O segredo para o sucesso em qualquer negócio



Muitas pessoas passam a vida inteira correndo atrás do sucesso sem conseguir alcançá-lo. Talvez tenham errado em demasiado e sentindo-se culpadas pelos erros cometidos temem tentar de novo. Ou então baseiam-se nas histórias de outras pessoas sem sucesso para não se mover. Equivocam-se em não perceber que em todas as profissões existem aqueles que têm sucesso e aqueles que estão no lugar errado.

De nada adianta sairmos pelas ruas procurando os nichos de mercado corretos se ao o encontrarmos, vemos que não temos a menor conexão com ele. Uma prova disso é a atual blogosfera. O blogueiro que procura um nicho de mercado mais atrativo para a maioria das pessoas e menos atrativo para si, fecha as portas do seu blog em no mínimo três meses por não ter conteúdo suficiente para prover aos leitores do blog. “Sua praia é outra”, como bem traduz o ditado.



DEFINA COMO VOCÊ DESEJA VIVER A SUA VIDA?
É muito importante ter consciência de quem se é e do que quer para si, pois atualmente somos melhor beneficiados pela maneira como vivemos a nossa vida e não mais pela maneira que “levamos” a nossa vida. Andar nos trilhos sob o comando do medo que rege a nossa sociedade já não é mais o propósito. Voltando ao exemplo da blogosfera, o propósito é servir às outras pessoas com aquilo que somente você sabe sobre quem você é e o que acredita. Como você deseja viver a sua vida é o que definirá se você teve ou não sucesso e não a quantia de dinheiro ou a fama que você tem.

Sucesso é o estado de espírito resultante da consciência que você tem de haver se empenhado para ser o melhor que é capaz de ser. – John R. Wooden

O QUE É O SUCESSO?
Você só terá sucesso naquilo que você é capaz de ser e não naquilo que você não tem capacidade, pois sucesso está intrinsecamente ligado à realização pessoal e, quando eu falo de realização pessoal não estou separando o profissional do pessoal, estou dizendo que o mesmo indivíduo que levanta todas as manhãs para bater ponto no trabalho na hora que determinam é a mesmo que brinca com as crianças no final de semana e se diverte em montar carrinhos de madeira ou enfeitar a casa de bonecas. Sucesso é um estado de espírito e não um ponto final.

QUAL O SEGREDO ENTÃO?
O segredo é examinar constantemente as suas habilidades e as suas debilidades, pois nós somos seres completos que passamos toda a nossa vida tentando nos afastar das nossas debilidades focando mais nelas que nas nossas habilidades, ao invés de integrar as debilidades com as habilidades e construir algo novo que só você sabe. Lembre-se que todos esses nomes que damos para cada uma das profissões existentes no mundo hoje foram criadas no passado por seres humanos iguais a mim e a você, portanto você pode estar na profissão errada, por mais que ache que é a certa, uma vez que só você sabe fazer “algo a mais” que eu não sei. E este “algo a mais” não vem com a descrição de cargos e salários.

JOGUE TODOS OS SEUS RÓTULOS FORA E CRIE O SUCESSO!
Esqueça de uma vez por todas as profissões que existem e defina como você gostaria de viver a sua vida diariamente. Imagine como você poderia servir aos outros. Proclame a paz dentro de você entendendo que você é uma pessoa completa e não um indivíduo rotulado tentando consertar os seus erros e servir aos outros naquilo que você, definitivamente, não faz bem.

Eu não tenho intenção nenhuma de tornar esse texto uma referência de auto-ajuda, mas se você está em uma atividade hoje que não tem sucesso, não é porque ganha pouco e sim porque ainda não encontrou uma maneira de tornar a sua atividade uma atividade mais saudável para si, ou ainda, não descobriu que esta não é a sua atividade profissional predileta.

Eu bato nessa tecla porque a vida profissional não pode ser separada da profissional e o segredo do sucesso é ter a consciência de que está fazendo o melhor que é capaz de ser naquilo em que é capaz. Lembre-se: capaz.





