29 hábitos saudáveis que irão transformar você para sempre



Desenvolver bons hábitos é a base do desenvolvimento e crescimento pessoal.

Tudo o que fazemos é resultado de um hábito que anteriormente foi ensinado para nós.



Infelizmente, nem todos os hábitos que temos são bons e é por isso que estamos constantemente tentando melhorar.

O que se segue é uma lista de 29 hábitos saudáveis, simples e práticos que podem fazer uma enorme diferença na sua vida se você tomar a decisão de colocá-los em prática (é claro).

Trate esta lista como uma simples referência e procure implementar apenas poucos hábito por mês.

Desta forma, você terá tempo para absorver totalmente cada um deles enquanto verifica melhorias significativas a cada mês.

“O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem.” ~ Arthur Schopenhauer

Hábitos para melhorar a saúde

  1. Exercite-se ao menos 30 minutos por dia. Especialmente se você não fizer muito movimento durante o trabalho, é essencial que você faça algum exercício diário. 30 minutos por dia é o mínimo recomendado para manter uma saúde ótima.
  2. Tenha um bom café todas as manhãs. O café da manhã é a refeição mais importante do dia, mas ainda assim muitas pessoas o ignoram. Pessoalmente, eu gosto de comer frutas e tomar suco natural logo assim que acordo.
  3. Durma pelo menos 8 horas por dia. Privar-se de uma boa noite de sono nunca é uma boa ideia. Você pode pensar que está ganhando tempo dormindo menos, quando na realidade você está apenas ganhando estresse e cansaço.
  4. Pare de comer besteiras e faça mais refeições. Lanches entre as refeições é a melhor maneira de ganhar peso. Se estiver com fome, coma algo concreto. Caso contrário, não. Ou seja: não coma besteiras entre as refeições, coma comida de verdade.
  5. Coma cinco porções de frutas e vegetais todos os dias. Nosso corpo e cérebro adoram se alimentar de legumes e frutas, por isso eu recomendo comer o máximo possível deles. Cinco porções é a dose normalmente recomendada por muitas associações de saúde.
  6. Coma peixe. O peixe é rico em ômega 3 e outros elementos saudáveis. Pelo menos uma refeição por semana de peixe deve ser o suficiente para obter todos estes nutrientes.
  7. Tome um copo d’água em jejum. Quando você acorda, seu corpo está desidratado e precisa de líquido. Cultive o hábito de beber um copo de água depois logo após, além, é claro, de beber mais água durante o dia.
  8. Pare de tomar refrigerante. Limite o seu consumo de refrigerante tanto quanto possível e o seu corpo ficará grato por isso.
  9. Se você fuma, pare. Não há nenhuma razão para fumar mais, e parar de fumar é possível. Procure um médico e busque uma solução que lhe atenda.
  10. Pare de beber álcool. Não pense que o álcool vai resolver os seus problemas. Ele nunca resolve. A única exceção é um copo de vinho por dia, durante as refeições, ou beber de forma bem moderada em ocasiões especiais pelo prazer de sentir o paladar da bebida.
  11. Suba mais escadas. Este é apenas um truque que o obriga a fazer um mínimo de exercícios por dia. Ao invés vez de tomar o elevador, use as escadas.

“Uma lista impossível de tarefas só gera frustração, stress e desgaste.” ~ Seiiti Arata

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Hábitos para aumentar a sua produtividade

  1. Use um sistema de caixa de entrada. Cultive o hábito de manter o controle de todas as ideias e coisas que vem a mente em um lugar, sincronizando estas informações com seus gadgets. Eu uso o Google Keep pra isso.
  2. Priorize. Se você tem uma lista de coisas a fazer, por onde começar? Esta é uma maneira eficiente de priorizar a sua lista. Se você ainda ficar em dúvida, pergunte a si mesmo: “Se eu pudesse realizar uma coisa hoje, o que seria?”
  3. Planeje-se, mas não muito. O planejamento é importante e você deve decidir com antecedência o que você vai fazer hoje ou nesta semana. No entanto, o planejamento para mais de algumas semanas é geralmente ineficiente, então eu não me preocuparia muito com isso agora, só daqui a duas semanas.
  4. Acorde cedo, de preferência junto com o nascer do sol. Acordar de manhã cedo é uma ótima maneira de ganhar um tempo extra. Eu pessoalmente gosto de acordar às 5 da manhã, de modo que por nove horas eu já tenha realizado o que de outra forma teria me custado muitos dias.
  5. Cheque o seu e-mail apenas duas ou três vezes por dia. E-mail pode facilmente se tornar um vício, mas geralmente é desnecessário verificá-lo a cada 10 minutos. Faça um esforço e cheque o seu e-mail apenas uma, duas ou três vezes por dia, e perceba que o mundo continuou a girar.
  6. Diga não para tarefas sem importância. Estar ocupado durante todo o dia não significa que você está fazendo coisas importantes. Elimine todas as atividades que não são importantes e se concentre no que realmente importa.
  7. Mantenha o seu ambiente de trabalho limpo e organizado. Ter uma mesa limpa e uma sala arrumada é importante para manter o foco e criatividade.
  8. Automatize. Há uma série de tarefas que você precisa realizar todos os dias ou todas as semanas. Tente automatizá-las e delegá-las o máximo possível.
  9. Definir prazos rigorosos. Quando você fizer algo, decida com antecedência quando você vai parar. Há uma regra que diz que você vai cumprir todo o tempo que você tem disponível para completar uma tarefa, por isso cultive o hábito de estabelecer prazos rigorosos para maximizar a sua produtividade.
  10. Tire um dia da semana de folga. Ao invés de trabalhar todos os dias, tenha um dia de folga por semana (domingo por exemplo), onde você não vai ligar o computador, e curtir desempenhar outras atividades.

“Nós somos aquilo que fazemos repetidamente.” ~ Aristóteles

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Hábitos na área de Desenvolvimento Pessoal

  1. Leia um livro por semana. Ler é uma boa maneira de manter o cérebro ativo. Com apenas 30 minutos por dia, você será capaz de ler um livro por semana ou mais de 50 livros por ano.
  2. Envolva-se com quebra-cabeças de qualquer tipo e resolva-os. Testes, jogos de palavras, etc, são todas boas maneiras de exercitar seu cérebro.
  3. Pense positivamente. Você é o que você pensa, o tempo todo.
  4. Não tome decisões que afetem o longo prazo em menos de um minuto. Decisões que irão afetar o quem, onde e como você vai estar cinco, dez ou vinte anos à frente não podem ser tomadas de repente. Reflita sobre os prós e contras de uma decisão principalmente quando ela for influenciar o seu futuro.
  5. Postergue suas compras. Espere pelo menos 48 horas antes de comprar qualquer coisa e você conseguirá montar uma poupança enorme de dinheiro.
  6. Medite pelo menos 30 minutos por dia. Uma ótima maneira de ganhar clareza e paz é através da meditação. 30 minutos já é o suficiente para você começar a meditar.

“É mais fácil vencer um mau hábito hoje do que amanhã.” ~ Confúcio

Hábitos de Carreira

  1. Crie um blog. Blogar é uma das a melhores maneiras de colocar seus pensamentos para fora. E não precisar ser em torno de um tema específico, um blog pessoal já é o bastante.
  2. Monte um portfólio. Se o seu trabalho é criar coisas, a construção de um portfólio é uma ótima maneira de mostrar do que você é capaz.

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