De volta ao básico: 9 dicas essenciais para criar o site de sua startup



Um site é a oportunidade de uma startup se destacar de seus concorrentes ao mesmo tempo em que promove seu valor e suas ofertas para clientes atuais e futuros.

Uma home page sedutora, com um visual que chama a atenção e uma interface amigável ao usuário certamente impulsionará o engajamento. Mas quando você está com pressa de lançar sua startup, vários componentes cruciais podem ser facilmente ignorados. Infelizmente, o custo de ignorar alguns desses componentes é alto quando se trata de gerar mais vendas online.



Entenda quais são os 8 elementos mais importantes na hora de investir em desenvolvimento de sites para startups.

  1. Usabilidade

Muitas vezes uma startup irá concentrar a maioria dos seus esforços em tornar a sua home page atraente, e isso é certamente importante. Mas o que tem precedência para a beleza é como um cliente em potencial irá interagir com sua home page. Pergunte a si mesmo: “O que eu quero que meu prospecto faça quando chegar ao meu site?” A resposta a essa pergunta deve direcionar todas as decisões. O belo tem que acompanhar o que é útil e tem funcionalidade.

  1. Uma página de erro 404 criativa

Está fadado a acontecer. Quebras de tecnologia e um cliente em potencial são veiculados em uma página 404. Por que não encarar esse momento inevitável como uma oportunidade de estender uma ótima experiência do usuário ao mesmo tempo em que comunica claramente sua marca? Cada ponto de contato é uma oportunidade para contar sua história. Não deixe que pontos de contato sutis careçam de criatividade.

  1. Um forte apelo à ação

Quando alguém acessa sua home page, qual é a única coisa que você quer que ele faça? Isso é crítico. Você deve ter um apelo à ação na sua página inicial. É por isso que você tem um site: para obter leads / prospects / clientes. Quando alguém acessa sua home page, não deve haver ambigüidade sobre o que deve fazer (dê seu e-mail, inscreva-se para uma avaliação gratuita, ligue para um número, etc.).

  1. Um vídeo explicativo

Ao iniciar uma nova empresa, é importante comunicar sua proposta de valor de maneira rápida e clara. Um vídeo explicativo na página inicial é a melhor maneira de fazer isso, porque a maioria dos visitantes do seu site assistirá antes de ler qualquer coisa. Estudos mostram que 80% do tráfego de usuários irá assistir um vídeo que esteja na primeira dobra da página inicial. Enquanto as taxas de conversão podem aumentar em 89%, em média.

  1. Estudos de caso

Os estudos de caso ajudam os clientes a conhecer sua empresa e como os outros trabalham com você. Descobrimos que usuários sérios têm mais probabilidade de ler seus estudos de caso para ver como você ajudou clientes semelhantes com suas necessidades e para obter uma perspectiva mais tangível e clara de como sua empresa funciona.



  1. Copywrite de qualidade

Os melhores sites têm uma copy muito clara e concisa. Saiba de onde vêm os seus visitantes e escreva uma copy que os informe instantaneamente sobre o seu valor. Uma boa copy é a parte mais importante da conversão de clientes em potencial.

  1. Navegação simples e fácil de usar

Muitas vezes as Startups estão tão preocupadas com a criatividade que se esquecem da usabilidade. Barras de navegação devem ser fáceis de encontrar com títulos claramente identificados.

  1. Links para páginas sociais

Embora muitos sites iniciantes estejam finalmente fazendo isso corretamente, muitos ainda não fornecem links para suas páginas de mídia social diretamente na página inicial em um local visível. A maioria tem a ideia de que eles devem colocar seus links de mídia social na página “Entre em contato”, que adiciona apenas mais etapas ao processo para os usuários. Coloque suas páginas sociais na frente deles para que eles possam verificá-lo!

  1. Validação e credibilidade

As Startups precisam comunicar a um visitante em menos de cinco segundos que eles são uma empresa confiável e com credibilidade. Há algumas maneiras de fazer isso por meio de uma home page, como exibindo depoimentos de pessoas, portfólio de trabalhos passados e avaliações no Google e Facebook. Pode parecer besteira, mas é o fato de outras pessoas terem confiado na sua marca é um sinal forte para adquirir credibilidade.

“Este é um post escrito por nosso convidado Caio Nogueira, co-fundador e desenvolvedor de sites WordPress na empresa UpSites Digital. Apaixonado por novas tecnologias e pelo desafio de criar soluções na internet que sejam interativas e amigáveis, Caio também gosta de escrever no tempo livre e tocar violão.”