para rua e transformá-lo em escritório.Na minha cidade não tem como vender de porta em porta .Como divulgá-lo e como seria esse tipo de sociedade?

    Obrigada

  14. Olá ,estou pensando em abrir uma confeitaria, com bolos ,pão de mel, trufas, salgados folhados, sucos, etc.Gostaria de uma dica de como começar, como comprar estufas etc…Obrigado

  15. gostaria de saber como faço pra montar e ter sucesso com buffet apenas de doce.como começo este negócio? grata daniele

  16. oi moro em mogi das cruzes , e vou montar uma confeitaria entendo do negocio , porém não entendo de decoração do salão , e estou perdida .

  17. Bom dia Marcos, estou precisando urgente melhorar meu financeiro, então vou começar vendendo brigadeiros porta a porta. Sempre trabalhei empregada, não tenho experiência com vendas, não sei como abordar o cliente, como devo falar para convence-lo a comprar, sou um pouco tímida, mas enfrento a situação, estou perdida só em pensar como devo agir, sei que meus brigadeiros são ótimos e da para comer com os olhos,mas preciso muito orientação de uma orientação.Obrigada.

    • Olá Tarsila, você não precisa convencer ninguém a comprar, basta oferecer: “Aceita um brigadeiro?” O máximo de resposta que irá receber como resposta é “Não, obrigado”.

      Vender é um músculo que só precisa ser exercitado.

      O primeiro contato com o primeiro cliente é estranho, truncado, mas daí vem o segundo, terceiro, quarto e daí em diante você já acostuma.

  18. Olá , tudo bem , sou de SP , minha mae faz doces e salgados árabe , e o povo convenceu ela a comecar vender .. ela nao pode abrir loja .. o que ela pode fazer para começar a vender ?

    • Vender ué! 🙂

      Não precisa ter nada registrado para começar a vender, mas depois que ela começar a vender com regularidade pode em um primeiro momento abrir um MEI e depois registrar uma empresa LTDA (com sócio) ou EIRELI (individual).

    • Olá, por gentileza gostaria de saber se sua mãe estaria interessada em dar aula para um grupo interessado em doces árabes?
      Uma vez que é muito difícil encontrar alguém que domine essa área, eu procuro justamente alguém assim como ela. Obrigado.

  19. Olá Marcos, estou decidida a começar a vender doces em casa, de início quero fazer Pão de Mel e logo mais Alfajor, pretendo começar oferecendo amostras para as pessoas mais chegadas irem provando, porem tenho duvidas de como proceder quanto a pedidos de encomendas, como calcular valores, pois pretendo vender de inicio unitários, mais quero trabalhar tbm com grandes quantidade, como posso calcular para não cobrar caro e acabar perdendo clientela e tbm não perder dinheiro vendendo muito barato.

  20. Ola marcos, sou confeiteira e cake designer, e depois de trabalhar a mais de 10 anos em docerias e atelies de Bolos e doces, eu decidi trabalhar por conta própia, pegando encomendas em casa. E devido, eventualmente dar aulas em um centro culinário , assim como a divulgar o meu trabalho em uma fan page no face book, percebi que preciso de mão de obra para me auxiliar assim como um espaço maior e mais adequado para poder pegar maior numero de encomendas. Marcos eu já tenho uma boa resposta do mercado e até tenho a minha disposição um espaço que posso transformar em um atelier com devido investimento, sem custo com aluguem, porém ainda estou meio perdida sem saber que providencias tomar pra concretizar me como micro empreendedora.

  21. Marcos tenho 5 mil reais, estava pensando uma loja de pote de doces, tipo pé de moça, pé de moleque, paçoca, doce de batata, o que vc acha é uma boa escolha, abs

  22. Olá Marcos.
    Estou pensando em começar a trabalhar com doces e decoração de festa infantil.
    No inicio seria só no meu tempo livre, pois percebi que gosto muito disso e quero tornar uma profissão, mas tenho medo de dar um passo muito grande e não dar certo.
    Tenho 21 anos e moro com meus pais. Em casa, temos dois cômodos livres, que pretendo usar um como atelier para fazer e guardar as decorações e o outro para fazer uma cozinha privada, para que eu possa mexer com os doces com mais privacidade e higiene.
    Já temos geladeira e fogão “sobrando”, então eu precisaria comprar poucas coisas para montar a cozinha no inicio.
    Gostaria de saber se num primeiro momento preciso me formalizar ou se posso começar trabalhando informalmente mesmo, e conforme forem aumentando os pedidos pensar em abrir uma empresa.
    Desde já agradeço a atenção.

