5 ingredientes cruciais presentes nas boas ideias de negócio



Pesquisando por boas ideias de negócio?

Então leia este artigo até o final e anote os cinco ingredientes presentes em todas as boas ideias de negócio que existem por aí.



Vamos lá.

Há 40 anos Roberto Carlos continua fazendo sucesso com seu show de final de ano.

No primeiro dia de lançamento do jogo GTA V a empresa Rockstar Games atingiu a marca de US$ 1 bilhão em vendas.

Quais os ingredientes fizeram algumas ideias atingirem (e até se manterem) no topo com tamanha força?

Isto é o que abordamos neste artigo com os ingredientes cruciais das boas ideias de negocio.

Ingrediente 1: Público Receptivo

O primeiro e mais importante ingrediente das boas ideias de negócio é ter um público receptivo, ou seja, ter um grupo de pessoas que sofrem das mesmas “dores” e precisam de soluções semelhantes para elas.



Vamos tomar como exemplo o Facebook que possui uma base de quase 50 milhões de usuários brasileiros que voltam diariamente à rede social para compartilhar pensamentos, atividades pessoais e profissionais, além de também acompanhar as atividades dos seus amigos.

Evidentemente, temos aí um negócio de sucesso, pois temos muitas pessoas com os mesmos interesses utilizando a mesma ferramenta.

Você pode estar pensando que nunca conseguirá chegar aos pés do Facebook, mas isto não é verdade.

Se você tem um blog como esse que está lendo agora, onde escreve sempre artigos sobre o mesmo tema, sempre atrairá pessoas com os mesmos desejos.

Neste caso: abrir a própria empresa, abrir um negócio próprio.

Manter-se falando sempre do mesmo assunto fará de você uma referência neste tema para as pessoas que chegam até você e as inclinará a engajar-se cada vez mais com o seu nome, gerando, como consequência, uma massa de pessoas com as mesmas dores e que buscam as mesmas soluções.

Tudo o que você precisa fazer para iniciar a construção da sua audiência é perguntar-se:

  • Que tipo de pessoas são impactadas pelo meu negócio?
  • Esta audiência possui uma motivação real para comprar a minha ideia? Porque sim e porque não?
O jogo GTA 5 entrou para o Guiness Book como recordista de vendas em 2013
O jogo GTA 5 entrou para o Guiness Book como recordista de vendas em 2013

Ingrediente 2: Autenticidade

Provavelmente você já deve ter ouvido falar deste ingrediente antes já que afinal, ele é um dos ingredientes cruciais para o sucesso de grandes empresas como Apple, Google, Rockstar Games, entre outras.



Basicamente este ingrediente faz com que seus clientes prefiram comprar de você ao invés de seus concorrentes.

Aliás, o que este ingrediente faz com uma ideia é torná-la tão irresistível aos olhos dos clientes que torna-se impossível ele comprá-la de outra pessoa.

Existem inúmeros jogos para computador e videogames, mas o que tornou o jogo GTA um sucesso, foi a forma única como ele foi apresentado.

Com uma ideia original a Rockstar Games, proprietária dos direitos do jogo, quebrou seis recordes de vendas e entrou para o Livro dos Recordes com o lançamento da quinta versão do jogo em 17 de setembro de 2013.

No primeiro dia de lançamento o jogo arrecadou US$ 1 bilhão em vendas, resultado de 16 anos fazendo melhorias na mesma ideia desde que a primeira versão do jogo foi lançada.

Tudo o que você precisa fazer para criar um produto autêntico é perguntar-se:

  • O que definitivamente é a minha “praia”?
  • No que eu gostaria de passar os próximos dias da minha vida trabalhando?

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“Não ter uma meta clara nos leva a morte por mil compromissos.” ~ Mark Pincus, fundador da Zynga, empresa de jogos sociais como FarmVille, CityVille e Mafia Wars (Tweet Isso)

Ingrediente 3: Plano de negócios realista com metas claras definidas

Antes de iniciar a implementação de uma ideia (e o que faz ela realmente boa) você precisa ter um objetivo bastante claro e um planejamento que possa seguir.

Sem planejamento, você não consegue checar o seu progresso enquanto caminha na direção do seu objetivo e permanece se movimentando em “achismos” sobre os problemas do seu negócio.

De forma alguma estou dizendo para você escrever inúmeras páginas em um plano de negócios com números imaginários e muitas das vezes sem embasamento suficiente para ser próximo da realidade.

Para mim, o simples planejamento em uma folha de papel já é suficiente.

Tal qual determinar o passo a passo de uma viagem.

Se antes de começar uma viagem, sabemos que vamos parar em determinados lugares para reabastecer, antes de começar a implementar uma ideia, precisamos determinar quais serão as etapas até o nosso objetivo final.

Tudo o que você precisa fazer para planejar o desenvolvimento de uma ideia de negócio é perguntar-se:

  • Onde exatamente quero chegar com essa ideia?
  • Que etapas tenho que percorrer passo a passo para conseguir atingir meu objetivo?

