Modelos de Memorando pronto para imprimir – Como fazer?



Modelos de memorando

Os modelos de memorando são essenciais no dia a dia de uma empresa, já que eles funcionam como um dos principais canais de comunicação interna. Para conhecer os principais modelos, informações que devem estar em um memorando e cuidados quanto ao preenchimento, confira nossos modelos simples prontos para imprimir e descubra como fazer.

Informações contidas nos modelos de memorando

Para compreender a estrutura de um memorando simples, é preciso saber todas as informações que devem estar contidas nesse documento. Vejamos quais são.

  • Localidade (cidade/estado);
  • Data (dia, mês e ano em que o memorando foi elaborado);
  • Emissor: departamento ou pessoa responsável pela elaboração do memorando;
  • Destinatário: departamento ou pessoa para a qual o memorando está sendo direcionado;
  • Assunto: breve e resumida descrição do assunto central do memorando;
  • Conteúdo: motivo detalhado quanto ao envio do cronograma (solicitações, esclarecimentos etc.);
  • Saudação formal (despedida);
  • Nome, assinatura, cargo e departamento do emissor do memorando.

Cuidados ao preencher um memorando



Os modelos de memorando possuem algumas características específicas que devem ser levadas em consideração na hora do preenchimento, o que requer alguns cuidados como:

Sempre usar papel timbrado

Por se tratar de um documento interno da empresa, todo memorando deve ser impresso em papel timbrado (preferencialmente colorido), obedecendo a um padrão que garante a originalidade do documento.

Linguagem formal

Todos os modelos de memorando devem ser elaborados com uma linguagem formal, já que estamos falando de um documento que circula no ambiente profissional. Logo, é necessário evitar apelidos, palavras abreviadas, termos usados na internet (vc, bjs, hj etc.).

Comunicação objetiva

Uma das principais características dos modelos de memorando é uma comunicação objetiva e clara na qual não fiquem dúvidas quanto ao que foi solicitado ou mencionado no documento.

Assinatura

A assinatura no memorando sempre deve ser à caneta. Ou seja, não é indicado colocar assinatura digital impressa. A assinatura tradicional sempre demonstra originalidade do documento.

Evitar erros de português

Além de os modelos de memorando terem uma linguagem formal, é preciso evitar erros de português, já que eles comprometem a interpretação do que foi colocado, equívocos na comunicação e ainda prejudica a imagem profissional de quem emitiu o documento. Para evitar erros, sempre faça uma revisão do memorando antes de imprimir.



Anexar documentos necessários

Quando o assunto tratado no memorando requer maiores detalhes ou esclarecimentos, o recomendado é anexar um documento complementar para análise de quem receberá o memorando.

Caderno de protocolo

Para confirmar o envio/recebimento dos memorandos, o indicado é que a empresa trabalhe com um caderno de protocolo que deverá ter a data de recebimento, nome e assinatura de quem recebeu o memorando.

3 modelos de memorando para usar na empresa

Nos exemplos de modelos de memorando 1 e 2, vamos demonstrar como e um memorando que tem por objetivo fazer um pedido e um memorando que esclarece (responde) a esse pedido.

MODELO DE MEMORANDO 1

Campinas, SP.

20 de agosto de 2018

De: Departamento Comercial

Para: Marcos Lima – Gerente de Recursos Humanos

Assunto: contratação de vendedores

Solicitamos ao responsável do departamento de recursos humanos a contratação imediata de 3 vendedores para suprir a necessidade de atendimento a novos clientes.

Anexo relação de requisitos para as vagas.

Atenciosamente;

Pedro Carvalho

Gerente comercial

MODELO DE MEMORANDO 2

Campinas, SP.

27 de agosto de 2018

De: Departamento de Recursos Humanos

Para: Pedro Carvalho – Gerente Comercial

Assunto: contratação de vendedores

Informamos que, em resposta à solicitação quanto à contratação de 3 vendedores, enviada no memorando encaminhado em 20/08/2018, neste mês, o departamento de recursos humanos não pode aprovar novos custos na folha de pagamento.

Dessa forma, é necessário aguardarmos um período de 15 dias para iniciarmos o processo seletivo e contratações para suprir as necessidades do departamento comercial.

Atenciosamente;

Marcos Lima

Gerente de recursos humanos

MODELO DE MEMORANDO 3

Fortaleza-CE

05 de setembro de 2018.

De: Departamento financeiro

Para: Todos os departamentos

Informamos que, a partir do dia 30/09/2018, todos os pagamentos referentes a reembolso de despesas vinculadas à empresa serão realizados no dia 5 de cada mês via depósito na conta cadastrada (a mesma na qual todos recebem o salário).

O prazo para envio de todas as notas fiscais e comprovantes de pagamento é até o dia 20 de cada mês.

Atenciosamente,

Otávio Almeida

Gerente Financeiro

Nesse modelo de memorando, consideramos um exemplo no qual o mesmo documento deve ser direcionado para todos os departamentos da empresa. Basta fazer um único memorando, imprimir várias vias, assinar e destinar aos departamentos.

Para que servem os modelos de memorando?

Modelos de memorando

Os modelos de memorando são necessários para formalizar solicitações que ocorrem no dia a dia das empresas, evitando que pedidos e esclarecimentos sejam feitos apenas de maneira verbal, o que pode causar mal-entendidos. Vejamos por quais motivos a maioria das empresas adota o uso do memorando como uma das principais formas de comunicação interna:

Formalização de um pedido

A partir do momento em que o emissor envia um memorando, ele está formalizando um pedido ou esclarecimento, fazendo com que o assunto seja resolvido ou encaminhado para o departamento ou pessoa capaz de fazê-lo.

Comprovação de informações

Os modelos de memorando evitam confusão de informações, pois basta ler o documento para analisar exatamente o que foi pedido e o que foi respondido (esclarecido).



Organização interna

O uso dos modelos de memorando é fundamental para que uma empresa se mantenha organizada e nenhum departamento ou funcionário seja prejudicado. Independentemente do tamanho, quantidade de funcionários etc. toda empresa necessita estabelecer maneiras práticas de comunicação formal, e o memorando é uma das melhores opções.

Outros usos dos modelos de memorando

Além de os modelos de memorando serem utilizados nas empresas privadas, esse documento também é muito comum em órgãos públicos exatamente pelos mesmos motivos: a padronização, organização e formalização de pedidos/esclarecimentos. Desse modo, quem trabalha em universidades, tribunais, escolas, hospitais e demais locais públicos precisa saber como elaborar memorandos para se comunicar com os demais departamentos.

Depois de conferir todos esses modelos de memorando e saber como elaborar esse documento, veja nossos demais conteúdos sobre outros tipos de documentos que fazem parte do dia a dia das empresas e órgãos públicos.

Imagens: feirashop.com.br / centraldeconcursos.com.br