9 Mentiras Que Todo Chefe Adora Contar



“Se chefe fosse arquivo, a extensão seria ‘.fdp'”

Se você chegou até este artigo é porque sabe, ou melhor, tem certeza de que está sendo enganado pelo seu chefe.

E provavelmente não suporta mais aquele sentimento que te abate todo domingo à noite quando você sabe que tem que ir dormir mais cedo para poder acordar bem no outro dia para ir trabalhar.



Se você está nessa situação, então esse artigo, que reúne as melhores mentiras que os chefes adoram contar, é para você.

dinheiro

9 Mentiras Que Todo Chefe Adora Contar

Nós vamos ganhar muito dinheiro juntos.

Errado.

O seu chefe irá ganhar muito dinheiro enquanto você continuará recebendo o mesmo salário ou, quem sabe, um pequeno bônus no final do ano.

Quando um chefe diz esta frase, ele está querendo dizer na realidade que ele ganhará muito dinheiro com o seu trabalho e que fará o favor de mantê-lo empregado e “seguro” enquanto isso acontece.

“O tempo passa mais rápido quando o chefe está longe.”

crescimento



Você vai crescer muito profissionalmente aqui.

Não.

Tudo vai acontecer na sua carreira, menos crescimento.

Você será mantido enjaulado dentro de uma estrutura organizacional que funciona de uma forma única pelo maior tempo possível.

E do jeito que a tecnologia e o conhecimento avançam, daqui a alguns anos você será “promovido” ao mercado de trabalho para tentar encontrar um emprego que ainda esteja fazendo aquilo que você fazia.

“Chefe é aquele que vem cedo quando você vem tarde, e vem tarde quando você vem cedo.”

familia

Somos todos uma grande família.

Aham! Vai nessa…

Na hora de você fazer hora extra para tapar buraco da empresa você é da família, mas na hora de você pedir para sair mais cedo para não se atrasar para o ensaio do teatro de pais da escola dos seus filhos, você não passa de um empregado sem noção.

“Se você acha que os professores são rudes, espere até ter um chefe.” ~ Bill Gates

trabalho-duro



Vamos colocar isso no seu banco de horas.

Claro!

Agora quando você vai conseguir usar esse “banco de horas” é que são elas!

Banco de horas é algo para te dizer que você deve trabalhar ainda mais para a empresa enquanto ela lucra um pouco mais com o seu trabalho sem te pagar hora extra.

“Pedi folga ao meu patrão por causa do jogo da Copa e e ele me perguntou se eu fui convocado.”

bolacha

Um emprego como esse é muito difícil de encontrar hoje em dia.

Agora o chefe se sente a última bolacha do pacote.

Começa a falar para você que emprego está difícil hoje em dia.

Que o país está em crise.

E que você deve se orgulhar de estar tendo uma oportunidade como a que ele está te dando.

Sim, se orgulhar de ganhar um salário indigno, mas certinho todos os meses na sua conta!

“Chefe Peixe: na hora do aumento, nada.”

bolsos-vazios

Nós não temos dinheiro para lhe dar um aumento agora.

Nem agora, nem amanhã, nem depois.

Hoje tem crise.

Amanhã tem um novo projeto acontecendo.

Sempre haverá um empecilho para segurar ao máximo aquele aumento substancial de 5% (com sorte) do seu salário no final do ano.

A verdade é que você sempre estará por baixo das decisões do seu chefe.

“Meu chefe inventa tantas mentiras para não me dar aumento, que nem ele acredita mais nelas.”

oportunidade

O que eu estou te oferecendo é uma oportunidade de carreira.

Uma oportunidade de ficar esmolando a valorização do seu trabalho enquanto o chefe enriquece.

Oportunidade de carreira é quando você divide as responsabilidades e os ganhos com os seus parceiros de negócio.

Ninguém que obedece ordens ou a um roteiro pré-determinado cresce na carreira.

Você, no máximo, será melhor naquilo que você já fazia.

Um excelente robolaborador!

“Não me considere o chefe. Considere-me apenas um colega de trabalho que tem sempre razão.”

escravo

Meu trabalho é fazer com que você seja bem sucedido.

Não.

O trabalho do líder é este.

O trabalho do chefe é fazer com que cada um dos seus funcionários dê o máximo para conquistar os objetivos da empresa com o mínimo de investimento possível.

Se os funcionários terão problemas de saúde ou familiares trabalhando mais de dez horas por dia, isto não é problema do chefe.

“Eu honro o feriado. Vou passar o primeiro de maio trabalhando!”

relogio

Horário de trabalho para nós é algo sagrado.

Sabe aquela história de que você só vai trabalhar 44 horas por semana?

Ao entrar em um emprego, a maioria dos chefes conta essa história para seus entrevistados, dizendo que a empresa é super comprometida com os horários dos seus colaboradores.

Realmente é.

Até que aperta o prazo daquele projeto ou é preciso realizar uma entrega urgente de um pedido grande.

É nesta hora que você enxerga que onde você trabalha não existe o menor planejamento e que você terá que trocar as horas que poderia estar passando com seus filhos, família e amigos, para encarar o cara feia do seu chefe.

