Como Montar Uma Padaria – Passo a Passo Simplificado



Como montar uma padaria

Aprender como montar uma padaria é o ponto de partida para iniciar um promissor negócio próprio em um dos ramos mais rentáveis, alimentação. Para saber todos os detalhes e o que considerar ao abrir uma padaria, confira nosso artigo.

Passo a Passo de Como Montar Uma Padaria

Fazer uma estimativa dos custos

O primeiro passo de como montar uma padaria é fazer uma estimativa de todos os custos que envolvem o dia a dia nesse negócio. Vejamos alguns exemplos.

  • Máquinas e equipamentos de panificação (forno, amassadeira, modeladora, cilindro, assadeiras, divisoras de massa, balança, armários de fermentação, mesas de preparo etc.);
  • Itens de cozinha (liquidificadores, espremedores, batedeiras, cafeteiras etc.);
  • Utensílios de cozinha (panelas, pratos, copos, xícaras, talheres, jarras etc.);
  • Despesas com funcionários (salário, vale transporte, encargos sociais, férias, vale alimentação, décimo terceiro etc.);
  • Aluguel do estabelecimento (caso ele não seja próprio) e demais despesas anuais como IPTU;
  • Mobiliário (bancadas, freezers, geladeira, mesas, cadeiras etc.);
  • Energia elétrica;
  • Água;
  • Gás.

Publicidade

Ter uma ideia do investimento inicial e custos mensais para montar uma padaria é essencial para planejar bem o negócio e abri-lo no momento certo.

Fazer uma estimativa do faturamento mensal

Ao aprender como montar uma padaria, além de uma estimativa dos custos envolvidos, é necessário ter uma ideia do faturamento médio mensal.

Esse valor pode ser obtido por meio de pesquisas ou de acordo com a demanda esperada de clientes. Nessa etapa, uma dica é fazer um curso no Sebrae ou solicitar uma consultoria pontual para ajudar nessa estimativa do faturamento mensal.

Pesquisar os principais concorrentes

Montar uma padaria envolve conhecer bem como essa atividade funciona. Para isso, a sugestão é fazer uma pesquisa dos principais concorrentes, ou seja, as padarias mais conhecidas na cidade e região na qual a nova padaria será montada.

Essa pesquisa pode ser feita por meio das redes sociais e também no próprio local ao analisar quais são os produtos oferecidos, qualidade do atendimento etc.

Ao analisar os concorrentes, também é importante observar o que essas padarias ainda não oferecem, pois é possível aproveitar essa lacuna e proporcionar maiores diferenciais aos clientes da nova padaria.


Publicidade

Pesquisar padarias famosas no Brasil e outros países

Ao saber como montar uma padaria, é muito importante pesquisar nas redes sociais algumas das melhores padarias no Brasil e em outros países, como França, Itália etc.

Por meio dessa pesquisa é possível utilizar ideias de receitas, decoração e demais diferenciais que ainda não são oferecidos na cidade/região na qual será montada a nova padaria. Essa é uma forma interessante de inovar nos produtos oferecidos e atrair cada vez mais clientes.

Definir a localização ideal

Uma das últimas etapas de como montar uma padaria é definir a localização ideal, preferencialmente em regiões nas quais há maior fluxo de pessoas. Outro aspecto importante quanto à localização é a estrutura do local, sendo necessário observar os seguintes fatores:

  • Existência e condição dos banheiros;
  • Condições do piso, paredes, portas e janelas;
  • Ventilação;
  • Teto;
  • Estrutura elétrica e hidráulica;
  • Espaço para estacionamento;
  • Espaço para a cozinha etc.

Abrir formalmente a empresa

Como montar uma padaria

Depois de todo planejamento e escolha do local, é o momento de abrir formalmente a padaria mediante elaboração de um contrato social, registro do CNPJ e demais procedimentos exigidos pela legislação.

Para facilitar esse processo, recomenda-se contar com o apoio de um contador que cuide de todas as burocracias necessárias quanto aos documentos, emissão do alvará, pagamento de impostos etc.

Montagem e decoração do ambiente

Assim que o funcionamento do local é autorizado, é o momento de cuidar da montagem e decoração do ambiente, deixando tudo impecável para receber os clientes.


Publicidade

Para deixar o ambiente ainda mais agradável e otimizar todos os espaços, uma dica é contar com a ajuda de um arquiteto para fazer um projeto para a padaria.

Esse investimento vale a pena devido à capacidade de um ambiente agradável atrair mais clientes e também pela praticidade quanto ao espaço no qual serão instaladas as máquinas, equipamentos e demais itens essenciais para o funcionamento da padaria.

Depois de aprender como montar uma padaria, confira nossos demais conteúdos sobre empreendedorismo com ideias excelentes de como vender mais, aumentar os lucros e se diferenciar dos concorrentes atuantes na mesma cidade e região.

Imagens: blog.castellmaq.com.br / oicanada.com.br


Publicidade