NÃO conte com o ovo dentro da galinha



Esta deve ser a regra do empreendedor que mais deve ser levada em conta no dia a dia de quem tenta ganhar a vida pelas próprias mãos. Confiar, desconfiando é a chave para um trabalho duradouro. Do contrário, o empreendedor sofrerá duras penas os seus investimentos que contavam com uma garantia externa de suporte. Seja internamente ou com seus clientes, todo aquele que almeja ter trabalho por um longo tempo se sustentando sozinho com ele, precisa aprender a não contar com o ovo dentro da galinha, por mais que esteja 99% garantido.

SÓ EXISTE VENDA QUANDO O CHEQUE COMPENSA
Você pode ter feito uma bela apresentação e o seu cliente pode ter até se empolgado, mas se ele não assinou contrato e o cheque não compensou, não adianta reclamar, mas a sua venda ainda não ocorreu. Vejo muitos empreendedores colocando as esperanças das suas receitas em determinados clientes acreditando que eles realmente comprarão os seus produtos e serviços depois que tiveram duas ou três reuniões, mas na prática, a coisa só pode ser computada como real, quando o crédito do seu trabalho é compensado na sua conta corrente.

Pode acontecer (e já aconteceu) de você ligar para um cliente combinando o horário de pegar o cheque do pagamento do contrato no mesmo dia em que irá lá e ele dizer que está tudo certo e, quando você chega na empresa do cliente, ele simplesmente esqueceu de você e diz que fará o pagamento noutro dia. Sem falar nos clientes que se comprometem que irão fazer o pagamento em determinado dia e em cima da hora, falam que tiveram problemas com um cliente que ainda não pagou e que o seu pagamento deverá ficar para a próxima semana.



Tudo isto é muito comum e outros empreendedores concordarão comigo nesse aspecto, pois não há como qualquer empresa sobreviver sem manter um fluxo de entrada no caixa eficiente e contínuo para sustentar as suas operações.

INVISTA MAIS TEMPO NO FECHAMENTO DA VENDA E EM CONTRATOS
Pelo acima exposto, fica evidente que todo empreendedor, principalmente aquele que está iniciando, precisa investir mais tempo na elaboração de um bom plano de fechamento de vendas, com assinatura de contrato, venda com cheques, emissão de boletos, etc.

As empresas de marketing multinível investem quase todo o seu potencial em fechar vendas e estabelecem processos que envolvem técnicas de persuasão para fazer com que seus clientes se comprometam com os pagamentos evitando falhas de recebimento inerente aos novos negócios. Elas conseguem atingir uma margem de sucesso bastante formidável e investir neste tipo de técnica para realmente fechar vendas pode fazer total diferença na hora do fechamento do caixa no final do mês da sua empresa.

AVALIE SEU CLIENTE DESDE A PROSPECÇÃO
Na Noxion, procuramos avaliar nossos clientes desde que começamos a prospecção com o propósito de não perdermos tempo em uma venda que pode não dar resultados positivos. Avaliamos se o cliente entendeu a nossa mensagem, se ele tem capacidade de investimento para o projeto e também se ele compreende perfeitamente o que nossa empresa pode agregar ao negócio dele antes de sairmos do escritório para fazermos qualquer apresentação.

Além disso, também avaliamos perfis pessoais do cliente com base nas nossas experiências anteriores com o propósito de evidenciar se um determinado cliente promete ser um bom cliente para nós. Questões como ética, honestidade, franqueza e valorização pessoal fazem parte dos nossos quesitos de avaliação e na maioria das vezes comprovam nossas teorias de relações pessoais.

Consolidando técnicas de avaliação do cliente e de fechamento de vendas, conseguimos melhorar o nosso desempenho financeiro e, muito mais que isso, associar a nossa imagem a bons clientes. Não conte com o ovo dentro do galo nunca! Lembre-se disso e o caixa da sua empresa agradecerá.