Dumping Comercial – O Que é, Como é Feito e Por que é Prejudicial



dumping comercial

O dumping comercial consiste numa prática constante nas empresas, especialmente aquelas de grande porte. Para saber todos os detalhes sobre este conceito e como ele é aplicado nas organizações em todo o mundo, confira nosso artigo.

O que é dumping comercial?

O dumping comercial acontece quando uma empresa exportadora oferece seus produtos a outro país por um preço menor que aquele aplicado no país onde a empresa tem sua sede. Essa prática é considerada desleal, já que ela é utilizada com a finalidade de conquistar um novo mercado por meio da eliminação total ou parcial dos concorrentes de determinado país, impedindo que eles tenham qualquer condição de competir no mercado.



O dumping comercial também pode ser observado no mercado interno, quando uma empresa vende seus produtos por um preço muito abaixo do mercado com a finalidade de acabar com a concorrência e conquistar um novo mercado.

Como é feito o dumping comercial?

Um exemplo claro de dumping comercial, de acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços é o seguinte:

A empresa X, com localização no país A, vende um determinado produto em seu país por 100 dólares e exporta exatamente o mesmo produto para o Brasil por um valor de 80 dólares. Nesse caso, é caracterizada uma prática de dumping comercial que apresenta margem de 20 dólares.

Você deve estar se perguntando por que uma empresa exportadora vende seus produtos por um preço abaixo daquele que é praticado no mercado externo quando isso significa prejuízo financeiro.

O motivo é que, mesmo sabendo que terão prejuízo por um certo período, as empresas se arriscam nessa estratégia, pois assim que os concorrentes forem eliminados ou reduzidos, a empresa poderá aplicar o preço adequado e ganhar no giro das vendas e margem de lucro.

Lembre-se sempre: o objetivo das empresas que aplicam o dumping comercial é conquistar novos mercados e acabar com os concorrentes.



O que geralmente está por trás do dumping comercial?

Para que as empresas se mantenham competitivas e consigam trabalhar com preços mais baixos se comparados aos concorrentes, de forma geral, por trás das práticas de dumping comercial, estão:

Mão de obra barata

Um exemplo claro desse item é a China. Este país consegue oferecer produtos a preços mais competitivos em grande parte por um baixíssimo custo de mão de obra, já que na China, além de os salários serem baixos, os direitos trabalhistas praticamente não existem.

Baixo custo de matéria-prima

Países que possuem alta quantidade de matéria-prima ou conseguem adquiri-la por preços baixos também conseguem um custo unitário menor para seus produtos sem que isso comprometa a margem de lucro.

Redução da qualidade do produto

Para vender produtos a preços que estejam muito abaixo do mercado é comum que as indústrias sacrifiquem a qualidade. Isso também faz com que as pessoas substituam esse produto com mais frequência, o que gera mais vendas.

Por que o dumping comercial é prejudicial?

dumping comercial

O dumping comercial é ilegal por uma série de motivos. Os principais deles são:

Prejudica diversas empresas

A prática de dumping comercial traz grandes complicações para as empresas que atuam nos países para os quais a empresa exportadora deseja vender. Ao aplicar um preço abaixo do mercado, a exportadora “rouba” os clientes de diversas empresas e faz com que em pouco tempo eles entrem em falência.

Compromete a economia local

Um país que é vítima do dumping comercial apresenta graves problemas na economia, já que, além do fechamento de várias empresas, o dinheiro gerado com as vendas volta para o exterior (a sede da exportadora), o que prejudica o desenvolvimento nacional.



Concorrência desleal

Um dos fatores mais preocupantes do dumping comercial é o estabelecimento de uma concorrência desleal, na qual as empresas locais nem sequer têm condições de competir sem que isso gere um imenso prejuízo.

Gera demissões em massa

Em questão de poucos meses a prática de dumping comercial pode provocar demissões em massa em um país, prejudicando ainda mais a economia e aumentando os níveis de pobreza na sociedade.

Depois de checar todas essas informações sobre dumping comercial, fique por dentro desse conteúdo sobre estratégias comerciais adotadas por empresas dos mais diversos tamanhos e ramos de atividade.

Imagens: aprendaimportarfacilmente.com.br / tradewaysace.com.br