Como vender mais (independente da crise)



Não tem como pensar em vendas, em novos clientes, em aumentar o faturamento e melhorar o rendimento da sua empresa sem se preocupar com a tão falada crise.

A tensão econômica têm sido há algum tempo uma das principais notícias nos mais diferentes meios de comunicação, tirando o sono de muitos empresários que procuram se reinventar para se manter no mercado.



Será então possível continuar vendendo mesmo diante de um cenário como esse?

A resposta é sim!

E foi para te explicar como fazer isso que nós resolvemos fazer esse artigo, baseado no eBook: Guia Prático de Vendas.

Conheça seu produto e entenda o seu cliente

Essa é uma premissa básica de quem atua na área de vendas: conhecer bem seu próprio negócio e entender de quais formas ele pode suprir as diferentes necessidades dos seus clientes.

Embora pareça óbvio, é justamente aqui que muitos já começam de uma maneira errada.

A falta de um parâmetro real



  • que demonstre quem são os clientes,
  • que tipo de produtos e serviços eles já consomem,
  • qual a faixa etária e as expectativas que eles têm em relação ao serviço/produto que você vai oferecer,

faz toda a diferença na hora de fazê-los uma oferta.

Hoje muitas empresas de marketing oferecem suporte e assessoria que fazem esse tipo de levantamento, mas você também pode obter as respostas que precisa utilizando ferramentas gratuitas, disponíveis na internet, que vão desde formulários simples a aplicativos.

Aqui no eBook Guia Prático de Vendas você encontra esses links e mais dicas para começar a usar esses aplicativos.

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Crie oportunidades

Além de usar as ferramentas corretas, você precisa se destacar.

A melhor forma de fazer isso, além de oferecer um produto que agrade pela qualidade e preço é apostando no atendimento.

A crise é também um ótimo momento para criar.

Você deve escolher entre sucumbir às dificuldades ou tirar proveito delas.



Para vender mais, você deve se aproximar mais do seu público.

Usar os canais que seu público também utiliza e intermediar acesso ao seu serviço/produto por meio deles é uma maneira de cativar o consumidor e facilitar a compra.

Ganhe e fidelize clientes

Outro desafio em meio aos tempos de crise é conquistar nova clientela.

Gerar novas oportunidades de venda nunca foi tarefa simples e com a atual conjuntura econômica esse desafio é ainda maior.

No entanto, se você já conhece bem seu público, já está um passo à frente dos concorrentes.

Prospectar novos clientes não significa pontualmente gerar novas vendas, mas conquistar pessoas que venham comprar de você.

Quando você oferece o que o consumidor precisa, da maneira que ele quer e de uma forma que ele ache vantajoso, você conquista um cliente.

Para isso, além de entender o que o cliente quer na hora da venda, você precisa que ele veja seu produto e conheça sua empresa.

Isso vale também para pessoas que já compraram antes.

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Fidelizar cliente, incentivando-o a consumir mais é uma forma de manter o fluxo girando.

Esses clientes também são importantes indicadores de novas oportunidades.

Hoje em dia, além de feiras e convenções do segmento, sua empresa deve estar presente nas redes sociais.

Ali, você pode conversar diretamente com o consumidor, observar as estratégias dos concorrentes e mensurar a aceitação do público.

Uma empresa antenada, que valoriza, entende e se importa com as novidades do mercado, tem maior poder de captação de clientes e conversão em vendas.

Oferecer brindes, apostar em promoções, criar algum programa de fidelidade, requerer novas indicações, são ótimas estratégias para driblar a crise, conquistar e fidelizar a clientela.

Junto a isso, capacite sua equipe.

Treinamento, motivação e incentivo devem fazer parte de todo o processo.

No caso de loja física, a empresa precisa ter ambiente agradável e falar a “mesma língua” que é usada nas redes sociais, por exemplo.

A combinação de todos esses fatores é o que vai converter as ações em vendas.

Invista para ter retorno

Tudo o que foi falado até aqui é de total importância para continuar a vender independentemente da crise, mas nada disso dará certo se você não conseguir gerir bem os negócios.

Investir na sua empresa em tempos de crise pode não parecer o melhor a fazer, mas quando você foca no retorno que isso dá, entende que não há como ser diferente.

Instalar um sistema de gestão, além de agilizar suas atividades, automatiza muitos processos administrativos, otimizando o funcionamento da sua empresa.

Esses tipos de softwares de gestão podem ser usados também para dar mais autonomia, rapidez na resposta e eficácia nos processos de vendas, o que se torna um grande diferencial para lucrar em tempos de crise.

O software Sage Start pode te ajudar nisso.

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