Estruturalismo – O Que é, Características e Importância



estruturalismo

Entender o estruturalismo, ou Teoria Estruturalista, é um dos pontos iniciais para melhorar a gestão nas empresas e aumentar o engajamento dos colaboradores no alcance de metas e objetivos. Para saber a importância desses conhecimentos para a atual administração nas empresas, confira nosso artigo e anote nossas dicas de livros sobre o tema.

O que é o estruturalismo?

O estruturalismo tem suas origens na Teoria da Burocracia desenvolvida por Max Weber. No entanto, somente no início da década de 1950 foi que ela ganhou notoriedade quando passou a haver uma preocupação por parte das empresas em fazer uma integração entre todas as teorias existentes para ganhar maior eficácia e produtividade.



É possível dizer que o estruturalismo dá início a um sistema mais aberto nas empresas, tendo como foco o conceito de “homem organizacional” no qual uma mesma pessoa exerce vários papéis em diferentes organizações e deve estar atenta às constantes mudanças ocorridas na sociedade.

Características abordadas pelo estruturalismo

De acordo com o estruturalismo, para que uma pessoa desempenhe um bom papel em todas as organizações é fundamental as seguintes características de personalidade:

Lidar com atividades rotineiras

Para a Teoria Estruturalista, é necessário que as pessoas sejam capazes de adiar recompensas e realizar o trabalho rotineiro nas organizações sem que sejam necessariamente consideradas as preferências pessoais nas atividades profissionais.

Constante flexibilidade

O estruturalismo menciona que, diante de um cenário que apresenta constantes mudanças, é essencial que as pessoas estejam preparadas para exercer diversos papéis nas organizações, de acordo com o contexto apresentado.

Desejo de realização

Para o estruturalismo, o desejo permanente de realização faz com que as pessoas cooperem mais para a obtenção dos melhores resultados com a finalidade de obter recompensas materiais e sociais.

Resistência às frustrações

Essa teoria menciona que, para evitar os desgastes emocionais oriundos dos conflitos estabelecidos entre as necessidades da empresa e as necessidades individuais, é preciso que sejam realizadas mediações de forma escrita e racional.



Objetivos do estruturalismo

estruturalismo

Para que uma organização se mantenha competitiva é imprescindível que os objetivos traçados sejam atingidos. Para que isso seja possível, os gestores devem estar atentos a todas as etapas que envolvem a administração de uma empresa, desde os processos de planejamento aos de controle de atividades e mensuração de resultados.

De acordo com o estruturalismo, determinados objetivos possuem funções essenciais para o sucesso de uma organização. Vejamos quais são eles:

  • Os objetivos definidos numa empresa exercem o importante papel de estabelecer unidades de medidas para que os gestores tenham condições de verificação e comparação dos índices de produtividades apresentados em determinado período. Essa função dos objetivos também é de extrema importância para que consultores, assessores e demais profissionais possam compreender os índices de produtividade e contexto geral da empresa;
  • Os objetivos traçados pelos principais gestores fornecem padrões de avaliação para que seja possível mensurar até que ponto uma empresa está adotando as melhores estratégias e seguindo o caminho certo;
  • Durante o planejamento estratégico da empresa, quando os objetivos são bem definidos, eles são capazes de indicar uma situação futura, uma orientação principal que deve ser seguida pela empresa. Objetivos claros fazem com que os profissionais envolvidos nas atividades e toda estrutura organizacional fluam corretamente;
  • Ao seguir objetivos específicos, uma empresa consegue realizar planejamentos financeiros que estejam de acordo com tais objetivos, seja para realizar novos investimentos ou adotar estratégias para redução de custos no curto, médio e longo prazo.

Livros sobre o estruturalismo

Além de ver conceitos básicos sobre o estruturalismo, para pesquisar com maior profundidade sobre essa importante teoria, recomendamos os seguintes livros:

  • Introdução à Teoria Geral da Administração (Idalberto Chiavenato);
  • Teoria Geral dos Sistemas (Dante Martinelli);
  • Economia e Sociedade (Max Weber).

Algumas frases de Max Weber

Como Max Weber é um dos principais autores que deram origem ao estruturalismo, vejamos algumas das frases mais conhecidas deste que é um dos nomes mais estudados na administração:

  • “O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível.”
  • “Regra é, em primeiro lugar, gestão da vida quotidiana.”

Depois de ver essas informações sobre o estruturalismo e importância dessa teoria para as empresas, veja esse  conteúdo sobre teorias administrativas que são até hoje adotadas pelas empresas.

Imagens: docusign.com.br / sos.com.br