O Conceito e a Importância do Naming Nas Empresas



o conceito e a importância do naming

Entender o conceito e a importância do naming para as empresas consiste numa questão fundamental para aumentar a produtividade e gerar melhores resultados em todas as áreas. Para entender no que consiste o naming e como ele pode ajudar sua empresa, confira nosso artigo.

Qual o conceito e a importância do naming para as empresas?

O conceito e a importância do naming começam por entender a tradução dessa palavra, que corresponde a nomeação. Dessa maneira, o naming é classificado como um processo pertencente às áreas de marketing e design. O foco dessa nomeação é criar um nome para uma marca, empresa, produto ou serviço que tenha como principal referência a adoção de um método específico, o que confere maior força ao nome e destaque no mercado no qual a empresa irá atuar.

Quais são os tipos de naming



Para compreender ainda mais sobre o conceito e a importância do naming, vejamos quais são os tipos dessa nomeação:

Fictício

O naming fictício consiste em um nome que é escolhido a partir de uma ideia totalmente original, com variadas ou nenhuma origem específica. As vantagens oferecidas por esse tipo de nomeação são:

  • Permite que outras estratégias de marketing sejam favorecidas, já que esse tipo de naming não apresenta uma associação óbvia;
  • Define um nome único que é acompanhado de um conceito altamente diferenciado;
  • Proporciona maior facilidade quanto ao registro da marca e elaboração/localização do site.

Vejamos um exemplo:

Sorvete Häagen-Dazs. Ainda que esta marca não apresente um significado específico, ela foi idealizada com a intenção de remeter ao dinamarquês, o que confere um nome sofisticado a essa marca de sorvete.

Composto

O naming composto acontece quando o nome é definido a partir de 2 palavras combinadas com o intuito de gerar uma nova, o que facilita a grafia, memorização e pronúncia. Entre as vantagens, destacam-se:

  • Facilidade de registro;
  • Maior criatividade e diferenciação do nome;
  • Favorece a identificação por parte do público.

Vejamos um exemplo:



Bebida Gatorade. Essa marca tem suas origens na combinação das palavras gators + aid, que corresponde a “ajuda aos gators”, já que essa bebida foi elaborada para atender aos jogadores do Flórida Gators, nos Estados Unidos.

Palavras reais

O conceito e a importância do naming nesse sentido referem-se às palavras comuns que geralmente estão coerentes com o conceito da marca e valor apresentado. As vantagens desse tipo de nomeação são:

  • As associações do nome são claras e conhecidas, o que contribui para aplicação das estratégias de marketing;
  • De forma geral, o nome é fácil de ser memorizado e bem aceito.

Vejamos um exemplo:

Site Google. Este nome tem suas origens em Googolplex, que consiste em um dos maiores números já conhecidos. Obs.: a nomeação Google realizou ajustes na grafia.

Nomes reais

O conceito e a importância do naming que trabalham com nomes reais é originado nos nomes de pessoas ou lugares. As vantagens apresentadas são:

  • Aspecto de sofisticação conferido ao nome;
  • Conferir um tom célebre ao nome.

Vejamos exemplos:

  • Nestlé. Marca criada por Henri Nestlé, em 1866.
  • Marca criada por William Colgate, em 1804.

Vantagens sobre o conceito e a importância do naming para as empresas?

o conceito e a importância do naming

Depois de ver sobre o conceito e a importância do naming, fique por dentro das vantagens de adotar determinadas estratégias para a nomeação de marcas, empresas, produtos e serviços:



Liderança de mercado

Empresas que utilizam o conceito e a importância do naming têm maiores probabilidades de liderar o mercado em que atuam em virtude da força da marca e maior afinidade dos clientes com relação ao nome adotado.

Melhor posicionamento

O conceito e a importância do naming proporcionam melhor posicionamento para a marca, fazendo com que ela se torne conhecida por um grande número de pessoas e em diversos locais do país e do mundo.

Aceitação dos clientes

Uma marca bem elaborada gera aceitação por parte dos clientes, o que torna as estratégias de marketing mais fáceis de serem aplicadas.

Maior percepção de valor

O naming faz com que os clientes tenham uma maior percepção de valor quanto a uma marca, produto ou serviço. Esse fator é essencial para que a empresa obtenha bons resultados financeiros e uma presença forte no mercado.

Após compreender o conceito e a importância do naming, confira nossos demais conteúdos sobre estratégias de marketing nas empresas.

Imagens: dbriefing.com.br / revistapegn.globo.com