Não se torne empresário. A menos que…



Não que seja difícil ou trabalhoso. Acredito que qualquer posição seja difícil e trabalhosa, desde que a pessoa que a ocupa acredita nisso. Recebo muitas desculpas por e-mail de pessoas que querem se tornar empresários e não conseguem. É aquela velha ladainha de sempre. Dizem que a carga tributária do nosso país é muito grande e que faltam bons profissionais no mercado. Dizem também que lhes falta tempo para produzir mais e que é difícil conseguir investimento quando se é muito pequeno. E, é claro, sempre completam suas reclamações, colocando a culpa dos seus problemas na falta de apoio da família. Felizmente, caro amigo e amiga, as coisas são assim mesmo. Logo, não se torne empresário. A menos que…

A MENOS QUE VOCÊ QUEIRA ASSUMIR RESPONSABILIDADE TOTAL PELA SUA VIDA

Todas as suas decisões, palavras e atos serão medidos a partir do momento em que você disser para si mesmo que deseja ser empresário. Más decisões poderão deixá-lo sem dinheiro, assim como poderão falir a empresa que acabou de abrir. Palavras mal ditas serão levadas a sério pelo melhor membro da sua equipe e o fará pedir as contas. A assinatura de um contrato, que não foi lido corretamente, colocará em risco seus bens pessoais. Portanto, não se torne empresário a menos que esteja disposto a assumir total responsabilidade por tudo o que faz, fala e pensa.



A MENOS QUE VOCÊ QUEIRA PAGAR CORRETAMENTE TODOS OS IMPOSTOS DEVIDOS

Vivemos no Brasil e a realidade é que a carga tributária ainda é uma das mais altas do mundo. Se você quer ser empresário no Brasil, paciência. Assuma a responsabilidade disto e pague todos os impostos devidos pela sua empresa. A única maneira que você tem para mudar isso é escolher melhores políticos, para te representar e se envolver um pouco mais com política. Se você não pagar os impostos, não é empresário, é ladrão. Portanto, não se torne empresário a menos que esteja disposto a pagar todos eles.

A MENOS QUE VOCÊ ENTENDA QUE PRECISA ATRAIR PROFISSIONAIS
Não faltam profissionais bons. Os bons profissionais é que estão trabalhando em outras empresas que não a sua. Entenda que, como empresário, você precisa criar um ambiente na sua empresa que atraia bons profissionais para ela. Publicar uma vaga é importante para que esses profissionais saibam que você está precisando de alguém. Porém, no mundo atual, permitir que a sua empresa seja seguida pelas redes sociais, é deixar que esses profissionais encontrem mais facilmente as vagas da empresa. E eles só farão isso se acharem o que a sua empresa faz, relevante para a vida deles. Portanto, não se torne empresário a menos que esteja disposto a criar um ambiente favorável dentro da sua companhia, para atrair os melhores profissionais para o seu negócio.

A MENOS QUE VOCÊ ESTEJA DISPOSTO A GERENCIAR MELHOR SEUS PROBLEMAS (e seu tempo)
Todos os seres humanos recebem 24 horas todos os dias para trabalhar. Se um profissional não consegue construir uma empresa com essas 24 horas que recebe, é porque não sabe gerenciar seus problemas. Logo, se você não sabe o que fazer com o seu tempo, procure ajuda. Leia livros, procure na internet, assista vídeos, etc. No mundo atual, com tanta informação sendo difundida na rede, dizer que não consegue encontrar as soluções para os seus problemas é uma das maiores desculpas que se pode dizer. Portanto, não se torne empresário a menos que esteja disposto a assumir o controle dos seus problemas e do seu tempo, de uma vez por todas.

A MENOS QUE VOCÊ ESTEJA DISPOSTO A LEVANTAR A SUA EMPRESA COM AS SUAS PRÓPRIAS COSTAS
Esqueça essa coisa de investimento. Nada melhor do que levantar a sua empresa do nada e deixar ela toda organizada, para depois pedir um investimento. Isso dará segurança não só para os investidores, como também para você. Utilize a sua criatividade para pensar em maneiras novas e mais baratas, de fazer aquilo que a sua empresa já faz. Esqueça o problema do dinheiro. Se você quer escolher um culpado para os seus problemas, basta se olhar no espelho. Ele estará lá te encarando todos os dias. Logo, não se torne empresário a menos que esteja disposto a assumir os riscos da sua empresa, do seu próprio bolso sem pestanejar.

A MENOS QUE VOCÊ ESTEJA DISPOSTO A SER VOCÊ, O ALICERCE DA SUA FAMÍLIA
Se você parar para pensar por um momento, tudo o que você acaba querendo no fundo das suas ações é aprovação dos outros. Quando os membros da sua família lhes dão as costas, você se coloca na posição de coitado, quase pedindo pelo amor dos deuses pela aprovação deles. Esqueça isso de uma vez por todas. Como empresário você deve aprender a gerenciar esse tipo de sentimento, pois tanto a sua família, como os membros da sua empresa, precisam sentir segurança em você. Logo, não se torne empresário a menos que esteja disposto a deixar a vontade de ser reconhecido de lado, para fazer o que precisa ser feito para a sua família e para o seu negócio. Independente do que eles pensem de você.



Em suma, não se torne empresário. Sério. Esqueça essa ideia. Continue ocupando uma posição no mundo que não é sua, apesar de sentir que deveria abrir a sua própria empresa e gerar muitos empregos. Esqueça isso, a menos que você realmente queira realizar-se como pessoa.



21 Comentários

  1. Adorei o se você não paga seus impostos não é empresário, é ladrão. Bem isso mesmo. Me tornarei empresária sim, estou fundamentando tudo agora, obrigada pelo texto!

  2. Nos engamos achando que ser empresario teremos mais tempo, mas se não gerenciarmos bem o nosso tempo, ficaremos mais ocupados do que quando empregados.

  3. Ótimo texto, abri minha empresa a 3 meses e precisava ler isto, tenho que continuar assumindo o comando da minha vida, nada de Ego,ou esperar ter dinheiro sobrando ou reconhecimento, vamos trabalhar, Obrigada!

    • Andréia » Primeiro abrimos a empresa. Depois fazê-los ela render o suficiente para nos pagar um salário "mínimo" que precisemos. Aí fazemos ela dar lucro e pagar um salário melhor para nós. Logo depois fazemos ela crescer. Depois andar sozinha e sairmos do negócio. Para começar tudo de novo em outro empreendimento. O trabalho nunca termina se quisermos! 🙂

  4. Excelente texto, tratamento de choque na minha opinião. No meu ponto de vista, quem sonega impostos é ladrão. Para lutarmos contra a excessiva carga tributária no Brasil temos que trocar os maus políticos, execrá-los dos cargos públicos. Esses são os verdadeiros "inimigos da sociedade" seja, empresarial ou qualquer outra.

    • Ricardo Klink Postali » Realmente os impostos são terríveis no Brasil e acrescento: a burocracia é demais. Tudo tem que ser assinado duas vezes, autenticado e reconhecido para "quem sabe" valer de alguma coisa. Qualquer alteração na sua empresa tem que passar por pelo menos 5 fiscais e a oferta por propina ainda é grande. Minha empresa demorou 10 meses para mudar de endereço porque não pagamos cafezinho para ninguém. Mais que mudar os políticos é cada um se transformar e não aceitar mais esse tipo de comportamento de quem esteja perto de si.

  5. Nossa, muito boa essa matéria, vc ja teve ter passado por todas as etapas, pq descreve td de uma forma real…. muito obrigada mesmo…………

Comentários não permitidos.