55 Comentários


  1. Você alguma vez se perguntou por que
    Faz sempre aquelas mesmas coisas sem gostar?
    Mas você faz sem saber porque você faz!
    E a vida é curta, por que deixar que o mundo
    Lhe acorrente os pés?
    Fingir que é normal estar insatisfeito
    Será direito, o que você faz com você?
    Por que voce faz isso por quê?
    Detesta o patrão no emprego
    Sem ver que o patrão sempre esteve em você
    E dorme com a esposa por quem ja não sente amor
    Será que é medo?
    Por que você faz isso com você?
    Por que você não para um pouco de fingir?
    E rasga esse uniforme que voce não quer…
    Mas voce não quer, prefere dormir e não ver
    Por que você faz isso? Por quê?
    Detesta o patrão no emprego
    Sem ver que o patrão sempre esteve em você.
    E dorme com a esposa por quem ja não sente amor
    Sera que é medo?
    Por que você faz isso com você?
    Por que, cara?
    Mas você não quer, prefere dormir e não ver
    Por que voce faz isso? Por quê?
    Será que é medo?
    Por que você faz isso com você?
    Você faz isso com você?

    Raul Seixas

  2. a gratidão esta em qualquer criterio por isso seja grato por tudo
    para ter sucesso pesa a deus conhecimento i vc sera o cara mais felizzzz
    e sonhe o sonho e o congustivel da vida muito obrigado pelo blg

  3. AMIGOS POSSO DIZER QUE SUCESSO E ALMEJAR TRABALHAR COM AMOR NAQUILO QUE TEM

    PAIXAO E O CONBUSTIVEL

    AMOR E CONCRETIZAR INDEPENDENTE DO TEMPO

    REALIZAÇAO E FRUTO DO SEU TRABALHO

    DEFINI-SE TUDO

    VIVER A VIDA E TER GRATIDAO.

    ESSE E O MAIOR SUCESSO

  4. Adorei o que você escreveu cara.

    Olha, eu tenho 19 anos, trabalho em um lugar a mais de 1 ano, e no mesmo ramo a 2.

    No meu caso eu trabalho em uma imobiliária, fazendo financiamentos.

    Bom, de uns 6 meses para cá, eu venho me perguntando porquê não tenho mais satisfação em meu emprego;Pensei que fosse o dinheiro, mas na realidade meu chefe aumentou meu salário, mas continuo com problemas de aceitação.Comecei a notar que eu não vejo sentido no que faço. Eu me preocupo com coisas no meu trabalho, que para mim parecem ser completamente fúteis e existe uma ambição gigantesca por dinheiro.

    Eu estou me sentindo deprimido a muitos mêses já, e na realidade hoje dei um basta nisso!

    Decidi pedir para ser mandado embora! Foi terrível, pois meu chefe não imaginava isso, ficou furioso, achou que eu era muleque e tudo mais;Fiquei um pouco pensativo…mas por outro lado estou me sentindo bem, pois agora posso me dedicar a arte! Sempre gostei muito de música, arte cênica, sempre sonhei com coisas que me faziam bem, criativas que me dava prazer;eu gostaria de pedir a opinião de vocês: é certo agir dessa forma quando você percebe que não está no lugar certo?

    E se a arte não for um bom caminho para mim?

    E se as pessoas me criticarem como irresponsável?

    Na realidade eu desejo muito trilhar este caminho por mais difícil que pareça ser, eu posso notar agora que a vida é única, e talvez eu tenha agido de maneira certa…

    desculpe o texto gigantesco é que eu precisava desabafar…

  5. Alessandro,

    excelente seu e-mail, excelente a sua decisão.

    Dê uma lida no meu texto de ontem que se enquadra exatamente no que disse que aconteceu contigo:

    Por quê nos sentimos insatisfeitos quando não agimos de acordo com os nossos talentos?

    A sua decisão foi própria de quem estava preso por barragens sem deixar o fluxo do rio seguir adiante.

    E se a arte não for um bom caminho para você?

    Você irá descobrir pela experiência, mas só sustente uma posição se o seu coração pedir para sustentá-la.

    E se as pessoas me criticarem como irresponsável?

