Os 5 melhores vídeos e filmes de janeiro que todo empreendedor deveria assistir



Hoje é a última sexta-feira do mês e por conta disso, resolvi reunir os melhores vídeos sobre empreendedorismo que assisti neste mês em um mesmo lugar. São vídeos que motivam, batem na cara, tiram a gente do chão e dão aquela força extra para quem está terminando janeiro com o “tanque na reserva”.

5. Não desista nunca: a história da Embraer por Ozires Silva
Esse vídeo foi publicado em 2012 pela Endeavor no seu canal do YouTube, mas eu assisti naquele mês e também agora, em janeiro de 2013, porque ele traz uma lição muito especial. Ozires Silva afirma, categoricamente, por meio do próprio exemplo que aquela meta que criamos na mente e dormimos com ela é alcançada desde que nos movamos na sua direção. Decidir voar já é uma aventura e decidir ser o maior da aviação é uma aventura maior ainda.



4. Porque formalizar uma empresa
Trocando em miúdos, nós, brasileiros, costumamos dizer “informal” para algo “ilegal”. É isto. Ponto. Esta é a lição que este vídeo nos deixa de uma forma bem simples e prática. Fábio Barbosa, da Abril, conceitua os motivos pelos quais nós, empreendedores, devemos sempre agir de forma correta saindo da “ilegalidade” fechando lindamente seu discurso com uma frase de Ralph Waldo Emerson.

3. Quem se importa (o filme)
Compre, empreste e dê de presente este maravilhoso filme que dá um, dois, três tapas na cara dos empreendedores que fazem mais do mesmo o tempo todo e que não acreditam no seu poder pessoal. Neste filme, que reúne uma série de empreendedores sociais que levantaram a bunda da cadeira e fizeram aquilo que tinham que fazer: foram empreendedores e mudaram a realidade à sua volta sem governo, politicagem, nada. Foram lá e fizeram.

2. Ensinar a todas crianças sobre comida
Empreender é mudar, é plantar uma nova ideia é fazer, é debater, é instigar. Compartilhando histórias comoventes de seu projeto anti-obesidade o ganhador do Prêmio TED, Jamie Oliver argumenta sobre a necessidade de um ataque maciço contra nossa ignorância em relação a comida. É pra ver, parar e refletir.



1. Happy
O que buscamos? O que todos nós buscamos? A felicidade, é claro? E como ela é? Qual é a fórmula? Quem nós devemos nos tornar para sermos felizes e plenos. Neste documentário brilhante, cientistas estudam a felicidade e nos mostram que ser feliz é algo tão simples que só não fazemos por nos distrairmos demais do nosso objetivo de sermos felizes. Assisti no Netflix Americano, mas deve ter em algum canto da internet além desse também. Vale muito à pena para quem está pensando no que fazer da sua vida.

Chegado o final de semana nada melhor do que colocar a mão na consciência e enxergar para onde está indo o seu negócio e a sua vida. Bom proveito!