    • Olá Alana, minha história é bem parecida com a sua. Gostaria de trocar emails e ideias? Meu email é aavvr@hotmail.com.

    • Allana, hoje em dia você pode se formalizar através da abertura de um CNPJ de MEI, mas não tenha medo de errar. Afinal, se você desse ouvido para os seus medos, não tinha aprendido a andar, falar, estudar, namorar e trabalhar. Experimente tudo o que puder, principalmente se ainda tem 21 anos, mora com os pais e não tem responsabilidades financeiras maiores como filhos, dívidas, etc. Bola pra frente!

  23. Olá Marcos Bom Dia!
    Estou pretendendo abrir uma Doceria,já trabalho por encomenda em casa mesmo,faço bolos,tortas e doces.De ano pra cá aumentei minha clientela e sinto um desejo muito grande de montar algo maior para atender melhor meus clientes e crescer profissionalmente,porém não sei por onde começar.
    Gostaria de algumas dicas de como e por onde começar.
    Abraço.

  24. olá Marcos, eu e meu marido vimos uma doceria passando o ponto, ele ficou por lá mais de dez anos, e agora resolveu vender, negociamos um preço bom, o local aparenta ser muito bom , ponto de ônibus em frente, consultórios por perto, uma avenida bem movimentada.
    o dono da doceria disse que fatura em media 3000mil livre do jeito que ela esta
    o que devo fazer para aumentar essa lucratividade em médio ou curto prazo,
    terei que sair do meu trabalho onde ganho um media 2500reais, tenho um pouco de receio nessa troca de certo pelo duvidoso
    o que me aconselha.

    • Organização. Entrei como sócio em uma empresa que lucrava bem 20 mil por mês, mas que sofria com problemas financeiros, de logística e vendas. Estou organizando tudo e já aumentamos esse lucro em 100%.

      Provavelmente o proprietário anterior cometia erros na administração do negócio e quanto mais você organizar e automatizar, melhor para você.

  25. josé roberto
    olá MARCOS,eu trabalho com produtos de limpeza,mas vivo em um alto e baixo,pois moro de aluguel e todo o meu gasto tem que sair das vendas pois nao tenho outra renda.como posso melhorar essa situação?

  26. Carolina Sussumo de Agostino

    Olá Marcos!
    Comecei a fazer e vender cupcakes e estou crescendo a cada mês, tanto fornecendo para cantinas e rotisseries quanto para festas e eventos particulares. O que me deixa perdida é com relação à regularização de MEI para empresa alimentícia, eu preciso do alvará da prefeitura e licença da vigilância desde o início?
    E outra dúvida.. nesse começo eu já fiz um investimento em equipamentos, forno, e no momento não tenho mais de onde tirar dinheiro.. você acha que empréstimo seria uma boa opção?
    Obrigada!

  27. Olá Marcos!
    Comecei a fazer artesanto em caixas de MDF como hobby, somente nas horas vagas. Pensei em abrir uma loja na Elo 7 ou mesmo abrir uma loja no Uol. Minha dúvida é com relação à nota fiscal. Não tenho pretensão de vender muito, já que tenho um emprego formal de 8 horas diárias e minha venda seria por encomenda. Na Elo7 os vendedores são obrigados a emitir nota fiscal?
    Obrigada!

    • Você não é obrigada a emitir NF, mas isso não quer dizer que não deve declarar o valor recebido no seu Imposto de Renda. Para rendimentos mensais acima de R$ 2.000 aconselho que você abra uma empresa do tipo MEI para que desta forma pague um imposto menor que o imposto de renda iria lhe cobrar.

      • Meus rendimentos não passam de quinhentos reais, já que faço pouquíssimas peças, mais por hobby mesmo, mas como não posso ficar com tudo o que faço, queria poder vender numa loja tipo a Elo7. Por isso a dúvida quanto à nota.