    Talvez a noção de irresponsável do mundo onde prevalece o status quo seja outro. Você está assumindo total responsabilidade pela sua própria vida e é garantido, se seguir o seu coração, você estará bem.

    Sucesso e estamos por aqui.

    • Bom dia,

      Sei que não é o lugar certo, mas eu preciso desabafar…

      Estou em uma empresa a um ano, sou auxiliar administrativo. Quando entrei aqui me passaram que o meu trabalho era simplismente atender e transferir ligações, hoje eu faço bem mais que isso, a alguns meses apareceu uma outra oportunidade de trabalho, então falei com meu chefe sobre um aumento pra que eu continuasse na empresa e então ele me deu e disse que tinha planos para mim e tal, já faz um tempo isso meu salario não é suficiente, então falei com o contador aqui da empresa e ele simplismente riu da minha cara, eu faço muito mais do que o combinado quando entrei, adoro meu trabalho e o que eu faço. Mas preciso ganhar mais… desculpa é que não gosto de encomodar as pessoas que estão ao meu redor com meus problemas e quem esta de fora tem uma visão mais correta.

      Será que devo sair daqui e procurar outra coisa?? ou será que devo pedir um aumento diretamente com meu chefe…Preciso de uma luz!

      • Gisele,

        Pedir um aumento resolveu da primeira vez?

        Você acredita que resolverá da segunda?

        Se você ganhasse três vezes mais do que ganha estaria satisfeita fazendo o que você faz?

        O seu atual emprego é o lugar onde sonha estar desde criança?

  6. Alessandro,

    Parabéns pela tua atitude, a vida nos foi dada para sermos feliz, devemos sempre ir em busca do que nos faz bem.

    Gerenciamos elenco (modelo,manequim, atores, figurantes e todos que tem algum talento para mostrar)acredito que poderá ser uma oportunidade para mostrar seu talento, entre em contato

    " Vizualize o sucesso e faça acontecer"

    (41)33233722 Curitiba – Paraná

  7. Boa noite!

    Tenho 37 anos, trabalho como reporter cinematografico a 24 anos e diretor de fotografia a 15 anos, sou bem aceito no mercado de produtoras de vídeo e na área televisiva, mas a questão é que quero ser ainda mais reconhecido, quero o auge do sucesso profissional….o mais importante já tenho que é o amor pelo meu trabalho!

    Agora quem pode me ajudar abrir a mente e saber exatamente o que eu preciso para subir os degraus para um sucesso maior?!

    Obrigado

  8. Isso é treta. Para ter sucesso é preciso você ter a vontade para nunca desistir. Cair e levantar logo para ultrapassar quem te empurrou. É simples… basta você ter uma mente forte e acreditar que após a desilusão, se você der o seu máximo, irá ser o melhor.

  9. Comecei o curso hoje pela manhã e já comecei gostando. Só a introdução já valeu 02 MC burgers! Muito obrigado por seu trabalho!

  10. Já comecei minha lista, o Paulo Fernandes tem razão quanto aos 2 MC Burgers, que somente iriam engordar nossa pança!

  11. Muito bom! Vamos que vamos. Eu tenho um perfil de investidor, porém acho um crescimento limitado para quem investe pouco e quer viver de juros, por isso penso em empreender, mas ainda não sei em quê. Espero que no andamento dessa viagem eu encontre algo que me faça chegar ao destino.

  12. Um dos problemas que tambem impede o nosso crescimento, ou que nos atrapalha durante a viagem, é não saber
    qual o destino. Já passei por isso e hoje estou mais centrado no que quero.
    Espero poder aprender muito mais aqui com vcs. Abraço

  13. Olá, Marcos! Já venho acompanhando seu trabalho faz uns meses. Parabéns! Há alguma opção de baixar o conteúdo do livro para ler offline no celular/tablet ou só posso acessar quando estiver online?

    • Olá Walber, fiz a opção de deixar o livro online porque dessa forma vocês podem comentar e eu posso atualizar o conteúdo sempre que necessário. No entanto, você consegue acessá-lo online do celular.

