O objetivo oculto que os donos de empresa inteligentes devem perseguir

Quais são os seus objetivos de negócio para este ano?

Se você é como a maioria dos empresários, você possui uma meta de lucratividade que pretende atingir, certo?



Você também deve ter um valor de faturamento na cabeça que é importante para você.

Enquanto estes objetivos são importantes, existe um outro objetivo que traz muito mais benefícios quando alcançado: construir um negócio vendável.

Mas e se você não quiser vender a sua empresa?

Isso é irrelevante.

Aqui estão cinco motivos que comprovam que construir um negócio vendável deve ser seu mais importante objetivo, sem importar muito quando você planeja apertar o botão “eject”.

1. Um negócio vendável significa liberdade

Um dos fundamentos mais importantes de um negócio vendável é saber como a sua empresa irá performar se um dia você estiver incapacitado de trabalhar nela por um tempo.



O quanto mais o seu negócio for dependente da sua pessoa, menos será a sua capacidade de ser vendido.

Fazer a sua empresa menos dependente de você consolidando uma equipe de gerenciamento e criando manuais de operação do negócio para novos empregados seguirem, significa que você pode investir parte do seu tempo fora do negócio.

Imagine o mundo de possibilidade que se abre para você quando você decide simplesmente não ir para o escritório amanhã…

2. Um negócio vendável é mais divertido

Estar à frente de um negócio pode ser bastante divertido se for possível para você investir seus dias no planejamento estratégico do seu negócio enxergando-o de cima ao invés de enxergá-lo do ponto de vista operacional simplesmente.

Apesar de saberem disso, a maioria dos donos de empresa investem a maior parte dos seus dias em coisas do dia a dia: formulários de pagamento, review de desempenho de funcionários, negociações financeiras com bancos, problemas com clientes, etc.

Os detalhes chatos de ter uma empresa sugam a alegria de ser dono do próprio nariz e é exatamente essas tarefas chatas que você deve ser capaz de delegar para outra pessoa se estiver pensando em tornar a posição de dono bem mais divertida.

3. Um negócio vendável oferece liberdade financeira

Todos os meses ou até todos os dias você dá uma conferida na sua conta corrente e no seu portfolio de investimentos.



Você faz isto porque você quer saber em que ponto você está do caminho em direção a liberdade financeira.

Construir um negócio vendável também possibilita uma paz mental, sabendo que você está construindo algo tal qual seu portfolio de investimentos, ou seja, que um dia pode se tornar líquido para você.

4. Um negócio vendável é um presente

Imagine que o seu primeiro filho acabou de passar na faculdade e como presente você dá para ele um Shelby Ford Mustang 1967 como o que ilustra esse artigo.

Seu filho pega a estrada para desfilar com seus carro novo e após alguns quilômetros, começa a sair fumaça do motor.

O mecânico então dá uma olhada no estrago e diz que o motor precisa ser refeito.

Você pensava que estava dando para o seu filho um bem incrível, mas ao invés disso, lhe deu de presente uma despesa enorme que ele não pode dar conta ou que se for vender, obterá um preço bem inferior ao que adequado.

Você pode estar planejando passar este seu negócio para as mãos dos seus filhos ou deixá-lo nas mãos de seus gerentes mais jovens.

Ambas opções de saída são admiráveis, mas se o seu negócio é tão dependente de você e não foi preparado para rodar sem a sua influência, você talvez esteja passando para frente um grande elefante branco.

5. Nove mulheres não conseguem gerar um filho em um mês

Existem coisas na vida que levam tempo, não importa o quão rápido você queira que elas aconteçam.

Construir um negócio vendável requer mudanças significativas e um comprador interessado no seu negócio irá querer enxergar como será o desempenho da sua empresa três anos depois da sua saída com base em como está estruturado o seu negócio hoje.

Logo, se você quiser ter um negócio rentável em cinco anos, você precisa fazer as modificações no seu negócio agora para que dê tempo de geri-lo.

Conclusão

Você está curioso para saber o quão vendável está a sua empresa e o que você precisa fazer para vendê-la quando ela estiver pronta?

Então chegou a hora de ter o seu Value Builder Score através de um Diagnóstico Empresarial que acontece em duas etapas:

  • Primeiro você responde em menos de 15 minutos um questionário sobre o seu negócio.
  • Depois nós fazemos uma reunião devolutiva passando por cada um dos pontos chave do seu negócio e ao final lhe entregando um relatório completo sobre o seu negócio junto com as estratégias que você precisa adotar.

As estratégias apontadas nesse diagnóstico empresarial comprovadamente podem aumentar em 71% o valor de uma empresa onde elas são implementadas.

Todas as informações são mantidas em completo sigilo e você pode solicitar um contato nosso através do nosso site: MEHMED Consultoria Empresarial.

Olho atento no negócio e até o próximo artigo.