  28. oi me chamo patricia e trabalho em casa com salgados so que gostaria de cresçer nesse ramo so que estou tentando de varias formas e nao consigo saber onde estou errando vc teria algum conselho para me dar

  29. Oi Marcos,sou Regiane e quero abrir uma doceria tenho um loca proprio e não vou pagar aluguel,quero dicas por onde começar.Obrigada

  30. OI MARCOS!! SOU ANGELICA SIQUEIRA E QUERO ABRIR UMA CONFEITARIA EM CASA, AMEI A SUA IDÉIA DE PAGAR OS IMPOSTOS E EMITIR NOTAS FISCAIS!! OBRIGADA!!

  31. Cleide Regina Tavares Franca

    Olá, Marcos! Tudo bem? Parabéns por esse espaço que traz assuntos tão relevantes à todos que buscam um crescimento…. Estou há 6 anos na mesma empresa, ganho bem, mas estou sentindo necessidade de estar mais tempo com minha família, por isso penso em começar um negócio com venda de doces e bolos, porem tantas pessoas fazem isso, você acha que ainda tem mercado?
    Obrigada e sucesso!

  32. Olá Marcos, tudo bem? Me chamo Victória tenho 18 anos, amo a areá de alimentação e principalmente os doces nela envolvidos. Já sei fazer todos os tipos de doces,bolos e recheios. Neste próximo mês vou começar a fazer curso de Decoração de Bolos no Senac, tenho muita vontade de abrir minha confeitaria mesmo que seja em casa. Gostaria de saber se tendo esse conhecimento em doces poderia abrir meu próprio negócio, pois vejo que o ramo de confeitaria esta crescendo cada vez mais no Brasil.

  33. Oi adorei as dicas pois eu estava com dúvidas e consegui eliminá-las.Gosto muito de cozinhar e amo confeitar, vou ingressar em um curso de decoração para aperfeiçoamento de bolos e doces…vou começar a vender por encomendas, em casa mesmo,seguindo suas dicas.Obrigada

  34. Como posso otimizar a fabricação de pão de mel? Faço pães de mel e acho muito demorado para fazer a cobertura do doce.

  35. OLÁ MARCO, TUDO BEM? EU FAÇO PÃO DE MEL,BOMBOM E DOCINHOS PARA ANIVERSARIO E CASAMENTO, E GOSTARIA DE MONTAR UM LUGAR PARA VENDER E PARA AS PESSOAS FAZER ENCOMENDA PARA FESTAS, TAMBEM TINHA VONTADE DE MONTAR UMA LOJA OU UMA PAGINA NO FACEBOOK PARA VENDER, MAS ESTOU PERDITA NÃO SEI SE FICA MUITO CARO NÃO SEI O QUE COMPRAR PRA MONTAR UM LUGAR ASSIM E SE ISSO DA DINHEIRO ORO EM UMA CIDADE MUITO PEQUENA, O QUE EU FAÇO ME AJUDA

  36. Marcos, como muitas pessoas daqui estou tentando abrir um negócios de doces. Tenho um trabalho formal mas meu marido não. Só que não tenho a mínima ideia de começar isso poderia me dar as dicas básicas?

  37. Boa tarde, gostei da sua matéria, faço doces em casa , mas em relação as finanças , estou perdida !

  38. Marcos boa tarde, quero começar a mecher com meu própio negoico, ja trabalho em um emprego fixo a 4 anos, mas cada dia sinto mais vontade de mecher com doces salgados bolos tortar e etc, mas ainda estou com um pouco de medo de der um passo grande e ter que voltar atras sabe, ja faço salgados doces pra encomendas, mas quero mesmo é abrir um lugar pras pessoa poder ir sabe??? me ajuda me da umas dicas, estou perdidinha, rsrsrsrs

  39. Olá Marcos. Minha irmã e eu gostaríamos de começar com vendas on line de cupcakes, e docinhos, como brigadeiro, bicho de pé, beijinhos, etc, de forma diferenciada. Faríamos, panfletos e marketing para divulgação. O foco seria, aniversarios, casamentos e datas comemorativas. Aguardo sua observação.

