Modelo de Memorando Simples e Fácil de Fazer



modelo de memorando

Ter em mãos um modelo de memorando facilita bastante a rotina no dia a dia, já que esse é um dos principais documentos elaborados nas empresas públicas e privadas dos mais variados segmentos.

Para saber todos os detalhes sobre para que serve um memorando, informações necessárias e modelo, confira nosso artigo.

Para Que Serve um Modelo de Memorando?

Organização administrativa interna


Publicidade

O uso do modelo de memorando é uma das formas mais simples de manter uma organização administrativa no dia a dia da empresa, fazendo com que toda a comunicação entre os departamentos seja formalizada adequadamente.

Essa necessidade é presente nos órgãos públicos e também nas empresas privadas, já que essas organizações lidam com um grande volume de informações e documentos.

Formalização de um pedido

O modelo de memorando serve principalmente para formalizar determinados pedidos feitos geralmente de um departamento para outro.

Tais pedidos podem estar associados a questões burocráticas no dia a dia, contratação ou demissão de colaboradores, liberação de produtos, solicitações de informações etc.

A partir do momento em que o memorando é emitido, inicia-se um processo para resolução de uma determinada questão ou solicitação pelo departamento responsável.

Comprovação de dados e informações

O modelo de memorando serve para garantir uma comunicação formal entre as pessoas na empresa, fazendo com que as informações sejam claras, objetivas e transparentes.


Publicidade

Isso significa que, basta ler o memorando para saber qual pessoa e departamento o emitiram, o que foi solicitado, para qual departamento e pessoa foi enviado etc.

Informações de Um Memorando

O padrão de um modelo de memorando deve conter basicamente as seguintes informações:

  • Cidade e estado;
  • Dia, mês e ano de emissão do memorando;
  • Departamento e pessoa responsável pela realização do memorando (emissor);
  • Departamento e pessoa responsável pelo recebimento do memorando (destinatário);
  • Uma breve e objetiva descrição do assunto específico do memorando. Obs.: uma das principais características de um memorando é justamente a objetividade. Dessa forma, o assunto precisa ser bem resumido (geralmente em uma frase);
  • Conteúdo detalhado sobre o motivo do envio do memorando (esclarecimentos, solicitações etc.). Nesse campo é possível se estender um pouco mais, mas não muito, lembrando sempre de manter uma comunicação objetiva;
  • Despedida (saudação formal);
  • Nome, assinatura, cargo e departamento do emissor do memorando.

Modelo Simples de Memorando – 3 Exemplos

modelo de memorando

Exemplo 1

Porto Alegre – RS

10 de abril de 2019.

De: Departamento financeiro/contas a pagar

Para: Departamento de recursos humanos


Publicidade

Informamos que, a partir do dia 30/04/2019, todos os pagamentos referentes a salários, benefícios e ajuda de custo serão realizados no 5º dia útil de cada mês por meio de depósito bancário de acordo com dados cadastrados.

Cordialmente,

Luciano Gonçalves

Gerente Financeiro

Exemplo 2

Salvador, BA.

21 de abril de 2019

De: Departamento de RH

Para: Henrique Almeida – Gerente de Vendas

Assunto: contratação de vendedores externos

Por meio deste memorando, informamos que, em atendimento ao pedido de contratação de 5 vendedores externos, mencionada no memorando enviado em 17/04/2019, o departamento de recursos humanos autoriza apenas a contratação de 2 vendedores externos em virtude do orçamento de custos relacionados à folha de pagamento.

Aproveitamos para esclarecer que é necessário aguardarmos um período de 10 dias úteis para iniciarmos o processo seletivo e realizar contratações com a finalidade de suprir as necessidades do departamento de vendas.

Cordialmente,

Marcos Sintra

Gerente de recursos humanos

Exemplo 3

Vitória, ES.

19 de abril de 2019

De: Gerência de Produção

Para: Antônio Costa – Gerente de Recursos Humanos

Assunto: contratação de auxiliares de produção

Por meio deste, solicitamos ao responsável do departamento de recursos humanos a contratação imediata de 4 auxiliares de produção de acordo com perfil profissional anexo com o objetivo de suprir o aumento da demanda de produtos nos próximos meses.

Cordialmente

Paulo Gomes

Gerente de produção

Ao emitir o memorando, outro cuidado importante é que ele sempre deve ser impresso em papel timbrado da empresa e nunca conter erros que possam prejudicar a correta compreensão do destinatário.

Informar dados como e-mail, ramal e telefone no rodapé do documento também é recomendado, sobretudo no caso de empresas maiores.

Depois de conferir modelo de memorando, saiba como elaborar outros tipos de documentos essenciais no dia a dia das empresas públicas e privadas.

Imagens: techtudo.com.br / unentel.com.br


Publicidade