  14. Marcos, boa noite!
    Conheci seu trabalho através do Seiiti Arata (fiz o curso Produtividade Ninja).
    Muito interessante aquela colocação de “correr atrás do próprio rabo”!, pois é exatamente isso que venho fazendo há anos.
    Sempre tive o espírito empreendedor e sempre culpei a falta de $$$ pelos meus insucessos. Há também, as “máfias”, os “esquemas” e um monte de outras desculpas. Mas, sempre volto à estaca Zero! Por isso, o nome deste projeto veio bem a calhar: vou recomeçar do Zero – e, desta vez, será “para o infinito e além!!”, como dizia o grande viajante estelar Buzz Lightyear (Toy Story) – rsrss…

  15. Estou muito feliz em estar aqui. Me livrei do sentimento e atitudes de procrastinação que me impedia de tomar o primeiro passo rumo ao empreendedorismo. Muito obrigado Marcos!

  16. Parabéns pela iniciativa Marcos! Sou de Santos, mas já morei em Minas e atualmente estou em Ribeirão Preto. Desde 2008 venho atraindo trabalhos mais flexíveis devido a uma mudança interna, que envolve a eliminação de pensamentos auto-sabotadores, crenças limitantes, a elaboração de planejamentos, atitudes positivas e perseverantes, além de foco. Sou formada em Administração de Empresas, com MBA em Marketing e Pós Graduada em Orientação Social e Institucional Parapsicológica, curso que fiz em Curitiba e isso me ajudou muito emocionalmente, principalmente a compreender como funciona a nossa engrenagem mental. Já que utilizamos apenas de 5 a 10% da nossa capacidade e o restante se encontra em nosso subconsciente, que age automaticamente depois de programado. Isso explica muitas coisas, entre elas, porque trabalhamos muito, mas nem sempre recebemos aquilo que realmente merecemos, mas será que acreditamos merecer? Bom, em 2012 abri um MEI, mas essa empresa está em stand by devido a um projeto paralelo que venho me dedicando, mas que está chegando ao fim. Por isso, espero que o Negócio do Zero seja o início de um novo caminho e o recomeço de uma nova era. Grande abraço!

  17. Olá a todos, estou iniciando agora meu próprio negócio, já estava acompanhando vários empreendedores do exterior (podcast principalmente) e fazendo um curso americano, porém estava sentindo falta de estar mais próximo do Brasil, para poder entender como as coisas funcionam AQUI. Sou desenvolvedor de software e pretendo criar um sistema via web, com pagamento mensal.

  18. Olá Pessoal, deixei recentemente o intra empreendedorismo para empreender por conta própria, porém tenho me deparado com muitas dúvidas e incertezas nesta caminho!

  19. Oi Marcos. Estou me unindo a vcs na intenção de desmistificar minha crença limitadora de que “não sou muito boa com esse negócio de investimento” e me tornar uma pessoa mais empreendedora. Para melhor me situar nas formas disponíveis de comunicação, gostaria de saber se todas as questões que eu venha a ter somente podem ser colocadas aqui, nos comentários.

    • Olá Angie, seja bem-vinda! Você pode colocar tudo aqui, mas se quiser colocar algo mais particular, considere utilizar o espaço para comentários no Seu Perfil onde somente eu e você temos acesso. Vamos em frente!

  20. Bom dia!!! Depois de um longo período procrastinação, decidi que não quero mais trabalhar em uma atividade que não me dá nenhum prazer. Percebi que se continuasse insistindo nisso iria enlouquecer. Como não quero parar em um hospício (rsrsrs), resolvi mudar o rumo da minha vida em direção a realização de uma atividade que eu realmente tenha paixão em fazer. Por isto estou aqui!!!!

  21. Olá mundo, 🙂
    Estou na segunda juventude e com a vida estabilizada financeiramente, mas sempre quis ter um negócio começando do zero. Temos que quebrar os paradigmas que nos impõe e investir em nós mesmos em qualquer época, espero colaborar com a comunidade.
    abs

  22. Vibe positiva e mãos a obra, tenho certeza que esse curso será um divisor de águas para muitos de nós por aqui!

Comentários não permitidos.