  40. Adorei as dicas Marcus! Eu tenho 24 anos e sou formada em Design de Moda mas apaixonada por gastronomia desde de muito pequena, no final do ano passado comecei a fazer doces, bolos e lembrancinhas e hoje a minha maior vontade é abrir um negócio nessa área, pensei num Atelier para trabalhar so com encomendas, mas hoje também penso numa mini confeitaria, sou de SBC e vejo que aqui há pouco disso. Outra coisa que me chamou a atenção são esses bolos simples, abriram duas lojas no centro que vendem somente esses bolos, com bastante varieade e sempre vejo as lojas cheias. O que acha, sobre montar um Atelier ou uma mini confeitaria?!

  41. Marcus, bom dia!!! Sou sua leitora assídua e fã. Sou ávida de suas manifestações a respeito de liberdade e empreendedorismo. Sou uma empreendedora teimosa, daquelas que dorme e acorda com a idéia fixa de criar e vender, coisas ou idéias. Sempre fui inclinada pela gastronomia e, atualmente, encontrei meu nicho na gastronomia funcional. Você acha que esse mercado tem uma particularidade que a distancia muito das dicas oferecidas nesse artigo? Qual sua opinião sobre a possibilidade de sucesso da patisserie especializada para um seleto publico com intolerâncias alimentares e estilo de vida saudável?

    • Acho que isso é o futuro Carla. Talvez hoje, hoje, não haja tanto público porque não existe muita educação sobre o assunto, logo, o seu papel como empreendedora é vender para quem já tem essa informação e educar aqueles que não tem. Compreende! Obrigado pelos elogios.

  42. Oi, Marcus, boa noite!! Adorei o artigo, exatamente o que eu estava buscando. Minha irmã já possui um negócio voltado para itens de confeitaria com vendas on line e sob encomenda. Atualmente ela faz toda a produção. Eu estou ingressando agora e pensamos em ampliar para um local de venda direta, exatamente no estilo de uma mini confeitaria. Você acha viável iniciarmos essa pequena loja somente com nós duas na produção e atendimento? Temos receio de nos comprometermos com uma contratação e não suportarmos todo o custo envolvido. Desde já, obrigada!

  43. Oi, Marcus, boa noite!! Adorei o artigo, exatamente o que eu estava buscando. Minha irmã já possui um negócio voltado para itens de confeitaria com vendas on line e sob encomenda. Atualmente ela faz toda a produção. Eu estou ingressando agora e pensamos em ampliar para um local de venda direta, exatamente no estilo de uma mini confeitaria. Você acha viável iniciarmos essa pequena loja somente com nós duas na produção e atendimento? Temos receio de nos comprometermos com uma contratação e não suportarmos todo o custo envolvido. Obrigada!

  44. Rosangela Sacramento

    Amei as informações!! Faço Bolos, doces, cupcakes e tenho tido muitas encomendas, mas por trabalhar em casa com pouco espaço estou recusando pedidos, tenho pensado em abrir uma doceria e vender tortas, bolos, kits festas, mas não tenho noção de quanto em dinheiro preciso pra montar a loja. Já vi até uma loja aqui próx em frente a um ponto de ônibus bem movimentado. De qt preciso pra começar??

  45. Tenho 18 anos e sempre sonhei em trabalhar com encomendas de doces e salgados, vou ter um bebe e estou desempregada… Sei fazer doces e salgados variados (quem come diz ser bom, eu tambem acho, sem querer me gabar kk) mas tenho medo de começar a vender e nao dar certo o que eu faço? Como posso começar?

  46. Olá, adorei o artigo. Estou encantada c/ a confeitaria. Estou pensando seriamente em entrar neste ramo, minha idéia inicial seria docinhos modelados, bolos decorados em pasta americana! Mas estou muito receosa…..se vai dá certo….n sei bem por onde começar, valores a cobrar..
    Trabalho a 4 anos e meio com tele atendimento em uma companhia aérea, estou no final da minha licença maternidade, e sinceramente sem nenhuma motivação para voltar…Gostaria muito de ter um negócio próprio, e na confeitaria foi onde vi uma oportunidade. O que acha?

  47. Valquiria Nogueira

    Boa noite, trabalho c bolos e doces, já tenho uma boa clientela e nome conhecido , trabalho em casa e forneço para buffet, rotisseria e loja se salgados… Sonho em abrir uma confeitaria , pois tenho pouco espaço para trabalhar em casa, mas não sei por onde começar.

