Como reconhecer, contratar e manter um bom contador



Infelizmente não é raro ouvir histórias de empreendedores com bons modelos de negócios, com empresas consolidadas no mercado e com experiência dentro do seu ramo de atuação e que mesmo assim sofreram problemas com seus contadores.

Muitos problemas são possíveis de acontecer se o seu contador não reunir todas as qualidades necessárias para administrar a contabilidade do seu negócio.


Publicidade

Por outro lado, sabemos também que hoje em dia o contador desempenha um importante papel para o sucesso da empresa, pois sua função não é apenas calcular tributos e analisar demonstrativos financeiros, e sim, atuar também como um consultor que colabora com a gestão opinando em quais momentos as decisões importantes devem ou não ser tomadas.

Como reconhecer um bom contador?

O bom contador orienta seus clientes de forma a reduzir custos de produtos, a melhorar o fluxo de caixa, garantindo consistência dos principais processos. Ele instrui com embasamento para que o empresário tenha um ótimo planejamento e assim possa ter mais competitividade no mercado aumentando seus ganhos financeiros.

Mas, não se esqueça de que o contador apenas orienta.

Ele faz isso analisando a vida contábil da sua empresa, mas ele não interfere nos lucros, não toma as decisões, não faz as escolhas por você.

Por isso, você deve realmente confiar no seu contador para decidir o melhor a ser feito com base nas orientações que ele dá. E como fazer isso?

Confie no seu contador e fique de olho!

Claro que na hora de contratar um contador você irá se cercar de cuidados e informações necessárias para decidir se ele é o candidato ideal ao cargo.


Publicidade

Mas, por melhor profissional que ele seja é importante que você acompanhe o trabalho que ele faz.

Parece meio contraditório você pagar alguém para tomar conta das finanças da empresa e ter que fiscalizar o trabalho dessa pessoa, não é mesmo?

Mas não é bem isso que estamos propondo. A questão aqui é mais participativa do que fiscalizadora.

O bom andamento da empresa pode ser medido pela contabilidade. Quando ela está em dia, as coisas vão bem.

Para acompanhar os resultados, solicite sempre que julgar necessários as demonstrações, balanço, balancetes, demonstrativo de resultado e fluxo de caixa.

Confie no seu contador e tenha um bom relacionamento

É claro que quando falamos em confiança colocamos em jogo alguns problemas que uma relação mal estabelecida pode trazer.


Publicidade

A questão é tanto a formação e a responsabilidade jurídica do profissional contador quanto o bom relacionamento que o empresário mantém com o mesmo.

Alguns problemas comumente citados associados ao contador são:

  • Problemas com a comunicação;
  • Dependência que se cria por desconhecer algumas leis e trâmites da legislação;
  • Burocracia dos processos;

Quando o setor contábil não “fala a mesma língua” que a empresa e vice-versa, isso pode ser desanimador.

Mas, em contrapartida, quando as ideias e a forma de trabalho estão alinhadas, a caminhada rumo ao sucesso fica muito mais fácil!

Confie no seu contador e facilite o trabalho dele

Uma forma de facilitar o trabalho do contador e consequentemente melhorar o serviço prestado à sua empresa é investindo em plataformas digitais.

Bons contadores já oferecem suportes automatizados, mas você também pode procurar programas que atendam suas necessidades específicas.

Além de auxiliar em todo processo de gestão contábil, vai descomplicar na hora de você entender, requerer e acessar alguns dados.

Seja empreendedor com o seu negócio e com a maneira como você o gerencia e tenha ao seu lado alguém que controle, proteja e planeja em prol do seu patrimônio com eficácia e profissionalismo!

Confie no seu contador!


Publicidade