O Que é Upsell Marketing e Como Fazer Nas Empresas



o que é upsell marketing e como fazer

Entender o que é upsell marketing e como fazer é essencial para os gestores que almejam melhores resultados financeiros para a empresa e valorização da marca por parte dos consumidores. Para saber detalhes de como o upsell marketing pode ajudar sua empresa, confira nosso artigo.

O que é upsell marketing e como fazer na sua empresa

Para memorizar o que é upsell marketing e como fazer, basta ter em mente a seguinte frase:



Upsell marketing é oferecer ao cliente um produto ou serviço melhor (e geralmente mais caro) que aquele pelo qual ele se interessou inicialmente.

Dessa forma, tanto a empresa quanto o cliente saem ganhando a partir de uma solução que traz maior valor.

Exemplo de upsell:

Suponhamos que você esteja no supermercado e deseja comprar uma latinha de refrigerante. O preço da latinha é 3 reais. No entanto, quase ao lado das latinhas, você nota uma garrafa com 1 litro do mesmo refrigerante por 5 reais.

Essa prática de oferecer uma solução mais vantajosa ao cliente e estimular a compra de um item mais caro é a técnica de upsell.

Como aplicar o upsell marketing?

Depois de saber o que é upsell marketing e como fazer, vamos ver como as empresas podem aplicar essa técnica, fidelizar os clientes e obter melhores resultados financeiros.



Conhecer o público-alvo

Para que as empresas apliquem soluções melhores aos seus clientes e que sejam mais vantajosas financeiramente o primeiro passo é conhecer bem o público-alvo, ou seja, aquelas pessoas que apresentam o perfil de cliente que mais consome seus produtos/serviços.

Analisar os produtos ou serviços

Além de conhecer o público-alvo, é essencial analisar com detalhes os produtos ou serviços que sua empresa oferece e pensar em melhorias ou estratégias que podem ser adotadas para gerar valor ou mudar a forma de oferecê-los aos clientes.

Identificar novas necessidades dos clientes

Entender o que é upsell marketing e como fazer requer pensar à frente dos concorrentes e buscar identificar necessidades ainda não atendidas dos clientes. Uma dica aqui é pesquisar empresas de outras cidades brasileiras que já oferecem algo diferenciado no mesmo mercado que você atua ou até mesmo pesquisar empresas de outros países.

Empresas norte-americanas e europeias são as mais indicadas para buscar maneiras de inovar na maneira de oferecer seus produtos ou serviços.

Exercitar a empatia

Para compreender o que seus clientes mais desejam, tente exercitar a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro e perceber exatamente aquilo que as pessoas necessitam com relação ao seu produto ou serviço.

Vantagens do upsell marketing

O que é upsell marketing e como fazer

Além de saber o que é upsell marketing e como fazer para aplicar essa técnica, vejamos as vantagens proporcionadas por ela.

Menor custo por venda

Ao trabalhar com vendas de produtos e serviços com valor maior, a empresa reduz os custos por venda unitária, o que permite um aumento significativo da margem de lucro.



Aumento do giro nas vendas

Outra vantagem sobre o que é upsell marketing e como fazer é o aumento do giro das vendas, o que evita despesas excessivas com estoques e até mesmo perda de mercadorias. Esse fluxo favorável das vendas também beneficia o fluxo de caixa, fazendo com que a empresa mantenha um bom capital de giro e não necessite recorrer a empréstimos para custear as operações.

Fidelização de clientes

A técnica de upsell faz com que os clientes se tornem mais fiéis à empresa, o que possibilita uma estabilidade no faturamento mensal e anual. Isso permite que a empresa possa fazer um bom planejamento financeiro e até mesmo investir na ampliação do negócio.

Fortalecimento da marca

Empresas que dominam o que é upsell marketing e como fazer para aplicar as técnicas geralmente estão entre as marcas mais fortes do mercado e muitas vezes estão numa posição de liderança.

Livros sobre upsell marketing

Para pesquisar de maneira mais profunda o que é upsell marketing e como fazer para usar essas técnicas a favor da sua empresa, confira essas dicas de livros:

  • Experiência Inesquecível Para o Cliente – Estratégias Para Revolucionar o Atendimento (Ken Blanchard)
  • O Jeito Disney de Encantar os Clientes (vários autores).

Depois de saber detalhes sobre o que é upsell marketing e como fazer, veja nossos demais conteúdos sobre marketing e administração nas empresas.

Imagens: mediabistro.com / fia.com.br