O Guia Simples e Prático das Franquias



O mercado de franquias se consolida cada vez mais como um segmento promissor para quem sonha em ter o próprio negócio.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor registrou crescimento de 8,3% entre 2014 e 2015, superando R$ 139 bilhões.



Além disso, no ano passado foram abertas 12.702 unidades de franquias em todo o Brasil, mesmo em um período de incertezas econômicas para o país.

Investir em uma franquia é uma ótima oportunidade para quem sonha abrir uma empresa.

Além de contar com um modelo estruturado e testado pela franqueadora, o setor de franchising apresenta números bastante promissores que consolidam seu valor como uma oportunidade de investimento bastante segura.

Veja neste artigo todos os detalhes do funcionamento de uma franquia, além de um material complementar no final do artigo com o maior especialista no assunto aqui no Brasil.

O que são franquias?

Franquia é uma modalidade de negócio comercial que envolve a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado envolvendo a concessão e transferência de:

  • Marca
  • Tecnologia
  • Consultoria Operacional
  • Produto ou Serviço

No Brasil, as relações entre franqueados e franqueadores é legislada, dentre outras, pela legislação civil e comercial, a lei número 8.955 de 15/12/94, o código de auto-regulamentação da ABF (quando o franqueador for associado à ABF), a circular de oferta de franquia, o pré-contrato e o contrato firmado entre as partes.



Compreender um pouco sobre essa relação é dever das partes para uma parceria de longo prazo.

Existem três tipos de franquias:

  1. Franquias de distribuição: O franqueado comercializa um produto fabricado pelo franqueador, sob a marca do qual é titular o último, beneficiando-se de assistência técnica e comercial.
  2. Franquias de serviços: O franqueado presta um serviço, através de uma marca ou nome comercial licenciados pelo franqueador, com base nas diretrizes estipuladas pelo último.
  3. Franquias de indústria: O franqueado fabrica, ele próprio, o produto a comercializar, sob uma marca ou nome comercial, segundo as indicações do franqueador.

Vantagens e desvantagens do sistema de franquias

Vantagens e desvantagens das franquias

Para o detentor da marca, a grande vantagem é conseguir expandir o seu modelo de negócios, ganhando força e benefícios de escala, com um investimento muito menor do que se estivesse expandindo através de unidades próprias, além de conseguir outras fontes de receita como taxa de franquias e royalties.

Já para o franqueado, que pretende iniciar um novo negócio, as principais vantagens são a diminuição do risco e do tempo de retorno do investimento obtidos por já começar com um modelo testado, em que muitos erros já aconteceram e foram corrigidos, podendo assim encurtar a distancia até o sucesso.

Ou seja, se você deseja ser o franqueador, a maior vantagem é que você se alia à pessoas com capital disponível e força de trabalho igual ao do dono para fazer o negócio ter sucesso.

Já para quem quer ser dono do próprio negócio e não quer correr os riscos intrínsecos a criação de um negócio do zero, se aliar a um modelo de negócio já existente e testado é a melhor opção.

franquias-como-escolher



10 dias para escolher a franquia ideal para você

  1. O primeiro passo para começar a buscar uma franquia é compreender como este sistema funciona, conhecendo todos os direitos e deveres das partes.
  2. Avalie se você teria satisfação seguindo as regras da rede de franquias que pretende escolher, pois você não terá a mesma liberdade de quem faz um negócio próprio por precisar seguir os procedimentos do franqueador.
  3. Depois de definir alguns segmentos, pesquise como é a rotina de trabalho. Se você não estiver disposto a trabalhar aos finais de semana, por exemplo, precisa eliminar as franquias que vão exigir isto.
  4. Selecione então negócios por nível de investimento, adequação à região ou mesmo tipo de produto.
  5. Reserve ao menos três meses do valor do capital de giro solicitado pela franqueadora para ir com certa folga para não se desesperar caso as coisas não saiam como o esperado.
  6. Com até cinco redes em mente, pesquise sobre a estrutura de cada uma delas. Verifique ainda se a rede tem lojas próprias, avalie as projeções financeiras, os treinamentos e as estratégias de marketing e gestão.
  7. Converse com outros franqueados.
  8. Evite franqueadores que pressionem para fechar negócio. Franquia não é um negócio que se compra de impulso.
  9. Marque várias conversas antes de decidir.
  10. Decida em conjunto com a família.
Quisque da rede de franquias Olha o Churros
Quisque da rede de franquias Olha o Churros

Franquias que estão bombando!

Recentemente a Black Magenta, escritório de negócios e design com sede nas cidades de São Paulo e Curitiba, trabalhou na formatação de duas franquias que estão bombando no mercado:

A Olha o Churros saiu em uma matéria recente da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios onde seus fundadores contam a sua história e abrem o seu faturamento. Para adquirir uma franquia Olha o Churros o empreendedor deve desembolsar de R$ 100 a R$ 120 mil para faturar em média, por unidade, cerca de R$ 35 mil por mês com uma lucratividade de 18% a 20%.

Já a Na Tortilha foi mencionada no portal Exame onde uma reportagem também da PEGN em vídeo, mostra como o ramo da alimentação está em constante crescimento, mesmo com o mercado econômico e político do país estando instável.

Outra boa franquia, é a Yes Bolo, que também teve a consultoria da Black Magenta, para montar a sua rede de franquias estima chegar a pelo menos 15 unidades franqueadas até o final deste ano. Para abrir uma franquia da Yes Bolo será necessário desembolsar 109 mil reais de investimento inicial. Ainda não há uma média de faturamento por unidade, mas o empreendedor conta que o faturamento mensal da primeira unidade, aberta neste mês, ficará em torno de 50 mil reais conforme matéria publicada na Exame PME.

Estudo complementar: GVCast #010

O episódio número 10 do GVCast, podcast do Geração de Valor, você ouvirá, um bate papo sobre franquias com o Marcelo Cherto, eleito um dos profissionais mais influentes do marketing brasileiro, que transmitirá a Flávio Augusto da Silva, proprietário da rede de escolas de inglês WiseUp tudo sobre o tema.

Clique aqui para ouvir o GVCast #010.