Primeiros passos para o sucesso: tudo o que você precisa saber antes de abrir um negócio



Quer criar um negócio do zero, mas ainda não sabe como? Empreender exige, sobretudo, muita  determinação para enfrentar os desafios e muita reflexão aliada ao planejamento para saber aonde quer chegar e como chegar — sem cair na armadilha de empréstimos bancários!

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, 2.202.662 empresas foram constituídas em 2017 — havendo um alto número de MEIs (Microempreendedores Individuais).



Antes de colocar suas ideias em prática, é importante criar um plano de ação para conhecer a abertura do mercado para o seu produto ou serviço e conseguir se destacar em meio a tanta concorrência.

Quer saber o que você precisa antes de abrir um negócio? Então continue acompanhando!

Estabeleça objetivos e defina sua ideia de negócio

E se eu disser que um dos passos mais importantes antes de abrir uma empresa não tem a ver, necessariamente, com a empresa? “O quê?! Como assim?”

O primeiro passo tem a ver com você e com aquilo que você está disposto a arriscar para empreender. Tem a ver com a sua honestidade sobre seus objetivos e ideais. Se você não conhece o seu perfil e os seus objetivos, provavelmente não chegará a lugar nenhum por não saber aonde ir.

Trabalhe sobre as seguintes questões:

  • Você tem um perfil de empreendedor?
  • O quanto está disposto a arriscar?
  • Quais são seus objetivos e metas?
  • Será preciso ter um sócio?
  • Já definiu o capital social?
  • Escolheu o tipo de empresa?
  • Há um plano de ação montado?
  • Você busca satisfação financeira ou satisfação de um ideal?

Além disso, sua ideia de negócio já está definida? Isso é fundamental, por exemplo, para poder estudar rigorosamente o mercado e avaliar os riscos.



Conheça o mercado

É essencial também analisar a viabilidade da sua ideia de negócio: vender ventiladores ultramodernos em um ambiente constantemente frio não parece muito promissor, não é?

Responda às seguintes questões:

  • Você pretende montar uma loja física ou um e-commerce?
  • A empresa venderá produtos ou serviços?
  • O que ela tem para se destacar?
  • Qual é o seu público-alvo?
  • O que os clientes esperam?
  • Você vai vender localmente ou em várias regiões?
  • Quem são seus concorrentes? Quais os preços e a qualidade que oferecem?

Conhecer o mercado é fundamental para saber em qual terreno você estará pisando e criar estratégias para enfrentar os riscos.

Monte um plano de ação

Você considerou os custos do negócio, como o FGTS e o 13° dos funcionários? Conhece as cargas tributárias? Sabe a importância de separar a pessoa física da pessoa jurídica?

Após levantar as informações necessárias, definir o local para montar o negócio, pesquisar sobre o mercado, os clientes e a aceitação de seu produto ou serviço, é hora de montar um plano de ação, que consiste em execução e em divulgação — o famoso marketing.

Execução

A obtenção do CNPJ, a elaboração do contrato social e a formalização em geral marcam apenas o início de sua jornada em busca do sucesso. Antes de abrir um negócio é fundamental se informar sobre todos os pormenores que envolverão a sua empresa — o Sebrae disponibiliza um guia prático para a formalização de empresas que poderá ajudá-lo a sanar algumas dúvidas.

Marketing

Estratégias de marketing ajudarão o seu negócio a ser encontrado e reconhecido. Também poderão ajudar na ampliação do seu networking. Algumas ideias para começar se baseiam em criar conteúdos relevantes e de qualidade voltados às necessidades do seu público-alvo, divulgar esses conteúdos em seu site ou blog e também em marcar presença nas redes sociais.

Invista em ser visto e facilmente encontrado!



Obtenha um sistema de gestão empresarial

Para que tudo dê realmente certo é importante que os processos sejam otimizados desde o início da empreitada. Um bom sistema de gestão empresarial oferece, entre outros:

  • controle de vendas;
  • controle financeiro;
  • controle de estoque.

Com os dados precisos registrados, o gestor poderá acompanhar o andamento do negócio e construir estratégias a longo prazo, além de identificar erros que estão atrasando o crescimento da empresa e investir nos setores que não apresentam bons indicadores de desempenho.

Neste artigo elencamos apenas os primeiros passos para o sucesso. Pesquise mais sobre todas as áreas abordadas, leia mais sobre marketing de conteúdo e formalização de empresas e se informe sempre para poder trilhar o seu caminho com segurança! E lembre-se: saber falhar e se reerguer é uma das características de um bom empreendedor, ok?

Já está preparado para abrir um negócio? Quer ter acesso a um sistema eficiente que vai ajudar na gestão de sua empresa? Então adquira já um software de gestão empresarial online!

Autor: Daniel Belalian