Até quando você vai trabalhar para enriquecer outra pessoa?

Esta foi a pergunta que eu mais me fiz enquanto trabalhava para os outros.

Eu sempre pensei o que seria de mim se eu investisse no meu próprio negócio, aquelas dez horas que eu passava na rua trabalhando para enriquecer outra pessoa.

Meu chefe ganhando todo o lucro e louvor enquanto eu e meus colegas ficávamos com uma pequena porção do ganho.

“A riqueza, não se mede pelos bens que se possui, mas sim pelo bem que se faz.” ~ Miguel de Cervantes

Hoje, à frente deste blog, sou mais um membro da nova economia de empreendedores digitais que ganham dinheiro à frente de negócios que envolvem pouquíssimo risco, baixos custos de manutenção e um excelente retorno financeiro.

Ter iniciado a carreira de blogueiro profissional foi o que permitiu que eu me libertasse com facilidade das algemas que puxavam a minha vida para trás.

Foi assim que eu disse não a tudo que me aprisionava a uma vida medíocre e me dei a chance de viver em liberdade.

Coisa que qualquer um pode fazer.

Inclusive você.

Comente! Quais outras mentiras os chefes contam por aí? O que você pretende fazer agora que sabe que vive uma vida baseada na mentira e na escravidão de poucos sobre muitos?



27 Comentários

  1. Excelente artigo Marcos!

    Uma das frases que recebi ao pedir para sair do emprego para empreender pela primeira vez, foi que eu não deveria fazer isso porque estava trocando o certo pelo duvidoso e não teria alguns benefícios que tinha como empregada (FGTS, Seguro Desemprego e etc).

    A minha resposta para ele foi: se é tão ruim empreender, então porque você não fecha sua empresa e procura um emprego? Como esperava, ele ficou absolutamente sem resposta e consegui negociar minha saída da empresa. Foi a melhor coisa que fiz na vida!

    Sobre trocar um emprego por gerenciar um blog profissional, sou testemunha sua desde o início de 2014 quando entrei na Insistimento e isso foi o que me permitiu fazer o que fiz acima. Lembra? Como você disse no artigo, o blog profissional também me permitiu que eu me libertasse com facilidade das algemas que puxavam a minha vida para trás. 🙂

  2. A pouco tempo deixei de ser empregado e passei a ser empregador, e isso aí é apenas alguém que não teve sorte chorando suas mágoas na Internet. Nem foi verdade enquanto fui empregado, não é enquanto sou empregador e não serve para os empregados ou empregadores que conheço. Vc está precisando de um abraço sincero e um bom bate papo para liberar essa mágoa toda. Eu espero que vc encontre isso o quanto antes.

    • Não estou magoado Gustavo! Longe disso! Mas quis juntar aqui uma coletânea de mentiras ditas pelo mercado para manter empregados debaixo de chefes, não de líderes. Quando se é líder, nem precisamos abrir vaga para contratação porque tem um monte de gente correndo atrás de um lugar nas nossas empresas.

  3. Bom que você virou empreendedor, agora saberá como funcionam as coisas, e verá que não é bem assim. Salário é pouco pra quem ganha, mas é muito pra quem paga. O Governo explora o empresário

  4. Trabalhei pra outra pessoa uma única vez quando tinha 16 anos, e muitas das mentiras que você citou ele ja tinha me falado na época, não existe nada igual como trabalhar por conta própria.

  5. Penso que não seja de se levar como regra e realmente existem muitas exceções, mas infelizmente essas mentiras são reais. Tenho em minha carteira de trabalho 41 anos de registro como empregado e garanto que ouvi muitas dessas nesse período. Sempre vesti a camisa das empresas que trabalhei, sempre com disposição de que elas crescessem pois pensava também em meu crescimento, mas não foi com certeza na mesma proporção.

    • Entendo Norberto… Tem exceções sim, principalmente quando se tem um líder e não um chefe. Mas, no geral, sempre tem alguém que conte alguma história parecida com uma dessas 9… ne? rs…

  6. Conceder à mim 15% da sociedade, dizendo que eu cresceria junto com eles, sendo que nada mudou significativamente, eu trabalho ainda mais, e sou muito mais cobrado, por tudo, e sem ganhar o meu percentual de sócia, de todas as comissões, e valores que entram na empresa, ou que recebem por baixo dos panos…

    • Esqueci de relatar: eu iria sair da empresa, devido à uma oportunidade melhor, financeiramente, e inclusive, de ampliação de conhecimentos.

  7. Sem dúvida, uma excelente postagem!

    Embora tenha visto apenas 1 ou 2 coisas acontecerem de fato comigo, sei bem que é assim. No entanto meus dias estão contados. Serei livre para explorar todo o meu potencial, trabalhando em prol de uma causa muito mais nobre e consequentemente ser recompensado (de forma justa e digna) por isso.

    Parabéns Marcos! Seu post veio como injeção de ânimo!

    • Que bom Dário! Ficamos super felizes… É isso que a gente quis que acontecesse com este artigo! Vamos em frente…

Comentários não permitidos.