Modelo de Carta de Referência – O Que é, Como Fazer e Exemplos

Modelo de carta de referência

O Modelo de Carta de Referência é um dos documentos mais importantes em empresas e órgãos públicos, sendo solicitado pela maioria dos colaboradores ou servidores. Para saber detalhes sobre a importância dessa carta, como ela deve ser elaborada e exemplos da estrutura, confira nosso artigo.

O que é o modelo de carta de referência?



Trata-se de um documento com validade legal, elaborado por empresas, órgãos públicos e também por pessoas físicas.

Essa carta serve principalmente para declarar, de maneira formal, a boa conduta profissional, ética ou moral de um funcionário de empresa, servidor público ou empregado doméstico.

A carta de referência é muito solicitada, pois ela facilita a conquista de um novo emprego. Aliás, muitas vezes, as empresas contratantes solicitam essa carta do local anterior onde a pessoa trabalhou, o que demonstra plenas condições de exercer determinado cargo.

Como fazer uma carta de referência?

O modelo de carta de referência deve ter informações básicas da empresa, órgão ou pessoa física que está emitindo o documento e também informações sobre a pessoa mencionada na carta.

Informações da empresa órgão público pessoa física que está emitindo a carta:



  • Nome;
  • CNPJ ou CPF;
  • Endereço;
  • Nome da pessoa responsável pela emissão da carta;
  • Assinatura da pessoa responsável pela emissão da carta;
  • Carimbo da pessoa (ou departamento) responsável pela emissão da carta;
  • Contato da pessoa responsável pela emissão da carta (e-mail e telefone).

Informações da pessoa à qual a carta faz referência:

  • Nome completo;
  • CPF ou RG;
  • Nº da carteira de trabalho;
  • Cargo exercido;
  • Data de admissão;
  • Data de demissão.

Outras informações do modelo de carta de referência

Além de o modelo de carta de referência conter as informações do emissor e pessoa à qual essa carta faz referência, é necessário manter:

  • Breve texto introdutório;
  • Breve texto com a referência positiva da pessoa à qual a carta se refere;
  • Cidade e data na qual a carta foi emitida.

Obs.: nos casos de empresas e órgãos públicos, essa carta deve ser impressa em papel timbrado.

Modelo de carta de referência – empresas e órgãos públicos

Modelo de carta de referência

CARTA DE REFERÊNCIA

Curitiba, 20 de dezembro de 2018.

A empresa……………………………………, inscrita no CNPJ nº…………………………e localizada no endereço………………………………………………….declara para os devidos fins que nosso (a) ex-funcionário (a), o (a)Sr.(a)……………………………………………………….,inscrito (a) no CPF nº………………………. e Carteira Profissional nº…………………………………exerceu em nossa empresa o cargo de……………………………….., sendo admitido (a)em……./………/………. e demitido (a) em……./………/……….



Por todo período que o (a) funcionário (a) acima esteve em nossa empresa, ele (a) desempenhou suas funções de forma profissional,responsável, ética e moral. Por esse motivo, declaramos que, em sua conduta,não há nada a desabonar.

Atenciosamente,

________________________

Nome do responsável

_________________________

Assinatura do (a) responsável

Carimbo do (a) responsável

Contato do (a) responsável:

Telefone:………………………

E-mail:…………………………

Esse modelo de carta de referência pode ser utilizado por empresas privadas e também por órgãos públicos, sendo necessário apenas substituir a palavra “empresa” pelo nome do órgão.

Modelo de carta de referência – pessoa física

CARTA DE REFERÊNCIA

São Paulo, 20 de dezembro de 2018.

Eu, …………………………………… (nome completo da pessoa física que está emitindo a carta), inscrita no CPF nº…………………………residente e domiciliada no endereço………………………………………………….declaro para os devidos fins que meu/minha ex-funcionário (a), o (a)Sr.(a)……………………………………………………….,inscrito (a) no CPF nº………………………. e Carteira Profissional nº…………………………………exerceu em minha residência o cargo de……………………………….., sendo admitido (a)em……./………/………. e demitido (a) em……./………/……….

Por todo período que o (a) funcionário (a) acima esteve em minha residência, ele (a) desempenhou suas funções de forma profissional,responsável, ética e moral. Por esse motivo, declaro que, em sua conduta, não há nada a desabonar.

Atenciosamente,

________________________

Nome do (a) responsável

_________________________

Assinatura do (a) responsável

Contato do (a) responsável:

Telefone:………………………

E-mail:…………………………

Esse modelo de carta de referência é indicado para pessoas físicas que empregam trabalhadores domésticos em sua residência. Esse modelo também pode ser adotado por profissionais autônomos(inscritos no MEI – Microempreendedor Individual) que possuem apenas um empregado.

A carta de referência sempre deve ser emitida mediante solicitação do (a) funcionário (a) quando este é desligado da empresa, órgão público ou serviços residenciais e também um tempo após a demissão, mediante solicitação do novo contratante.

Além de salvar esse modelo de carta de referência,confira os demais documentos essenciais para a organização das empresas no dia a dia.

Imagens:  forbes.uol.com.br / br.freepik.com