Modelo de Recibo de Pagamento para imprimir: Salário, Aluguel e Autônomo



modelo de recibo de pagamento

O modelo de recibo de pagamento é um dos documentos mais importantes nas empresas, comércios e também para profissionais autônomos, já que ele comprova o pagamento de determinados valores. Vejamos modelos sobre esse tipo de recibo e porque ele é tão importante.

Por que o modelo de recibo de pagamento é necessário?

O modelo de recibo de pagamento disponível no computador ou impresso é necessário pelos seguintes motivos:

Evita pagamentos em dobro



Os recibos de pagamento assinados são essenciais para que o financeiro de uma empresa ou um trabalhador autônomo tenham controle sobre tudo que foi pago, evitando de pagar dobrado por produtos ou serviços que já foram quitados.

Facilita o controle financeiro

O modelo de recibo de pagamento é um documento que apresenta de forma clara o valor pago, referência do produto ou serviço, quantidade e pessoa/empresa a quem aquele pagamento foi destinado. Ou seja, em um documento simples, é possível reunir informações cruciais para controle e justificativa das despesas.

É um documento legal

Recibos de pagamento devidamente preenchidos e assinados são considerados provas judiciais para comprovação de pagamentos e evitam possíveis reclamações que podem resultar em graves prejuízos para empresas, trabalhadores autônomos etc.

Informações contidas no modelo de recibo de pagamento

Para que o modelo de recibo de pagamento seja claro, com todas as informações necessárias e tenha validade perante a lei, é preciso que ele tenha as seguintes informações:

Número de série – os recibos devem ser elaborados de forma que obedeçam a um número de série, já que isso facilita o controle da empresa e dos profissionais autônomos.

Data – todo recibo precisa conter o dia, mês e ano da emissão. Inclusive, essa é uma das informações mais importantes para que ele tenha validade perante a lei.



Valor – o valor nos recibos de pagamento deve ser apontado de forma numérica e também por extenso, evitando qualquer tipo de dúvida com relação ao valor pago. Caso seja preenchido à mão, os números devem ser bem legíveis.

Nome completo de quem pagou o valor – seja nos casos de pessoas físicas ou jurídicas, o recibo deve conter o nome completo de quem pagou o valor, ou seja, a empresa ou profissional autônomo.

CNPJ/CPF de quem pagou o valor – além do nome completo da empresa ou pessoa física, o recibo deve conter o CNPJ ou CPF de quem pagou o valor.

Nome completo de quem recebeu o valor – independentemente de quem tenha recebido o valor contido no recibo, seja pessoa física ou jurídica, o mais recomendado é que o recibo contenha também o nome de quem recebeu o valor mencionado.

CNPJ/CPF de quem recebeu o valor – acompanhando o nome completo, no modelo de recibo de pagamento deve ser colocado o número do CNPJ ou CPF de quem recebeu o valor.

Referência do pagamento – além do valor, o recibo deve conter a referência do pagamento, ou seja, a discriminação objetiva sobre a que se refere o valor pago (produtos, serviços etc.).

Endereço e telefone do emissor do recibo – no modelo de recibo deve estar contido o endereço e telefone de quem está emitindo o recibo.

Assinatura do recebedor do valor – por fim, o recibo de pagamento deve ser assinado por quem recebeu o valor, comprovando a quitação.



Modelo de recibo de pagamento tradicional

Recibo de Pagamento

Nº de série:……………..
Emissor: ……………………………………………………
CPF ou CNPJ:………………………………………………………
Endereço completo:……………………………………………………

Recebemos de ………………………………………………..,(CPF/ CNPJ) nº …………. estabelecido em …………………………………., na rua ………………………., nº ………, o valor de R$ ……… (……………..), em (dinheiro ou cheque) …………….., referente a …………………………………

………………………., ……., de …………………de 20….

…………………………………………………….
Assinatura

Modelo de recibo de pagamento simples

 

Recibo de Pagamento

Data: ___/___/_____                                                                                       Número de Série:____________________

Nome completo do emissor: ________________________________________________________

CNPJ/CPF do emissor:___________________________

Endereço do emissor: ________________________________________________________

Recebi do (a) Sr./Sra. _________________________________(nome completo) inscrito no CPF/CNPJ sob o nº: ______________ o valor de R$__________ (______________________ reais) referente a _______________________________________(discriminação do produto ou serviço).

Recebido por: __________________________ CPF nº: __________________________

Forma de pagamento: (_) Dinheiro   (_) Cheque (_) Cartão

Assinatura____________________

Observações ao preencher um recibo de pagamento

Modelo de recibo de pagamento

Além de conferir o modelo de recibo de pagamento, é necessário prestar atenção em alguns cuidados que devem ser tomados na hora do preenchimento. Por mais simples que seja, esse documento deve ser objetivo e fornecer todas as informações necessárias.

Não rasurar

Pequenas rasuras em modelos de recibo de pagamento são sinônimo de grandes problemas, já que elas podem invalidar totalmente o documento e ainda gerar problemas na justiça.

Sempre utilizar um carimbo

Independentemente de o modelo de recibo de pagamento ter sido elaborado no computador ou preenchido à mão, o carimbo de quem emitiu o recibo sempre deve ser colocado, já que isso oferece maior credibilidade ao documento.

Evitar erros ao digitar

Ao trabalhar com modelo de recibo de pagamento feito no computador, é preciso prestar atenção para não cometer erros de digitação, principalmente no que se refere a informações centrais como valor, nomes do emissor e do recebedor, referência do pagamento, data etc.

Recibos não tem validade fiscal

Por mais que o modelo de recibo de pagamento seja um documento válido pela lei e considerado nas mais diversas situações como prova de pagamento/recebimento, ele não possui validade fiscal, ou seja, o recibo de pagamento não substitui a nota fiscal. Por isso, empresas e profissionais autônomos devem estar atentos à emissão da nota e também do recibo, garantindo a conformidade com todas as regras estabelecidas pela Receita Federal.

Não é permitida assinatura digital

Ainda que o modelo de recibo de pagamento seja elaborado no computador, para que ele tenha validade não é permitida assinatura digital. Todo recibo deve ser assinado à mão com caneta preferencialmente azul ou preta (não é permitido caneta vermelha).

Letra legível

Os modelos de recibo de pagamento preenchidos à mão devem ter letra totalmente legível, fazendo com que todas as informações estejam claras e conforme todas as exigências dos dados que devem estar nesse documento.

Seguindo essas dicas de como preencher o modelo de recibo de pagamento, basta deixar um modelo já formatado e salvo no computador ou imprimir vários deles para preenchimento à mão. Isso vai facilitar bastante sua rotina frente ao financeiro de uma empresa ou na atividade de autônomo.

Imagens: br.freepik.com / br.freepik.com