Marketing Contábil – O Que é, Como Usar e Vantagens



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O marketing contábil está ganhando a atenção de contadores autônomos e escritórios de contabilidade. O motivo? Ele é responsável pelo aumento dos resultados para conquista e manutenção de novos clientes, exercendo um papel essencial para o crescimento do faturamento. Para saber exatamente do que se trata esse tipo de marketing, como usar e vantagens oferecidas, confira nosso artigo.

O que é marketing contábil na prática?

Entende-se por marketing contábil a combinação de esforços estratégicos e de comunicação. Tais esforços são realizados com o objetivo de construir ou fortalecer a marca dos profissionais de contabilidade ou também de um escritório contábil. Essas estratégias possibilitam atrair maior número de clientes, melhorar a margem de lucro e fortalecer a imagem dos profissionais e escritórios que atuam na área da contabilidade.

Como usar o marketing contábil?



Para aplicar o marketing de contabilidade, é necessário adotar algumas medidas que fazem toda diferença para que as estratégias apresentem os resultados esperados. Vejamos agora como usar o marketing de contabilidade na prática.

Construir parcerias

Ninguém chega longe sozinho. Essa regra vale ainda mais para profissionais independentes e pequenos escritórios de contabilidade. Por isso, é fundamental construir parcerias com profissionais e empresas que estejam relacionados à área contábil. Vejamos alguns exemplos de empresas e profissionais com os quais é interessante estabelecer parcerias:

  • Advogados (profissionais autônomos e escritórios);
  • Médicos;
  • Arquitetos;
  • Profissionais autônomos em geral (professores particulares, eletricistas etc.);
  • Micro e pequenas empresas;
  • Pequenos e médios estabelecimentos comerciais.

Ter um site de qualidade

Para que o marketing contábil funcione, um dos primeiros passos é investir em um site de qualidade. Por qualidade entende-se imagens com alta definição, serviços oferecidos pelo profissional/empresa, conteúdos sobre contabilidade que são de interesse dos potenciais clientes, dados para contato etc.

Marcar presença nas redes sociais

No marketing de contabilidade, além de ter um site de qualidade é preciso marcar presença nas redes sociais como, por exemplo, Twitter, Instagram e Facebook. Essa presença estratégica nas redes é essencial para a divulgação dos serviços e também para fortalecer a imagem profissional.

Manter um portfólio com resultados práticos

No site do contador autônomo ou escritório de contabilidade deve ser adicionado um portfólio com uma relação de resultados práticos obtidos pelos principais clientes (isso sem divulgar o nome dos clientes). Ao ver os resultados práticos, fica mais fácil para que seus potenciais clientes identifiquem as vantagens de contratar os serviços.

Construir um relacionamento com os clientes

Profissionais autônomos e escritórios de contabilidade devem investir constantemente na qualidade dos relacionamentos com os clientes. Isso envolve fazer visitas agendadas, convidar para um café, ter uma comunicação eficaz, manter uma boa disponibilidade de atendimento etc. A qualidade do relacionamento junto aos clientes é uma das bases do marketing contábil. É a partir disso que é possível fidelizar e conquistar novos clientes.



Vantagens do marketing contábil

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Com relação às vantagens do marketing contábil, as principais delas são:

Diferenciar-se dos concorrentes

Profissionais e escritórios que investem em marketing contábil conquistam importantes diferenciais frente aos concorrentes, já que eles serão mais lembrados pelos potenciais clientes em virtude da constante divulgação dos serviços e portfólio com resultados práticos.

Aumentar o faturamento

O marketing digital aumenta naturalmente o número de clientes. Esse fator faz com que o faturamento cresça todos os meses e em questão de pouco tempo é possível notar uma grande diferença nos resultados financeiros do negócio.

Construir uma imagem positiva

A imagem profissional transmitida pelos profissionais de contabilidade é um dos fatores mais relevantes para se destacar nesse mercado. Isso envolve compromisso ético, esclarecimento de dúvidas, engajamento e conhecimento com relação aos principais problemas de cada cliente etc. Investir em marketing contábil possibilita a construção de uma imagem positiva diante dos clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Melhorar a margem de lucro

Ao construir uma imagem forte no mercado e conquistar a confiança dos clientes com serviços contábeis de alta qualidade, naturalmente o valor agregado aos serviços de contabilidade aumenta e o profissional ou escritório pode aplicar uma margem de lucro maior.

Depois de saber sobre marketing contábil e a importância que ele tem para as empresas que atuam nesse segmento, confira esse nosso artigo com outras dicas essenciais para alavancar as vendas de produtos e serviços.

Imagens: shkolazhizni.ru / blog.faro.edu.br