    • Valquiria, o ideal é que você procure, neste momento, a orientação de um contador para verificar os procedimentos para aluguel e legalização do local, uma vez que alimentos, requer vistoriais que não são as mesmas que aquelas de escritórios.

  48. Bom dia Marcos, estou montando minha própria doceria em sociedade com uma amiga, você poderia me dizer pela parte legal o que preciso para isso? já tenho o ponto e estamos reformando, espero inaugurar em breve e gostaria de saber o que fazer na parte burocrática, posso ser microempresaria em sociedade com a amiga? obrigada desde já.

  49. Olá, tenho pouca noção de confeitaria, faço doces e bolos aqui pra casa, todo mundo adora, e tenho muita vontade de começar como confeiteira. tenho 18 anos e estou desempregada, gostaria de dicas de como começar, obrigado .

  50. Oi!
    Faço doces em casa, desde 2009: bolos decorados, pão de mel, cupcakes, bombons, pirulitos.
    Enfim, minha dúvida é: para formalizar, preciso ter ponto comercial ou posso continuar fazendo em casa? Moro em apartamento. Preciso ter certidão de uso e ocupação do solo, licenças ambiental, da vigilância sanitária, bombeiros ou é algo mais simples?
    Att,

    • Precisa. Não é algo simples, mas também não é algo impossível. Para crescer, você precisará se formalizar como empresa. Busque a orientação de um contador da sua região que ele lhe dará todas as informações necessárias.

  51. Marcos, estou desempregada e penso em fazer doces em casa para vender a amigos, vizinhos, etc. Seria algo informal, minha divulgação seria no boca a boca e facebook. Preciso de licença pra isso, mesmo sendo algo pequeno e informal ? Tenho cachorro em casa, isso seria um problema? Obrigada pela atenção!!!

  52. Olá, trabalho com brigadeiros gourmet, bem casados, brownies, etc… Sou cadastrada no MEI, mas trabalho em casa. Preciso fazer a declaração de rendimentos anual? E existe alguma fiscalização pra quem trabalha com comida em casa?

  53. Boa tarde,
    Trabalho com Bolos, doces e salgados em casa e gostaria de saber se, para eu fornecer para mercados, se a empresa precisaria de licença da vigilância Sanitária, por causa de embalagens e rótulos.

  54. oi faço bolos em casa , faço sob encomenda , poderia fazer um ME

  55. Boa tarde , gostaria de saber , faço bolos e doces sob encomendas em minha residencia , que procedimento devo seguir , há algum tipo de fiscalização , local azulejado , piso , limpo sem contato nenhum com animais , não armazeno nada na minha casa , apenas faço quando há encomendas

    • A legislação permite que como microempreendedora você possa ser boleira em casa se faturar até R$ 30 mil por ano com esta atividade. Acima disso, precisa subir o negócio para formalizar-se dentro das legislações da vigilância sanitária e outros órgãos competentes.

      • Marcos Rezende, aonde a legislação fala isso?? Em nenhum lugar ouvi falar disso. Em todo lugar que pedi informação fala que tenho que ter cozinha nos padrões da vigilância sanitária (minimo de 10m2 se for vender no local e 20m2 se eu vender para outras empresas venderem)

        • Leandro, como MEI você pode sim ser confeiteiro na sua própria casa. Esta foi a forma encontrada pelo Governo para legalizar aqueles que trabalhavam sem nenhuma legalidade. Após o teto de faturamento de R$ 60 mil por ano, você deve cumprir outras exigências conforme a que citou.

          Na dúvida, o melhor, é buscar orientação de um contador, pois o código de ética dos mesmos, sugere que estes profissionais prestem consultoria gratuita aos MEI’s no primeiro ano de atuação.

          Sucesso!

      • Faturar até R$60 mil (R$30 mil era o valor anterior)

        Considera-se MEI o
        empresário individual a que se refere o art. 966 da Lei nº 10.406, de
        10 de janeiro de 2002 – Código Civil, que tenha auferido receita bruta,
        no ano-calendário anterior, de até R$ 60.000,00 mil reais, seja
        optante pelo Simples Nacional e exerça atividade permitida ao MEI.

