Empreendedorismo Digital: 3 profissões para começar ainda hoje



Já pensou em ganhar muito dinheiro trabalhando pouco e sem precisar sair de casa? Acha impossível? Se sua resposta for sim, saiba que está completamente equivocado.

Com a globalização, o comércio mundial cresceu em abundância nesse século graças à internet.



Podemos agora mesmo comprar daqui do Brasil um produto do Japão com alguns simples cliques, coisa que há 30 anos era inimaginável.

Por essas razões, o mundo dos negócios na maior parte das vezes é altamente dependente da internet e muitas profissões novas surgiram e ainda surgem a cada ano.

É possível até mesmo empreender no mundo digital. Por isso lhe apresentaremos 3 profissões do empreendedorismo digital para começar ainda hoje:

Invista em Marketing Digital

Um dos pilares do empreendedorismo digital é o marketing digital!

É um seguimento que ganha cada vez mais espaço na internet e está fazendo  muita gente ter uma renda extra ganhando dinheiro através da internet em pouco tempo.

Você pode trabalhar com produtos digitais em plataformas como a Hotmart, por exemplo, seja você sendo um produtor ou afiliado.



Calma, vou te explicar melhor:

Por exemplo, você cria um E-book que ensina algum conhecimento que tem e o coloca à venda nessa plataforma.

Outra pessoa entra no site e escolhe se tornar afiliado do seu produto para ganhar uma comissão sobre seu produto por cada venda que realizar com o link que for gerado pra ele no site, essa comissão varia, pode ser de 30% ou até 70% dependendo do produto.

Parece fácil demais, mas exige muito estudo e estratégia, tanto para se tornar um produtor, quanto para se tornar um afiliado de algum produto, não entre nesse mercado sem antes pesquisar.

Para se tornar um produtor, por exemplo, você precisa de um bom e numeroso grupo de afiliados que vai divulgar seu produto à venda. Fora a propaganda que você deve fazer, seja na criação de um blog ou canal no YouTube.

Já para se tornar um afiliado, a tarefa é diferente. Deverá possuir um bom investimento e conhecimento na captação do cliente final que vai comprar o produto que você escolheu para se afiliar.

Existem diversos cursos para quem quer se aventurar nesse meio, muitos deles são bons e ensinam passo a passo de como se tornar um afiliado de um produto digital.

O investimento não costuma ser caro e pode valer muito a pena se souber escolher.



Porém, muito cuidado ao entrar nesse meio, existem muitos que querem ganhar dinheiro em cima de inocentes que, no meio do desespero, entram de cabeça nesse nicho de mercado sem o menor conhecimento.

Isso acontece, pois muitos se aproveitam da necessidade financeira alheia, que no meio da dificuldade acaba caindo em promessas falsas de dinheiro fácil.

Seja um Digital Influencer

Os Digital Influencers, (saiba mais sobre essa profissão clicando aqui), ou Influenciadores Digitais , são profissionais que possuem um público fiel e numeroso de seguidores na internet.

Seja através do YouTube, Facebook, Instagram e outras mídias sociais, os Influenciadores Digitais são verdadeiros formadores de opiniões.

Bons exemplos são sempre os famosos youtubers, por atingir um público muito grande de fãs (geralmente jovens), muitas marcas investem sua propaganda nesses profissionais. É um ramo que gera muita renda.

Mas não pense que é fácil, é uma jornada longa e não existe fórmula certa para se tornar um Influenciador Digital, você precisa unir criatividade, talento, dedicação, paciência e cuidado.

  • Criatividade – Como não existe uma fórmula perfeita, ser criativo é fundamental independente do estilo que for seguir. Você precisa sempre criar conteúdos que viralizem e chamem atenção do público, sem cair na mesmice.
  • Se reinvente – Esse é um complemento do quesito criatividade. Quem fica na mesmice, para no tempo! Por isso, esteja sempre aberto a criar e testar novos conteúdos para manter seu público e ampliá-lo ainda mais.
  • Talento – Escolha um nicho que favoreça suas habilidades pessoais. Por exemplo, se você não é engraçado, não é uma boa ideia criar conteúdos de humor, certo? Explore aquilo que você é bom!
  • Dedicação – Influenciadores Digitais não tem vida fácil! Precisam criar conteúdos, gerenciar a carreira e suas mídias sociais, investir em roupas, comparecer a eventos, e por ai vai…
  • Paciência – O começo é sempre difícil e o sucesso pode demorar a emplacar. Portanto, não desanime, o resultado demora, mas quando chega vale muito a pena!
  • Cuidado – Por último, vale ressaltar que um Digital Influencer é um formador de opiniões, portanto, muita cautela ao expressar suas opiniões, elas podem borrar sua imagem para sempre.

Evite dar opiniões políticas (a não ser que seu conteúdo seja voltado a esse ramo) e guarde para si suas visões mais radicais que possam lhe atrapalhar.

Seja um freelancer

Freelancer é um profissional autônomo que realiza trabalhos pela internet sem ter um contrato fixo em uma empresa.

A vantagem desse tipo de negócio é poder trabalhar no conforto de casa e no horário que preferir, sem se preocupar com chefe, você é seu próprio chefe!

Um profissional freelancer pode trabalhar em diversas áreas, como por exemplo: escrita e redação, suporte administrativo, design e criação, web e desenvolvimento, etc..

Uma boa dica é evitar querer criar um perfil especializado em várias áreas, foque apenas naquilo que você é bom e tem potencial. É melhor um especialista em uma área do que alguém que faz um pouco de tudo.

Existem vários blogs e vídeos no YouTube com bons canais que ensinam a começar uma carreira freelancer, você pode pesquisar por lá para ter uma base melhor nesse começo.

Alguns exemplos de sites para conseguir seus trampos como freelancer são:

  • 99freelas
  • Freelancer
  • Workana
  • Get Ninjas
  • UpWork
  • Fiverr
  • PeoplePerHour
  • 99designs
  • MeuRedator

 Uma parte desses sites possui sua plataforma em inglês, mas se você souber um pouco do idioma, não é difícil entender, pois a interface é bem simples.

Sabemos que empreender não é fácil, mas o empreendedorismo digital vem como uma excelente alternativa de negócio que podem mudar sua vida profissional e financeira para sempre!

E aí, o que está esperando para começar sua carreira no empreendedorismo digital? Já sabe o que vai fazer?

Espero que possamos ter te ajudado com esse post, deixe abaixo sua opinião nos comentários e compartilhe com seus amigos!

Autor: Daniel Belalian