Ingrediente 4: Escalabilidade e potencial de automatização

Uma das armadilhas dos empreendedores, principalmente aqueles que estão em busca de sair do emprego para se tornarem donos do próprio negócio, é montar uma empresa de serviços não escalável e não automatizada.

Basicamente, a armadilha está em sair do emprego para montar uma empresa que presta serviços no mesmo ramo em que ele trabalhava (e do mesmo jeito), trocando um chefe por vários chefes.

Escalabilidade e automatização: essenciais para o crescimento de um negócio
Escalabilidade e automatização: essenciais para o crescimento de um negócio

O exemplo mais simples de escalabilidade e potencial de automatização nos dias atuais são os softwares, pois você pode investir bastante tempo e dinheiro para criar um, mas depois que você o disponibiliza no mercado, basicamente precisa somente investir em melhorias e suporte para mantê-lo funcionando.

Com o software no centro dos negócios da sua empresa, você pode agregar serviços que aumentem o seu faturamento ao mesmo tempo que mantém um crescimento em escala e automatizado através do seu software.

Exemplos formidáveis na minha opinião são os softwares de disparo de e-mail marketing como o RD Station.

Funcionando igual para todos os clientes, os proprietários da Madmimi podem focar no que é mais importante: o valor entregue para seus clientes.

No livro Trabalhe 4 Horas por Semana, o autor explica muito bem estes conceitos, assim como no livro Pai Rico, Pai Pobre, onde Robert Kiyosaki, observa que na medida que seu pai rico vai enriquecendo, vai tendo mais tempo livre enquanto seu pai pobre enriquece na medida que fica com menos tempo livre.

O caso clássico da vida do empresário e do empregado de carreira.

Enquanto o empresário elimina e delega, o empregado de carreira agrega e assume responsabilidades.

Tudo o que você precisa fazer para verificar se sua ideia é escalável é perguntar-se:

  • Quais processos da minha ideia eu posso automatizar e quais eu não posso?
  • Em quanto tempo, poderei viajar e ficar uma semana sem que o meu negócio dependa de mim para continuar funcionando?

Ingrediente 5: Comprometimento pessoal

O último ingrediente presente em uma boa ideia de negócio é fazer o coração da pessoa que está à sua frente bater mais forte.

Apesar deste ingrediente ser totalmente subjetivo, ele é crucial para que o empreendedor persista frente às dificuldades do seu negócio e trabalhe continuamente em melhorias para sua ideia.

Humanae é um projeto que reflete sobre as cores para além das fronteiras dos nossos códigos referenciando o esquema de cores PANTONE®.
Humanae é um projeto que reflete sobre as cores para além das fronteiras dos nossos códigos referenciando o esquema de cores PANTONE®.

Sou amigo pessoal da fotógrafa brasileira Angélica Dass que está à frente do projeto Humanae.

Conversando com ela a respeito do futuro do seu projeto, percebi uma grande paixão por tornar o projeto ainda maior do que ele é, demonstrando para todo o mundo que apesar das aparências de cor de pele, sexo, opção sexual e classe social, somos todos seres humanos diferentemente iguais.

Angélica já viajou por diversos países, mas apesar disso considera o seu trabalho incompleto.

Seu objetivo agora é viajar todos os países do mundo para catalogar o maior número de tons de pele possível e derrubar, através da sua arte, preconceitos limitadores da sociedade.

Tudo o que você precisa fazer para verificar se você está comprometido pessoalmente com a sua ideia é perguntar-se:

  • Eu poderia viver caso esta ideia não fosse colocada em prática?
  • Eu trocaria o trabalho nesta ideia por dinheiro?

Valide a sua ideia misturando estes ingredientes

Você pode ter e implementar qualquer ideia de negócio e ganhar algum dinheiro com ela, mas nunca a tornará uma ideia de longo prazo e com altos rendimentos se ela não tiver todos esses cinco ingredientes.

Se o Facebook não tivesse público, mas fosse autêntico, tivesse um plano de negócios, fosse escalável e tivesse um alto comprometimento pessoal do seu fundador, não seria o sucesso que é.

Da mesma forma, se a Apple tivesse público, autenticidade, plano de negócios e escalabilidade, mas não tivesse um forte comprometimento pessoal das pessoas que trabalham na empresa, não teria alcançado o mundo com seus ótimos produtos a preços mais salgados que o dos concorrentes.

“Inovação é o que distingue um líder de um seguidor.” ~ Steve Jobs (Tweet Isso)

Você também pode ter esse sentimento que tenho pelo meu negócio ao implementar a sua ideia.

Agora é a sua vez.

Misture os ingredientes e gere uma ideia de sucesso.



3 Comentários

  1. Parabéns pela clareza com que apresenta seus ensinamentos e pelo projeto que está chegando. Certamente será um sucesso e ajudará muita gente.

  2. Parabéns pela clareza com que apresenta seus ensinamentos e pelo projeto que está chegando. Certamente será um sucesso e ajudará muita gente.

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