  56. ols Marcos,vou começar a fazer paes e,bolos ,pizzas,roscas enfim.em casa.Tenho q fazer o cadastro de mei agra??Ou não é necessa´rio?????

  57. Olá Marcos,trabalho com bolos e doces na minha casa por encomenda,ñ estoco nada ,compro na hora que fazem a encomenda,e se sobra congelo com etiqueta,fiz curso de congelamentos ,reformei minha cozinha e meu azulejo tem uns desenhos bem claros cinza bem clarinho ,quero saber se eu abrir o MEI a vigilância sanitária vai vir em casa,quero me formalizar ,mas tenho medo deles implicarem com o azulejo,meus balcões refrigerado fica na minha sala ,pois ñ tenho espaço na cozinha embora seja grande ,mas como comprei itens para trabalhar ,isso será um problema?me fale o que é preciso para se formalizar mais sem causar problemas.

    • Solange, um contador, neste momento, lhe orientaria melhor porque cada cidade tem a sua política em relação a regulamentação. É coisa simples, mas procure a ajuda de um contador para obter melhores respostas.

  58. como é o nome dessa parceria com o google ?

  59. Oi Marcos, adorei o artigo. Eu e meu namorado abrimos um Atelier que vende doces sob encomenda tem 3 meses. Mas não temos MEI e estamos com receio de fazer porque produzimos os doces em casa e mesmo que seja com muito cuidado e higiene, não sabemos se no MEI é permitido. Gostaríamos de começar a participar de eventos de foodbike/truck com barraquinha para o atelier. Você sabe dizer como se dá o processo do MEI para confeiteiro? Precisamos ter um lugar próprio com todas as regras da vigilância? Se o negócio for feito em casa como se dá o processo de verificação? (Já que estamos lidando com alimentos ). Não sei se me fiz clara. Obrigada!

  60. Oi Marcos,gostei muito desse artigo, trabalho em uma empresa e faço bolos doces e tortas sobre encomendas na minha casa.Ainda não tenho MEI,mas futuramente pretendo ter.A minha duvida é sobre o AdSense, se eu não tenho a MEI , eu posso participar?

  61. olá, gostaria de saber se trabalhando como MEI, posso abrir um ponto cml, ou tenho q abrir empresa normal?

  62. Marcos, boa noite! Já sou MEI e trabalho com biscoitos artesanais, coloquei duas pequenas vitrines em pontos comerciais. Consultei a prefeitura da minha região pra verificar se precisaria licença especial e fui informada pelo fiscal que não seria necessário. No entanto pretendo abrir um pequeno espaço para as vendas e adicionar “um café”. Posso me manter como MEI? Qual orgão pode me auxiliar? Procurei o SEBRAE e não tive este tipo de ajuda tambem. Obrigada!

  63. Suzanna Sá Santos

    Olá Marcos!Estou pensando seriamente em trabalhar em casa com vendas de doces,tortas,bolos,etc.No momento só encomenda para o condomínio em q eu moro.Eu precisaria de qnto para começar?obr.Grande abraço.
    Suzanna Sá Santos-São Luís/MA

  64. Oi Marcos.. sempre gostei muito de cozinhar doces, e agora estou me aventurando com pasta americana.. e maos alguns doces e como estou desempregada pretendo abrir um negócio é vender sob encomenda.. para festas essas coisas. Gostei da primeira dica é farei para saber se vou vender e se vale a pena. Se sim, qual seria o gasto maior? E quanto em cima mais ou menos deveria ganhar? .. Nunca fui dona do meu próprio negócio, sempre tive vontade porém ainda tenho certo receio. E mesmo trabalhando na minha própria casa com o MEI teria direito a todas esses benefícios?

    • Olá Andressa, sou Joara e trabalho com o Marcos, tudo bem? Espero que sim!

      Olha só, sua ideia de montar uma confeitaria em casa é bem legal, ainda mais aproveitando a oportunidade do desemprego. Tenho, inclusive, um negócio ligado à isto e sei que realmente é necessário alguns conhecimentos para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável (mas nada de tão sério).

      Nós podemos te ajudar através do treinamento Negócio do Zero, você já conhece? Lá, além de você aprender muita coisa importante sobre a criação do seu negócio, você tem a oportunidade de receber consultoria diretamente com o Marcos, e tirar todas as dúvidas necessárias para você abrir seu negócio sem surpresas e sem desperdiçar tempo ou dinheiro.

      Para conhecer o curso, basta acessar este link → http://negociodozero.com.br

      Abraços e espero ter ajudado de alguma forma.

  65. Olá Marcos, tudo bem? Tenho uma dúvida que está me deixando um pouco desanimada..gostaria de fazer bolos confeitados por encomenda em casa (pois não tenho outro local no momento), porém moro em apartamento..a luz e o gás são pagos individualmente, mas a água não, a conta é “coletiva”.. isso me traria algum problema? por “usar a água de todos” para produzir meus bolos/doces? Obrigada!!

    • Não te levaria problemas a menos que o consumo aumentasse muito. De forma ética, o ideal seria você pagar o excedente pelo consumo, mas acredito que água não é o principal gasto na fabricação de bolos e sim luz e gás.

  66. Boa tarde Marcos, eu sou aluna de gastronomia e eu trabalho em casa com confeitaria, bolos decorados por encomenda, bombons, pão de mel. gostaria de me registrar como microempreendedora, ja tenho nome do meu negocio, mas eu gostaria de saber se eu posso registrar e continuar trabalhando em casa ou se eu preciso ter um lugar específico pro negocio?

    • Por enquanto você pode abrir um MEI e continuar operando, mas a partir do momento em que o faturamento ultrapassar os R$ 60 mil por ano, você deverá constituir uma empresa fora do MEI e aí ver as questões referentes a Vigilância Sanitária.

  67. Olá Marcos, bom dia!
    Já trabalho em uma empresa há algum tempo, e sou registrada na mesma. Mas há alguns meses para implementar a renda, comecei a trabalhar com docinhos gourmet, mas continuo no meu emprego. Gostaria de saber, se há algum programa para quem esta empreendendo que eu possa me cadastrar, mesmo estando de carteira assinada? E no caso da logomarca, eu poderia usar o nome “brigaderia” sem ter cnpj?

    • Olá Deisi. Sim, pode usar o nome brigaderia. Já sobre o programa, recomendo dois:

      1. Negócio do Zero, nossa plataforma online de conteúdo para futuros empreendedores.
      2. MeuSucesso.com: plataforma de insight de negócios do Flávio Augusto da Silva (Geração de Valor).

  68. ola Marcos trabalho com producao de salgados e doces em casa informalmente. Estou querendo sir de casa, se registra e com vendas direta no local com balcao de atendimento e vendas diarias. Eu me registrando se enquadraria no mei?

  69. Bom dia Marcos!
    Sou de Campo Grande MS, e estou pensando em abrir uma mini padaria e confeitaria, para pães artesanais e bolos caseiros. Mesmo existindo o fisicamente o estabelecimento, eu posso me cadastrar no MEI?

  70. Boa tarde Marcos, tenho uma duvida, faço bolos para vender em casa e gostaria de me cadastrar como MEI, porem não encontro as regras da vigilância sanitária as quais tenho que me enquadrar, como eu descubro? Sou de SC.

  71. Oi Marcos! Li todos os comentários das pessoas e percebo que não sou a única que tenho milhões de dúvidas… Assim que eu comecei a fazer os meus doces eu me tornei MEI porém faço em casa e queria ampliar só que eu fico na dúvida em como fazer isso. Em casa não é possível pois não tenho espaço físico. Por favor preciso de uma luz…

  72. Marcos, antes de mais nada, parabéns pelo artigo.

    Você mencionou:

    “Contrate ou faça acordos comerciais de comissionamento com pessoas que possam sair à rua para representar os seus produtos em confeitarias da sua região para aumentar o volume da sua produção…”

    Como eu poderei fazer isso através de um funcionário comissionado sem envolver vínculo empregatício e futuramente ter um problema na justiça?

    Agradeço!

    • Não precisa fazer com funcionários comissionados, mas sim com parceiros, pois isto é um modelo inicial de negócio que beira a informalidade para você testar a viabilidade do seu negócio. Reinvestindo o valor, você vê se é melhor fazer isso através de representantes comerciais (sem vínculo empregatício) ou através de funcionários próprios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *